📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Os 30 mil de Nowitzki

- Advertisement -

Cabeçalho modalidadesDirk Nowitzki, o alemão que aos poucos tem marcado o mundo do basquetebol, marcou a semana que passou por se ter juntado ao restrito clube dos 30 mil pontos de carreira. É apenas o sexto da história da NBA a garantir entrada nesta lista, e o primeiro “estrangeiro”. Abdul-Jabbar, Karl Malone, Kobe, Jordan e Chamberlain são os “monstros” que o acompanham.

O gigante de dois metros e treze impressionou desde cedo. Chegou com apenas 20 anos aos Dallas Mavericks, em 98, e a sua filosofia e ética de trabalho deixavam antever a dimensão do que estava para vir. Impôs-se em pouco tempo como titular da equipa de Mark Cuban, cumpria exemplarmente na defesa, e no ataque enchia o campo com o seu característico fade away jump shot. Será para sempre relembrado por este movimento, indefensável atendendo à sua altura e à precisão do seu lançamento – comparável, em termos de eficiência, com o célebre Sky Hook do Kareem. Em 2004, em consequência da saída de Steve Nash da equipa texana, tornou-se de uma vez por todas na figura central do franchise.

2011 foi a época que acabaria por marcar a sua carreira. Depois das finais perdidas de forma desastrosa em 2006, o anel chegaria por fim. E de que maneira! Derrotar pelo caminho os Lakers, de Kobe, os Oklahoma, de Durant e Westbrook, e os Miami Heat, de Lebron, Wade e companhia, faz com que seja considerado um dos maiores contos de fadas da história recente da liga. Os Dallas estavam longe de ser favoritos. Esta é a conquista que marca a diferença entre um grande jogador e um jogador histórico. Foi o primeiro título da equipa de Dallas e a entrada de Nowitzki na galeria dos imortais.

O seu característico movimento, considerado por muitos como um dos mais indefensáveis de sempre Fonte: Pledge Sports MOVE
O seu característico movimento, considerado por muitos como um dos mais indefensáveis de sempre
Fonte: Pledge Sports MOVE

Há muito para elogiar e admirar em Dirk Nowitzki. O currículo fala por si: campeão da NBA, MVP, MVP das Finals, 13x All-Star, 5o-40-90 Club, 30k club… É claramente o melhor europeu da história, mas será lembrado por muito mais do que isso. A dedicação, a sua ética e afinco para com os seus colegas de equipa, o total respeito por todos os intervenientes do jogo, em qualquer partida, são valores que todos queremos preservar, e esse é talvez o seu maior legado.

Esta semana, Nowitzki foi assunto por ter atingindo uma marca história apenas ao alcance dos melhores de sempre, mas há muito que o seu lugar no Olimpo estava assegurado.

Foto de capa: playmaker

Artigo revisto por: Francisca Carvalho

João Dinis
João Dinishttp://www.bolanarede.pt
As olheiras diárias provam a paixão que tem pela NBA. A emoção de cada jogo e toda a envolvente da liga estão sempre debaixo de olho. Sonha ver os laivos dourados do Larry O’Brien de regresso a Nova Iorque.                                                                                                                                                 O João escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Nice x Braga: eis os onzes prováveis

O Nice e o Braga enfrentam-se durante a tarde desta quinta-feira, em jogo da sexta jornada da Europa League.

Arsenal pondera avançar por internacional português para fazer companhia a Viktor Gyokeres: jogador do Real Madrid também está a ser apontado

O Arsenal está interessado em contratar um novo extremo. Rafael Leão é um dos nomes que agrada aos ingleses.

Clayton Silva está a brilhar pelo Rio Ave e tem pretendente na Premier League

Clayton Silva pode ser a próxima grande venda do Rio Ave. O jogador está a ser pretendido pelo West Ham United, emblema da Premier League.

O plano tático do Benfica que dominou o Nápoles

Há muitos méritos na vitória do Benfica sobre o Nápoles na Champions League. O que as águias fizeram em casa roçou a perfeição, tanto no delineamento do plano, como na sua execução.

PUB

Mais Artigos Populares

Wolverhampton deixa mensagem a Rui Patrício após o fim da carreira do guarda-redes: «Foi um prazer ter-te aqui»

O Wolverhampton não se esqueceu das três temporadas que Rui Patrício fez ao serviço do clube e deixou uma mensagem de despedido ao guarda-redes português.

FC Porto planeia pequeno estágio de inverno para atacar a segunda metade da época

Francesco Farioli confirmou a intenção de fechar o grupo por quatro ou cinco dias após a deslocação aos Açores. O destino ainda é incerto, mas pode passar pelo estrangeiro.

FC Porto com baixa de peso na convocatória para a partida contra o Malmo

Gabri Veiga não vai poder ir a jogo na partida entre o FC Porto e o Malmo. O jogador ainda está a recuperar de lesão.