O declínio dos Indiana Pacers de 2013-14 #2 | NBA

    CAPÍTULO 5: O COLAPSO

    A offseason de foi quando tudo começou a desmoronar. Os Pacers ofereceram a Lance um contrato avaliado em 44 milhões de dólares por cinco anos. Mas Stephenson não estava pronto para permanecer imediatamente em Indiana, pelo que decidiu recusar a oferta e testar outras equipas no mercado.

    No final, acabou por aceitar um contrato de dois anos e de 18 milhões de dólares dos Charlotte Hornets. Em Charlotte, Lance jogou apenas 61 jogos no total pela equipa, marcando mais de 20 pontos apenas uma vez durante toda a sua estadia antes de ser trocado para o Clippers por Spencer Hawes e Matt Barnes no verão de 2015.

    Já David West, um dos elementos mais subestimados desta histórica equipa dos Pacers, optou por receber apenas 11 milhões de dólares em 2015 para jogar pelos Spurs, na esperança de ganhar um título.

    Outra razão para o colapso desta equipa foi a drástica quebra de produção de Roy Hibbert. Em 2012-13, mesmo com a derrota diante dos eventuais campeões, o sistema defensivo dos Indiana Pacers passou a ser enaltecido como um dos mais fortes da liga e até mesmo da história, com Hibbert sendo apontado como a «âncora» dessa defesa.

    Duas vezes selecionado para a equipa do All-Star Game e  membro da All-Defensive Team de 2013, Hibbert parecia estar encaminhado para uma possível carreira digna do “Hall of Fame”. Mas quando as equipas da NBA começaram a transitar para um estilo de jogo mais focado nos lançamentos de média e longa distância, as melhores qualidades de Hibbert – o seu tamanho e comprimento – foram desvalorizados e o seu estilo de jogo lento foi rapidamente ofuscado pelos melhores e mais atléticos pivots que lhe sucederam.

    Após sair dos Pacers para os Los Angeles Lakers em 2015, Hibbert saltitou de lá para Charlotte, de Charlotte para Milwaukee e de Milwaukee para Denver, com médias de 5.5 pontos e míseros 4.3 ressaltos por jogo.

    Por fim, talvez o argumento mais utilizado para justificar a queda dramática de Indiana seja a horrível lesão de Paul George. A 1 de agosto de 2014, George, que se encontrava em preparação para o Mundial de Basquetebol, sofreu uma fratura catastrófica na perna direita (tíbia e fíbula) enquanto tentava marcar o companheiro de seleção, James Harden.

    Devido à gravidade da lesão, o extremo perdeu toda a temporada de 2014-15 e os Pacers terminaram a época com um recorde de 38-44, não se classificandopara os playoffs. “PG 13” ainda recuperou totalmente a tempo de integrar a equipa do All-Star Game de 2015 e de conduzir Indiana aos playoffs com um recorde de 45-37.

    Apesar do registo vitorioso, Larry Bird anunciou que o contrato do técnico Frank Vogel não seria renovado, citando a necessidade de “uma nova voz” para liderar os jogadores. No mesmo mês, o ex-treinador dso Seattle SuperSonics e Portland Trail Blazers, Nate McMillan, foi promovido para substituir Vogel.

    Os Pacers voltaram a classificar-se para os playoffs da NBA em 2016 com um recorde de 42-40, o que lhes rendeu a 7ª melhor campanha da Conferência Este. Porém, foram eliminados rapidamente por Lebron James e os futuro campeões, Cleveland Cavaliers, em quatro jogos.

    A 30 de junho de 2017, depois de anos sem conseguir voltar às finais de conferência, Paul George foi negociado com os Oklahoma City Thunder em troca de Victor Oladipo e Domantas Sabonis, um negócio que foi alvo de várias críticas por parte do mundo da NBA. Até 2020, os Pacers permaneceram como presença assídua nos playoffs, mas sem nunca conseguir ultrpassar a primeira eliminatória.

    Agora, em 2022, Indiana prepara-se para aquela que deverá ser a sua terceira temporada sem se classificar para a fase eliminar da NBA. O que poderia, e possivelmente deveria ter sido, o início de uma dinastia para os Pacers terminou antes mesmo de atingir todo o seu potencial.

    Foto de Capa: 

    Sabe Mais!

    Sabe mais sobre o nosso projeto e segue-nos no Whatsapp!

    Bola na Rede é um órgão de comunicação social de Desporto, vencedor do prémio CNID de 2023 para melhor jornal online do ano. Nasceu há mais de uma década, na Escola Superior de Comunicação Social. Desde então, procura ser uma referência na área do jornalismo desportivo e de dar a melhor informação e opinião sobre desporto nacional e internacional. Queremos também fazer cobertura de jogos e eventos desportivos em Portugal continental, Açores e Madeira.

