Olheiro BnR | Usman Garuba

- Advertisement -

COMO JOGA USMAN GARUBA?

Com 2,03 metros e 104kg, é notório que ainda tem de trabalhar a componente física. São muito poucos os jogadores que chegam no pleno das capacidades à NBA e Garuba não é um deles. No entanto, quando comparamos a atletas como Giannis Antetokounmpo, no início da carreira, já está um passo à frente. Um dos bons pontos fortes do espanhol é a ética de trabalho que já vem desde os primeiros momentos como profissional.

Dentro do campo, Usman tem um estilo polarizador, ou seja, é muito melhor na defesa do que no ataque. As médias são autoexplicativas, mas basta assistir a alguns pequenos vídeos para se perceber que não é um poste cujo habitat natural é na área contrária. Para quem espera um jogador grande com características ofensivas, não vem pescar ao sítio correto.

Contudo, cada vez mais equipas procuram um defensor puro. Apesar de ainda ter muito para evoluir, o poste do Real Madrid tem potencial para se tornar um dos melhores caso caia no franchise certo. A inteligência e a visão de jogo em relação ao movimento dos adversários deixam água na boca para o futuro.

A esses parâmetros, Usman Garuba também lhes junta a capacidade de guardar bem o aro do cesto. Sem grande esforço, basta uma pequena corrida para conseguir garantir que o atacante não consegue marcar. Além dos roubos de bola constantes, são os bloqueios o principal cartão de visita do jovem internacional espanhol. Apesar de não ser o poste mais alto, isso nunca foi um problema para se destacar dos demais, mesmo quando se tratam de “rivais” mais velhos e experientes.

Apesar de o ataque não ser a maior virtude, não pode ser totalmente posto de parte. Com a evolução do basquetebol a pedir aos “jogadores grandes” uma boa capacidade de marcar de tiro exterior, o atleta tem melhorado bastante nesse parâmetro. Ainda não demonstra naturalidade no tiro, mas ainda tem alguns anos para melhorar.

Com isto, espera-se que Garuba seja escolhido por uma equipa com paciência. O talento está presente, mas é preciso esperar para que atinja todo o potencial que se espera ter. Devido a algumas semelhanças com Al Horford, os Boston Celtics são um destino bastante realista para o espanhol. Agora, temos de esperar até julho para saber onde vamos ver os próximos anos deste jovem talento.

Clara Maria Oliveira
Clara Maria Oliveirahttp://www.bolanarede.pt
A Clara percebeu que gostava muito de Desporto quando a família lhe dizia que estava há muito tempo no sofá a ver Curling. Para isso não se tornar uma prática sedentária, pegava na caneta e escrevia sobre o que via e agora continua a fazê-lo.                              A Clara escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Palmeiras de Abel Ferreira vence jornada em atraso com goleada e sobe à liderança isolada do Brasileirão

O jogo era da 12.ª jornada, mas permitiu ao Palmeiras chegar aos 26 jogos na prova. Equipa de Abel Ferreira venceu o Juventude por 4-1.

Manchester United de Ruben Amorim prepara-se para atacar 2 reforços em janeiro e tem 3 jogadores com futuro no clube em dúvida

O Manchester United de Ruben Amorim encontra-se a preparar o mercado de transferências de janeiro. Os red devils preparam mudanças.

Itália vence e mantém esperanças pela qualificação e Espanha ganha à Georgia: Eis os resultados da noite de sábado

Este sábado foi jogada a terceira jornada de Qualificação para o Mundial 2026 e Itália conseguiu vencer fora e Espanha ganhou em casa.

Roberto Martínez: «Foi uma vitória muito trabalhada mas muito merecida»

Roberto Martínez falou após a partida entre Portugal e a Irlanda, encontro válido pela terceira jornada da qualificação para o Mundial 2026.

PUB

Mais Artigos Populares

Rúben Neves após a vitória frente à Irlanda: «Foi um golo com a vontade de Diogo Jota»

Jogador falou após a partida entre Portugal e a Irlanda, encontro válido pela terceira jornada da qualificação para o Mundial 2026.

Os 4 destaques do Portugal x Irlanda

Portugal enfrentou a Irlanda durante a noite deste sábado, em jogo relativo à qualificação para o Mundial 2026.

Portugal teve que esperar até aos descontos para vencer a Irlanda

Portugal enfrentou a Irlanda durante a noite deste sábado, em jogo relativo à qualificação para o Mundial 2026.