A NCAA vai cair?

- Advertisement -

Os anos passaram e a NCAA cada vez mais tornou-se uma competição influente no mundo do basquetebol. A verdade é que à medida que ia conquistando fãs, ia simultaneamente ganhando mais pessoas em desacordo com o que se passava em redor da liga e com o seu sistema. Os jogadores vêm-se queixando da não remuneração pela prática desportiva, não obstante lhes forneça algumas regalias.

Afinal, o sistema universitário dos EUA está em decadência, ou irá transfigurar-se com os recentes movimentos?

O SISTEMA DÚBIO DA NCAA

Neemias Queta vê na NCAA o meio mais eficaz para atingir o «sonho» da NBA
Fonte: NBA Draft

Nos EUA, um jogador que represente uma faculdade, fica com o status de praticante amador e está impedido receber qualquer remuneração da prática que exerce enquanto jogador-estudante. Todavia este status de amador, o jovem atleta se pretender continuar a prática da modalidade numa vertente profissional, num futuro próximo, está obrigado a levar o basquetebol universitário como a sua principal pioridade, de modo a cativar os olheiros da NBA ou de outras equipas pelo mundo fora, seja para ter o seu nome chamado no «draft» da NBA ou para arrecadar um contrato profissional numa equipa fora dos Estados Unidos da América. Entre os exemplos portugueses que saíram da NCAA ou ainda se encontram presentes temos Neemias Queta e Hugo Ferreira, que olham para a NBA como algo verossímil e um sonho próximo de se realizar através da NCAA, mas também Francisco Amiel e Diogo Brito, sendo que estes dois já percorreram a liga universitária norte americana e agora apresentam contratos assinados em equipas profissionais.

De resto, apesar dos constrangimentos, são várias as regalias fornecidas pela NCAA. Alguns deles são a oferta de uma bolsa de estudos paga na íntegra (isto é se o estudante ficar os anos necessários para se graduar), estadia paga, algum suporte financeiro com alimentação incluída (para cerca 59% dos atletas) e ainda facilidade de acesso às instalações da faculdade para a prática desportiva. Aspetos que em Portugal não é de todo viável, dado ao sistema «basquetebolístico» paradoxo e grácil aquando comparado com os norte americanos.

Todavia as benesses às quais os atletas têm o fortúnio de ter acesso, tem sido vários os problemas suscitados nos últimos anos a este sistema universitário nos E.U.A, sendo que o principal problema assenta-se na não remuneração dos atletas, ao passo que a NCAA ganha bilhões anualmente, à custa dos direitos desportivos dos atletas.

Diogo Silva
Diogo Silvahttp://www.bolanarede.pt
O Diogo lembra-se de seguir futebol religiosamente desde que nasceu, e de se apaixonar pelo basquetebol assim que começou a praticar a modalidade (prática que durou uma década). O diálogo desportivo, nas longas viagens de carro com o pai, fez o Diogo sonhar com um jornalismo apaixonado e virtuoso.

Subscreve!

Artigos Populares

Oficial: Rafael Leão a caminho da Turquia e já aparece com cachecol do Galatasaray

Rafael Leão vai assinar pelo Galatasaray. O português vai assinar pelos turcos e deixar cerca de 45 milhões de euros nos cofres do AC Milan.

José Mourinho antevê Real Madrid x Málaga e atira farpas à política da Bola de Ouro: «Não se pode dar a Bola de Ouro...

José Mourinho projetou o duelo frente ao Málaga, elogiou a ligação entre Vinícius e Mbappé e criticou a política na atribuição da Bola de Ouro.

Champions League: José Mourinho já tem datas marcadas para dois reencontros especiais

José Mourinho vai reencontrar o Inter de Milão no Bernabéu e a AS Roma no Olímpico na fase de liga da Champions League.

Bruno Fernandes e Manuel Ugarte de regresso a Alvalade: Eis a data de reencontro com o Sporting

Bruno Fernandes e Manuel Ugarte regressam a Alvalade dia 25 de novembro, às 20h. Sporting x Manchester United para a 5.ª jornada da Champions League.

PUB

Mais Artigos Populares

Eis o calendário de jogos do FC Porto na fase de liga da Champions League

A UEFA deu a conhecer os dias e horas dos jogos da fase de liga da Champions League. Conhece o calendário do FC Porto.

Eis o calendário de jogos do Sporting na fase de liga da Champions League

A UEFA deu a conhecer os dias e horas dos jogos da fase de liga da Champions League. Conhece o calendário do Sporting.

Eis a data e horário de todos os jogos da fase de liga da Champions League

A UEFA deu a conhecer os dias e horas dos jogos da fase de liga da Champions League. 36 equipas em competição.