Russell Westbrook | De MVP a ovelha negra dos Lakers

- Advertisement -

modalidades cabeçalho

Em 2017, Russell Westbrook, na altura basquetebolista dos Oklahoma City Thunder, foi considerado o MVP da NBA. Cinco anos depois, há muitos fãs que questionam o papel de Westbrook nos LA Lakers, uma das equipas mais conceituadas da liga norte-americana de Basquetebol. Uma mudança drástica.

Depois da saída de Kevin Durant dos OKC Thunder para os Golden State Warriors, Westbrook assumiu a liderança da equipa e chegaram aos playoffs, com o sexto melhor recorde da Conferência Oeste (47-35). Nessa temporada, Westbrook fez história, tornou-se no primeiro jogador a concretizar um triplo-duplo por jogo durante uma época regular e, graças ao papel que desempenhou nos Thunder, venceu o prémio de jogador mais valioso da Liga. Apesar de ter vencido o prémio de MVP, os Thunder não venceram o campeonato.

Os anos iam passando, e os Thunder não conseguiam regressar às finais. Chegavam vários jogadores, entre eles Paul George, e não mudou nada. Westbrook acumulava triplo-duplos, vários prémios (All-Star, entre outros) e o recorde de triplos-duplos da Liga – chegou aos 182 em 2021.

Após a troca de Paul George, Westbrook decidiu que não iria continuar e foi trocado para os Houston Rockets, onde substituiu Chris Paul e fez parceria com James Harden – ex-colega nos OKC Thunder.

Para o habitual número 0, a estadia em Houston teve vários problemas. Apesar de ter feito 27.2 pontos por jogo, 7.9 ressaltos por jogo e 7 assistências por jogo (não chegou ao triplo-duplo por jogo), o jogo de Houston piorou. Apesar de terem eliminado os OKC Thunder nos playoffs e da vitória no primeiro jogo frente aos Lakers, o small ball de Houston não resultou e foram eliminados por 4-1.

Depois da eliminação, ficou decidido que Westbrook iria ser novamente trocado e rumou até aos Washington Wizards. Na equipa sediada na capital dos Estados Unidos da América, Westbrook subiu de nível e foi importante na equipa cujo principal jogador é Bradley Beal, contribuiu com 22.2 pontos por jogo, 11.7 assistências por jogo e 11.5 ressaltos por jogo (uma média de um triplo duplo por jogo). Nos playoffs, foram eliminados na primeira ronda frente aos Philadelphia 76ers mas deixaram uma boa imagem.

Não há duas, sem três. Depois de uma boa temporada em Washington, Westbrook rumou até aos LA Lakers, para fazer parceria com LeBron James e Anthony Davis. Numa equipa que era candidata ao título, os Lakers nem chegaram ao play-in. O bode expiatório dos maus resultados era Wesbrook.

Apesar de ser o “culpado”, Westbrook prolongou a sua opção de extensão de contrato. Os Lakers reforçaram a posição e contrataram Patrick Beverley e Dennis Schroder. Depois de ter sido titular nos Lakers, há uma forte possibilidade de Westbrook perder o “lugar” no cinco inicial. A próxima época vai ser crucial na carreira do MVP de 2016-17.

Foto de Capa: NBA

Filipe Torres
Filipe Torreshttp://www.bolanarede.pt
O Filipe saiu da Ilha de São Miguel, nos Açores, para tirar a Licenciatura de Jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social. Desde criança que é adepto de Futebol, tendo já sido árbitro. Para além do "desporto-rei", o Filipe também é apaixonado por Basquetebol e não falha no acompanhamento de Wrestling.

Subscreve!

Artigos Populares

Já está fechado o próximo treinador do Vitória SC: eis as novidades

Gil Lameiras vai ser o próximo treinador do Vitória SC. Técnico da equipa B sucederá assim a Luís Pinto no comando.

Selecionador da Polónia sobre Bednarek e Kiwior: «Estão a dar um rendimento excelente ao FC Porto»

Jan Urban, selecionador da Polónia, falou sobre Jan Bednarek e Jakub Kiwior. Defesas jogam no FC Porto e foram alvo de elogios.

Nikita Haikin defende as redes do Bodo/Glimt e fala de um possível regresso a Portugal: «Tenho sempre a ambição de jogar ao mais alto...

Nikita Haikin falou em exclusivo com o Bola na Rede sobre a eliminatória entre o Bodo/Glimt e o Sporting. O guarda-redes não descartou o regresso a Portugal.

Benfica B bate Feirense e regressa aos triunfos na Segunda Liga

O Benfica B venceu em casa o Feirense por 3-1 na jornada 25 da Segunda Liga. Golos de Henrique Araújo, Gonçalo Moreira e Tiago Freitas.

PUB

Mais Artigos Populares

Alanyaspor de João Pereira empata a zero frente ao Gençlerbirligi na Liga da Turquia

Alanyaspor de João Pereira empatou sem golos frente ao Gençlerbirligi. A equipa do treinador português dominou o jogo, mas do outro lado viu a baliza fechada por Ricardo Velho.

Selecionador da Polónia comenta golo de Pietuszewski no Benfica x FC Porto e ainda diz: «Acho que ele pode vir a ser uma grande...

Jan Urban, selecionador da Polónia, comentou o golo de Oskar Pietuszewski no Benfica x FC Porto. Deixou ainda vários elogios ao jovem.

Guarda-redes do Bodo/Glimt deixa elogios para Luis Suárez: «Estamos cientes das qualidades»

Nikita Haikin falou em exclusivo com o Bola na Rede sobre a eliminatória entre o Bodo/Glimt e o Sporting. O guardião elogiou Luis Suárez.