‘Pace and Space’: O plano de Cleveland Para Kyle Korver

- Advertisement -

Cabeçalho modalidadesA expressão é de Erik Spoelstra quando, em 2012, os seus Miami Heat começavam a construir o plano que os levaria ao segundo título consecutivo. O conceito é muito simples, antigo e até algo óbvio. Existem muitas variações, mas basicamente é um poste com capacidade de meia distância, um ou dois atiradores de elite e um ou dois penetradores com capacidade de finalizar dentro do garrafão. São estes últimos que têm o papel de destaque, a estratégia está montada para que sejam eles a criar o desequilíbrio e assistir ou finalizar no último momento. Em Miami eram Dwayne Wade e LeBron James que assumiam esta missão, o poste era Chris Bosh e, na carreira de tiro estavam Shane Battier, Mike Miller e o inevitável Ray Allen.

Esta capacidade de gerar espaços, para si próprio ou para outros, define, mais do que nunca, o jogador “tipo” da NBA atual. Um excelente passador, com capacidade defensiva e uma inteligência acima da média, como Rajon Rondo, torna-se obsoleto por não pressionar o seu defesa a encurtar distâncias. O mesmo acontece com Michael Carter Williams ou Ricky Rubio: estão muito pior cotados porque o seu lançamento exterior não é uma ameaça. E isso hoje importa mais do que nunca.

Foi a eficácia de três ponos que deu destaque a Kyle Kkorver. Aos 35 anos, e apesar do baixo momento de forma, parece ainda capaz de lançar ao nível dos melhores Fonte: Atlanta Hawks
Foi a eficácia de três ponos que deu destaque a Kyle Kkorver. Aos 35 anos, e apesar do baixo momento de forma, parece ainda capaz de lançar ao nível dos melhores
Fonte: Atlanta Hawks

É o spacing que dão um ao outro que faz do duo dinâmico de Golden State tão letal e tão difícil de defender. Klay Thompson seria pior jogador sem o espaço que a presença de Curry lhe oferece. Era a presença de Mike Miller ou Shane Batter que tornava quase impossível parar Wade e LeBron. É este o papel que Kyle Korver terá de ter na sua nova equipa: aumentar o campo para o mesmo LeBron e Kyrie Irving fazerem das suas. O momento de forma pode não ser o de 2015, quando se apresentou num elevadíssimo nível, mas continua com um eficácia de três pontos de elevado nível.

O plano é bom, adequa-se ao plantel dos Cavs e tem até um alvo em particular. Com Kyrie e Korver em campo ao mesmo tempo, Stephen Curry será obrigado a defender um dos dois, desgastando-se mais do que desejaria para as tarefas ofensivas, onde consegue ser preponderante. Cleveland conseguiu uma melhoria clara, mas a balança parece ainda bastante desequilibrada para a equipa de Steve Kerr.

Foto de capa: Desert News

Artigo revisto por: Francisca Carvalho

João Dinis
João Dinishttp://www.bolanarede.pt
As olheiras diárias provam a paixão que tem pela NBA. A emoção de cada jogo e toda a envolvente da liga estão sempre debaixo de olho. Sonha ver os laivos dourados do Larry O’Brien de regresso a Nova Iorque.                                                                                                                                                 O João escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

FC Porto pensa na saída de Diogo Costa e Lukas Hornicek apontado como sucessor

Diogo Costa pode sair do FC Porto no próximo mercado de transferências. Lukas Hornicek é considerado o sucessor ideal.

Slavia Praga goleia Jablonec e sagra-se bicampeão da Liga Checa

O Slavia Praga goleou o Jablonec por 5-1 e conquistou o bicampeonato da Liga Checa, a duas jornadas do fim da competição.

Imprensa espanhola indica que José Mourinho está motivado para regressar ao Real Madrid

José Mourinho está a ser alvo de assédio por parte do Real Madrid e encontra-se motivado para aceitar o projeto dos merengues.

Defesa do Sporting: luta a 6 para 4 lugares?

O Sporting está perto de contratar Ibrahima Ba para fazer parte da equipa principal na próxima temporada dos leões.

PUB

Mais Artigos Populares

Antigo alvo do Benfica encanta e deve fazer pré-temporada com o Barcelona

Álvaro Cortés estreou-se pela equipa principal do Barcelona e deve realizar a próxima pré-temporada dos catalães.

Toni Kroos critica momento do Real Madrid: «Duas épocas sem ganhar é inaceitável. Ponto final»

Toni Kroos deixou críticas ao momento atual do Real Madrid, após o clube espanhol terminar a segunda época consecutiva sem conquistar qualquer troféu.

Fim das possibilidades para Andreas Schjelderup assinar pelo Barcelona? Catalães já sondaram extremo

Andreas Schjelderup fez parte dos planos do Barcelona para o mercado de verão. Abde deve ser o extremo escolhido pelos catalães.