📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Os 30 mil de Nowitzki

- Advertisement -

Cabeçalho modalidadesDirk Nowitzki, o alemão que aos poucos tem marcado o mundo do basquetebol, marcou a semana que passou por se ter juntado ao restrito clube dos 30 mil pontos de carreira. É apenas o sexto da história da NBA a garantir entrada nesta lista, e o primeiro “estrangeiro”. Abdul-Jabbar, Karl Malone, Kobe, Jordan e Chamberlain são os “monstros” que o acompanham.

O gigante de dois metros e treze impressionou desde cedo. Chegou com apenas 20 anos aos Dallas Mavericks, em 98, e a sua filosofia e ética de trabalho deixavam antever a dimensão do que estava para vir. Impôs-se em pouco tempo como titular da equipa de Mark Cuban, cumpria exemplarmente na defesa, e no ataque enchia o campo com o seu característico fade away jump shot. Será para sempre relembrado por este movimento, indefensável atendendo à sua altura e à precisão do seu lançamento – comparável, em termos de eficiência, com o célebre Sky Hook do Kareem. Em 2004, em consequência da saída de Steve Nash da equipa texana, tornou-se de uma vez por todas na figura central do franchise.

2011 foi a época que acabaria por marcar a sua carreira. Depois das finais perdidas de forma desastrosa em 2006, o anel chegaria por fim. E de que maneira! Derrotar pelo caminho os Lakers, de Kobe, os Oklahoma, de Durant e Westbrook, e os Miami Heat, de Lebron, Wade e companhia, faz com que seja considerado um dos maiores contos de fadas da história recente da liga. Os Dallas estavam longe de ser favoritos. Esta é a conquista que marca a diferença entre um grande jogador e um jogador histórico. Foi o primeiro título da equipa de Dallas e a entrada de Nowitzki na galeria dos imortais.

O seu característico movimento, considerado por muitos como um dos mais indefensáveis de sempre Fonte: Pledge Sports MOVE
O seu característico movimento, considerado por muitos como um dos mais indefensáveis de sempre
Fonte: Pledge Sports MOVE

Há muito para elogiar e admirar em Dirk Nowitzki. O currículo fala por si: campeão da NBA, MVP, MVP das Finals, 13x All-Star, 5o-40-90 Club, 30k club… É claramente o melhor europeu da história, mas será lembrado por muito mais do que isso. A dedicação, a sua ética e afinco para com os seus colegas de equipa, o total respeito por todos os intervenientes do jogo, em qualquer partida, são valores que todos queremos preservar, e esse é talvez o seu maior legado.

Esta semana, Nowitzki foi assunto por ter atingindo uma marca história apenas ao alcance dos melhores de sempre, mas há muito que o seu lugar no Olimpo estava assegurado.

Foto de capa: playmaker

Artigo revisto por: Francisca Carvalho

João Dinis
João Dinishttp://www.bolanarede.pt
As olheiras diárias provam a paixão que tem pela NBA. A emoção de cada jogo e toda a envolvente da liga estão sempre debaixo de olho. Sonha ver os laivos dourados do Larry O’Brien de regresso a Nova Iorque.                                                                                                                                                 O João escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Costa do Marfim bate Moçambique com golo de um dos jogadores do Manchester United de Ruben Amorim

A Costa do Marfim derrotou Moçambique por 1-0, na jornada inaugural da CAN 2025. O único golo do jogo foi apontado por Amad Diallo.

Arábia Saudita volta a chamar por Bernardo Silva

Bernardo Silva está novamente a ser apontado à saída do Manchester City. O médio internacional português está na mira do campeonato da Arábia Saudita.

Carta ao Pai Natal das Modalidades 2025

Mundo das Modalidades BnR, 24 de dezembro de 2025 Querido,...

PUB

Mais Artigos Populares

Antigo alvo do Benfica pode mudar-se em janeiro: avançado não deve prosseguir na La Liga

Manor Solomon não deve prosseguir ao serviço do Villarreal. O jogador já foi alvo do Benfica e está cedido ao Tottenham.

João Félix e alvo do Benfica marcam na goleada do Al Nassr

O Al Nassr recebeu e venceu o Al Zawraa por cinco bolas a uma, num encontro válido pela sexta jornada da Champions Asiática 2.

Prenda de Natal para Pep Guardiola? Alvo do Manchester City custa 72 milhões de euros

Antoine Semenyo está a ser apontado ao Manchester City. O jogador pode custar aos ingleses 72 milhões de euros.