A NCAA vai cair?

- Advertisement -

Os anos passaram e a NCAA cada vez mais tornou-se uma competição influente no mundo do basquetebol. A verdade é que à medida que ia conquistando fãs, ia simultaneamente ganhando mais pessoas em desacordo com o que se passava em redor da liga e com o seu sistema. Os jogadores vêm-se queixando da não remuneração pela prática desportiva, não obstante lhes forneça algumas regalias.

Afinal, o sistema universitário dos EUA está em decadência, ou irá transfigurar-se com os recentes movimentos?

O SISTEMA DÚBIO DA NCAA

Neemias Queta vê na NCAA o meio mais eficaz para atingir o «sonho» da NBA
Fonte: NBA Draft

Nos EUA, um jogador que represente uma faculdade, fica com o status de praticante amador e está impedido receber qualquer remuneração da prática que exerce enquanto jogador-estudante. Todavia este status de amador, o jovem atleta se pretender continuar a prática da modalidade numa vertente profissional, num futuro próximo, está obrigado a levar o basquetebol universitário como a sua principal pioridade, de modo a cativar os olheiros da NBA ou de outras equipas pelo mundo fora, seja para ter o seu nome chamado no «draft» da NBA ou para arrecadar um contrato profissional numa equipa fora dos Estados Unidos da América. Entre os exemplos portugueses que saíram da NCAA ou ainda se encontram presentes temos Neemias Queta e Hugo Ferreira, que olham para a NBA como algo verossímil e um sonho próximo de se realizar através da NCAA, mas também Francisco Amiel e Diogo Brito, sendo que estes dois já percorreram a liga universitária norte americana e agora apresentam contratos assinados em equipas profissionais.

De resto, apesar dos constrangimentos, são várias as regalias fornecidas pela NCAA. Alguns deles são a oferta de uma bolsa de estudos paga na íntegra (isto é se o estudante ficar os anos necessários para se graduar), estadia paga, algum suporte financeiro com alimentação incluída (para cerca 59% dos atletas) e ainda facilidade de acesso às instalações da faculdade para a prática desportiva. Aspetos que em Portugal não é de todo viável, dado ao sistema «basquetebolístico» paradoxo e grácil aquando comparado com os norte americanos.

Todavia as benesses às quais os atletas têm o fortúnio de ter acesso, tem sido vários os problemas suscitados nos últimos anos a este sistema universitário nos E.U.A, sendo que o principal problema assenta-se na não remuneração dos atletas, ao passo que a NCAA ganha bilhões anualmente, à custa dos direitos desportivos dos atletas.

Diogo Silva
Diogo Silvahttp://www.bolanarede.pt
O Diogo lembra-se de seguir futebol religiosamente desde que nasceu, e de se apaixonar pelo basquetebol assim que começou a praticar a modalidade (prática que durou uma década). O diálogo desportivo, nas longas viagens de carro com o pai, fez o Diogo sonhar com um jornalismo apaixonado e virtuoso.

Subscreve!

Artigos Populares

Jogador do Arsenal rejeita interesse do Real Madrid: «O Real Madrid tem jogadores de sobra para se sair bem»

Martin Zubimendi foi questionado quanto ao interesse do Real Madrid na sua contratação. Médio do Arsenal rejeitou possibilidade.

Besiktas continua a procurar substituto de Rafa Silva e pensa em extremo português

O Besiktas está interessado na contratação de Félix Correia. O extremo do Lille é visto pelos turcos como um importante reforço para o ataque.

Real Madrid tem internacional português como uma das prioridades para o mercado de verão

O Real Madrid já pensa no mercado de verão. Vitinha (PSG) e Kees Smit (AZ Alkmaar) são alvos dos merengues para a próxima janela de transferências.

José Boto sonha com regresso de Vinícius Júnior ao Flamengo: «Depende mais do Vini do que de nós. As portas para o Vini estão...

José Boto confessou que o Flamengo está de olho na situação de Vinícius Júnior. Avançado é destaque do Real Madrid.

PUB

Mais Artigos Populares

Prossegue o pesadelo: Paul Pogba vai ficar fora dos inscritos do AS Mónaco para a Champions League

A história do regresso aos relvados de Paul Pogba continua a ganhar contornos de pesadelo. Agora, o médio francês vai ficar fora dos inscritos da Champions League.

Pedro Proença felicita Portugal pela passagem à final do Euro Futsal 2026: «O resultado do trabalho conjunto está à vista»

Pedro Proença, presidente da Federação Portuguesa de Futebol, já reagiu à passagem de Portugal à final do Euro de Futsal 2026.

Custou 77 milhões de euros na época passada e está agora a caminho da Rússia para jogar no Zenit

Jhon Durán está a caminho do Zenit. O avançado colombiano de 22 anos vai terminar o empréstimo ao Fenerbahçe e vai ser cedido ao clube russo.