O melhor de sempre a lançar ao cesto | Stephen Curry

UM ALIEN QUE ATERROU NA NBA

Fonte: Golden State Warriors
Legenda: Curry bateu o recorde de triplos aos 33 anos de idade

Lançar ao cesto e marcar é, afinal, o aspeto mais primário do basquetebol, como no futebol é rematar à baliza e fazer golo…E é também, no fundo, o aspeto mais importante do jogo, até porque a matemática não engana, quem marca mais…ganha…simples. E aqui, Stephen Curry é o melhor de sempre.

Passo a explicar, quer no campo técnico, quer num campo um pouco mais pessoal.

Primeiramente, a sua mecânica de lançamento é incrível, assim como a forma automática e nada volátil como a bola sai das suas mãos. Às vezes, por exemplo, vemos Stephen Curry a lançar de ângulos improváveis, e porventura com o corpo aparentemente ‘torto’, porém, quando observamos o gesto do lançamento, esse, permanece intocável, quase perfeito diria, e isso também é espelho da sua capacidade estratosféria de atirar ao cesto.

Depois, a velocidade no ato do lançamento. Temos que ser realistas, hoje em dia, um jogador de estatura inferior – como é o caso de Curry – tem de arranjar soluções para sepultar potenciais «fraquezas» do ponto de vista físico, e Curry arranjou sempre.

Isto, porque através da rapidez com que lança inviabiliza – por vezes por questões de milissegundos – o oponente direto chegar a tempo para contestar o lançamento. E já vemos jogadores cada vez mais preocupados com isso, ao invés de procurarem uma mecânica ortodoxa. (Veja-se Ja Morant, Trae Young e LaMelo Ball).

Depois, e para concluir os aspetos mais técnicos, a sua capacidade corporal. Isto é, a facilidade com que ele sai de pindowns e de situações de aperto para ter um lançamento. E depois claro, a facilidade com que ele alinha o corpo em conformidade com o cesto. Vê-se (e já se viu) muito na NBA, porém com esta produção e facilidade de tiro? Nunca vi igual, nem mesmo Ray Allen, ou Klay Thompson.

Por fim, e num campo mais pessoal, há um ponto que também acho crucial para definir Stephen Curry: a sua mentalidade assassina (não é por acaso a alcunha babe-faced assassin) misturada com uma alegria e leveza ímpar.

O lado mental e a vontade de conseguir sempre mais e melhor também faz diferença, aliás, arrisco-me a dizer que na maioria das vezes é o que separa um bom jogador de um jogador geracional, como é o caso de Curry.

Para finalizar, nunca houve um jogador a impactar o jogo da forma que Curry fez. Uma transfiguração em todos os parâmetros, e um jogador do melhor que se viu a fazer a coisa mais primária do basquetebol: lançar ao cesto.

Diogo Silva
Diogo Silvahttp://www.bolanarede.pt
O Diogo lembra-se de seguir futebol religiosamente desde que nasceu, e de se apaixonar pelo basquetebol assim que começou a praticar a modalidade (prática que durou uma década). O diálogo desportivo, nas longas viagens de carro com o pai, fez o Diogo sonhar com um jornalismo apaixonado e virtuoso.

Subscreve!

Artigos Populares

Ricardo Mangas recusou milhões da Arábia Saudita para assinar pelo Sporting

Ricardo Mangas recebeu uma proposta milionária da Arábia Saudita. O lateral esquerdo preferiu rumar ao Sporting e regressar a Portugal.

Cristiano Ronaldo marca na vitória do Al Nassr de Jorge Jesus em dia de estreia para João Félix

Muito português se falou na vitória do Al Nassr diante do Toulouse. Cristiano Ronaldo e João Félix titulares na equipa de Jorge Jesus.

Alternativa a Viktor Gyokeres é o número 1 na lista do Manchester United de Ruben Amorim para reforçar o ataque

O Manchester United dá preferência à chegada de Benjamin Sesko neste mercado. Red devils procuram um novo ponta de lança.

Diogo Dalot e momento do Manchester United: «Os padrões exigidos por este clube são muito elevados»

Diogo Dalot concedeu uma entrevista à margem da pré-temporada do Manchester United. Red devils encontram-se nos Estados Unidos da América.

PUB

Mais Artigos Populares

José Mourinho vê desejo cumprido e recebe no Fenerbahçe jogador do PSG por 7 milhões de euros

José Mourinho tinha pedido reforços e vai receber um nome sonante. Milan Skriniar a caminho do Fenerbahçe em definitivo.

Como ver e a que horas é a Supertaça entre o Sporting e o Benfica?

O Sporting e o Benfica disputam esta quinta-feira a final da Supertaça. Jogo vai realizar-se no Estádio do Algarve e tem transmissão televisiva.

Vasco Matos quer levar o Santa Clara a dar a volta à eliminatória da Conference League: «Estamos prontos»

Vasco Matos fez a antevisão do Santa Clara x Varazdin. Açorianos em desvantagem na eliminatória após derrota na Croácia.