Recordar é Viver: A carreira lendária de Ticha Penicheiro

- Advertisement -

A magia tem o dom de encantar o ser humano. Alguns mágicos usam a varinha e a cartola para nos iludir e deixar sem palavras, mas, neste caso, toda a arte era feita com a intervenção de uma jogadora e a bola de basquetebol. A simplicidade e o virtuosismo também podem transparecer nos passes e nos malabarismos, e neste caso a bola sorria quando tocava nas suas mãos.

Na Figueira da Foz nasceu uma estrela que atravessou o mar para tentar, como muitas outras, realizar um sonho. Numa altura em que a liga de basquetebol feminina americana (WNBA) começava a dar os primeiros passos, Ticha Penicheiro rumou a um mundo novo, ainda sem grandes certezas de que poderia ser o melhor passo para a, então, jovem jogadora.

Depois dos primeiros toques na bola laranja e preta no Ginásio Figueirense, a base portuguesa transferiu-se para a União Desportiva de Santarém. Nos Scalabitanos sagrou-se campeã nacional, venceu a Taça de Portugal e ainda conquistou a Supertaça. Depois de um arranque positivo na sua carreira, era hora de partir e aumentar os horizontes.

Com isso, surgiu a oportunidade de jogar na NCAA (campeonato universitário americano) pela Universidade de Old Dominion, onde se formou em comunicação ao mesmo tempo que podia jogar basquetebol. Pelas Monarchs, Ticha Penicheiro realizou quatro anos de bom nível, e levou a equipa à final universitária por uma vez, onde ganhou um lugar no melhor cinco da competição.

Com a maior naturalidade, a WNBA chamava pelo talento de Ticha. No draft de 1998, as Sacramento Monarchs depositaram toda a esperança na capacidade da portuguesa, e acabaram por a escolher com a segunda escolha da primeira ronda. Não é preciso dizer que a escolha foi certeira, porque os números falam por si.

Até o franchise de Sacramento deixar de fazer parte da liga, a base portuguesa estabeleceu-se como uma das melhores jogadoras da competição, e inclusivamente ajudou a formação a vencer um título da WNBA. A lenda de que uma varinha mágica tocava a atleta antes dos jogos começou a surgir devido à espontaneidade e magia que colocava em todos os courts onde passava.

Mesmo depois de rumar às Los Angeles Sparks, e mais tarde às Chicago Sky, o profissionalismo e a qualidade mantiveram-se intactos. As dez épocas na maior liga de basquetebol feminino no mundo não passaram ao lado de quem ama a modalidade, e inclusivamente Magic Johnson chegou a dizer a Ticha que a conhecia e admirava.

Conhecida pelos passes certeiros, e alguns menos ortodoxos, Penicheiro foi durante alguns anos a recordista de assistências na competição – ultrapassada por Sue Bird em 2017. Além de alguns recordes, a portuguesa fez parte da lista de 15 e 20 melhores jogadoras nos primeiros 15 e 20 anos da WNBA, e faz parte do Hall Of Fame do basquetebol feminino americano.

Ticha Penicheiro é uma das atletas que cria nos adeptos e amantes da modalidade a inocência e a alegria de quando éramos crianças. Digo é, porque no presente continua a inspirar milhões de jovens em todo o mundo, e o legado da portuguesa sai além das fronteiras de Portugal e dos Estados Unidos da América. Recordar é viver e, neste caso, é também motivar.

Foto de Capa: WNBA

Artigo revisto por Joana Mendes

Clara Maria Oliveira
Clara Maria Oliveirahttp://www.bolanarede.pt
A Clara percebeu que gostava muito de Desporto quando a família lhe dizia que estava há muito tempo no sofá a ver Curling. Para isso não se tornar uma prática sedentária, pegava na caneta e escrevia sobre o que via e agora continua a fazê-lo.                              A Clara escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Antoine Griezmann: «Gosto muito das ideias do Filipe Luís e seguramente algum dia nos encontraremos»

Antoine Griezmann elogiou Filipe Luís, antigo treinador do Flamengo, após vitória do Atlético Madrid sobre o Tottenham.

Taça da Liga de Futsal: Elétrico, Fundão, Benfica e Leões Porto Salvo garantem as meias-finais num dia de decisões intensas

O Multiusos de Gondomar recebeu os quartos de final da Final Eight da Taça da Liga de Futsal. Num dia marcado pelo equilíbrio, duas partidas tiveram de ser resolvidas na marca de grande penalidade, Benfica teve que suar na maior parte do jogo para afastar um Rio Ave muito combativo e Leões de Porto Salvo surpreende ao eliminar o Sporting.

Imprensa espanhola aponta Santiago Bernabéu para receber Finalíssima entre Espanha e Argentina

Segundo a imprensa espanhola, a Finalíssima entre Espanha e Argentina deverá ser disputada no Santiago Bernabéu.

Samu Costa sonha com o Mundial 2026 e em jogar com Cristiano Ronaldo: «Seria uma honra e um prazer»

Samu Costa não escondeu o seu desejo de voltar a representar Portugal no Mundial 2026. O médio revelou também seria uma honra partilhar o campo com Cristiano Ronaldo.

PUB

Mais Artigos Populares

Borussia Dortmund anuncia renovação do contrato com Felix Nmecha

O Borussia Dortmund renovou o contrato com Felix Nmecha por mais dois anos. O médio de 25 anos fica agora vinculado ao clube até 2030.

Vasilios Pavlidis assina pelo Unia Skierniewice da Polónia

Vasilios Pavlidis assinou pelo Unia Skierniewice, da terceira divisão polaca. O lateral esquerdo estava sem clube desde 25 de fevereiro.

Manchester City: Imprensa espanhola revela que Hugo Viana reuniu com o agente de Ousmane Dembélé

O Diario SPORT avança que o diretor desportivo do Manchester City, Hugo Viana, reuniu com Moussa Sissoko, agente de Ousmane Dembélé.