‘Pace and Space’: O plano de Cleveland Para Kyle Korver

- Advertisement -

Cabeçalho modalidadesA expressão é de Erik Spoelstra quando, em 2012, os seus Miami Heat começavam a construir o plano que os levaria ao segundo título consecutivo. O conceito é muito simples, antigo e até algo óbvio. Existem muitas variações, mas basicamente é um poste com capacidade de meia distância, um ou dois atiradores de elite e um ou dois penetradores com capacidade de finalizar dentro do garrafão. São estes últimos que têm o papel de destaque, a estratégia está montada para que sejam eles a criar o desequilíbrio e assistir ou finalizar no último momento. Em Miami eram Dwayne Wade e LeBron James que assumiam esta missão, o poste era Chris Bosh e, na carreira de tiro estavam Shane Battier, Mike Miller e o inevitável Ray Allen.

Esta capacidade de gerar espaços, para si próprio ou para outros, define, mais do que nunca, o jogador “tipo” da NBA atual. Um excelente passador, com capacidade defensiva e uma inteligência acima da média, como Rajon Rondo, torna-se obsoleto por não pressionar o seu defesa a encurtar distâncias. O mesmo acontece com Michael Carter Williams ou Ricky Rubio: estão muito pior cotados porque o seu lançamento exterior não é uma ameaça. E isso hoje importa mais do que nunca.

Foi a eficácia de três ponos que deu destaque a Kyle Kkorver. Aos 35 anos, e apesar do baixo momento de forma, parece ainda capaz de lançar ao nível dos melhores Fonte: Atlanta Hawks
Foi a eficácia de três ponos que deu destaque a Kyle Kkorver. Aos 35 anos, e apesar do baixo momento de forma, parece ainda capaz de lançar ao nível dos melhores
Fonte: Atlanta Hawks

É o spacing que dão um ao outro que faz do duo dinâmico de Golden State tão letal e tão difícil de defender. Klay Thompson seria pior jogador sem o espaço que a presença de Curry lhe oferece. Era a presença de Mike Miller ou Shane Batter que tornava quase impossível parar Wade e LeBron. É este o papel que Kyle Korver terá de ter na sua nova equipa: aumentar o campo para o mesmo LeBron e Kyrie Irving fazerem das suas. O momento de forma pode não ser o de 2015, quando se apresentou num elevadíssimo nível, mas continua com um eficácia de três pontos de elevado nível.

O plano é bom, adequa-se ao plantel dos Cavs e tem até um alvo em particular. Com Kyrie e Korver em campo ao mesmo tempo, Stephen Curry será obrigado a defender um dos dois, desgastando-se mais do que desejaria para as tarefas ofensivas, onde consegue ser preponderante. Cleveland conseguiu uma melhoria clara, mas a balança parece ainda bastante desequilibrada para a equipa de Steve Kerr.

Foto de capa: Desert News

Artigo revisto por: Francisca Carvalho

João Dinis
João Dinishttp://www.bolanarede.pt
As olheiras diárias provam a paixão que tem pela NBA. A emoção de cada jogo e toda a envolvente da liga estão sempre debaixo de olho. Sonha ver os laivos dourados do Larry O’Brien de regresso a Nova Iorque.                                                                                                                                                 O João escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Torreense vence União de Leiria e é o 1º clube a chegar às meias finais da Taça de Portugal

O Torreense venceu a União de Leiria num dérbi da zona Oeste. Equipa de Torres Vedras está nas meias finais da Taça de Portugal.

Amarante e Belenenses vencem e cimentam lideranças: eis os resultados do dia na Liga 3

Dia cheio de jogos importantes na Liga 3. Os líderes das duas séries, Belenenses e Amarante, venceram.

Benfica tem concorrência de treinador português por Thiago Almada: eis as novidades sobre o negócio

Benfica e Palmeiras têm negociações em andamento com o Atlético Madrid por Thiago Almada. Argentino pode mudar de clube.

Endrick estreia-se a marcar e Lyon elimina Lille da Taça de França

O Lyon foi ao norte de França bater o Lille por uma bola a zero durante a noite deste domingo, em jogo da Taça.

PUB

Mais Artigos Populares

Só 1 jogador do Vitória SC tinha vencido a Taça da Liga na carreira

O Vitória SC venceu pela primeira vez a Taça da Liga ao derrotar o Braga na final. Nélson Oliveira foi o único que colocou as mãos no troféu pela segunda vez.

Francesco Farioli: «O desejo de continuar a trabalhar juntos ao mesmo ritmo, com o mesmo desejo e também com a mesma ambição»

Francesco Farioli renovou contrato com o FC Porto. O novo vínculo do técnico italiano é válido até ao verão de 2028.

André Villas-Boas comenta renovação de Francesco Farioli: «Normalmente estes passos dão-se quando há convicção no trabalho realizado»

André Villas-Boas já reagiu à renovação de contrato de Francesco Farioli, que passa a estar ligado ao FC Porto até 2028.