    Podes saber tudo sobre a atualidade desportiva com os nossos artigos de Atualidade e não te esqueças de subscrever as notificações! Além destes conteúdos, avançámos também com introdução da área multimídia BOLA NA REDE TV, no Youtube, e de podcasts. Além destes diretos, temos também muita informação através das nossas redes sociais e outros tipos de conteúdo:

    • Entrevistas BnR - Entrevistas às mais variadas personalidades do Desporto.
    • Futebol - Artigos de opinião sobre Futebol.
    • Modalidades - Artigos de opinião sobre Modalidades.
    • Tribuna VIP - Artigos de opinião especializados escritos por treinadores de futebol e comentadores de desporto.

    Se quiseres saber mais sobre o projeto, dar uma sugestão ou até enviar a tua candidatura, envia-nos um e-mail para geral@bolanarede.pt. Desta forma, a bola está do teu lado e nós contamos contigo!

    Diogo Valente Vieira
    Diogo Valente Vieirahttp://www.bolanarede.pt
    Estudante na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, da Universidade Nova de Lisboa. Procura realizar um percurso profissional dedicado sobretudo ao desporto nacional e internacional, através do jornalismo. O seu objetivo principal é tornar o jornalismo desportivo em Portugal o mais imparcial e prático possível, apresentando ao mesmo tempo uma personalidade com a qual a audiência possa identificar-se. Tem como interesses de destaque o futebol, o basquetebol e o wrestling.

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Imprensa espanhola destaca João Neves: «Os 60 milhões de euros que o PSG pagou ao Benfica parecem uma prenda»

    O PSG venceu esta terça-feira o Arsenal por 1-0 na primeira mão das meias finais da Champions League. João Neves elogiado.

    Académico de Viseu | Um gigante adormecido 

    Os resultados são positivos e visíveis em muitos aspetos como a melhoria das infraestruturas, na comunicação e marketing do clube

    Barcelona aceita vender Ronald Araújo e há 3 interessados no defesa central

    O Barcelona está a considerar a possibilidade de vender Ronald Araújo no próximo mercado. Defesa tem interessados.

    Boas notícias para Ruben Amorim: Manchester United tem 2 regressos antes de enfrentar Athletic Club na Europa League

    O Manchester United vai enfrentar esta quinta-feira o Athletic Club na primeira mão das meias finais da Europa League. Há dois regressos.

    PUB

    Mais Artigos Populares

    Antigo internacional italiano sobre o AC Milan de Sérgio Conceição: «O que tem faltado este ano é a qualidade»

    Federico Balzaretti falou sobre a temporada do AC Milan de Sérgio Conceição. Antigo lateral-esquerdo aponta falta de continuidade.

    Boavista oferece viagem de autocarro aos adeptos para “final” na Primeira Liga contra o AVS SAD

    O Boavista já disponibilizou os bilhetes para o próximo jogo da Primeira Liga, uma autêntica final. Deslocação ao terreno do AVS SAD.

    Liverpool quer 44 milhões de euros por Darwin Núñez

    Darwin Núñez vai deixar o Liverpool no final da temporada. Reds querem receber pelo menos 44 milhões de euros pelo avançado.

    Rio Ferdinand concorda com Peter Crouch quanto ao avançado ideal do Manchester United: «Esqueçam a capacidade do Delap»

    Rio Ferdinand vê em Victor Osimhen a escolha ideal para o Manchester United. Antigo defesa deu o seu ponto de vista.

    José Gomes e Marco Rose são alternativas a Vítor Bruno para assumir o Al Ahly

    Vítor Bruno é um dos favoritos a assumir o comando técnico do Al Ahly. Marco Rose e José Gomes também estão na lista egípcia.

    Federação Inglesa retira cartão vermelho a Evanilson: Ex-FC Porto viu castigo contra Ruben Amorim

    Evanilson levou cartão vermelho no Bournemouth x Manchester United. Federação Inglesa do Futebol retirou castigo.

    Bayern Munique perto de fechar alvo do Benfica por 20 milhões de euros

    O Bayern Munique está muito perto de fechar a contratação de Felipe Loyola. Médio do Independiente em destaque no mercado.

    Equipa de arbitragem do Estoril Praia x Benfica com mudança de última hora

    Vanessa Gomes foi integrada na equipa de arbitragem do Estoril Praia x Benfica. Árbitra substitui Hugo Coimbra no VAR.

    Luis Enrique sobre a lesão de Dembélé no Arsenal x PSG: «Não creio que seja nada grave»

    O PSG venceu esta terça-feira o Arsenal por 1-0 na primeira mão das meias finais da Champions League. Luis Enrique abordou a lesão de Dembélé.

    Vitinha foi o melhor em campo no Arsenal x PSG e entrega prémio a Donnarumma

    O PSG venceu esta terça-feira o Arsenal por 1-0 na primeira mão das meias finais da Champions League. Vitinha foi eleito o melhor em campo.