O problema do Mundial de Clubes no Basquetebol

modalidades cabeçalho

Em 1965 a Federação Internacional de Basquetebol criou o campeonato Mundial de Clubes, com o intuito de coroar a melhor equipa do mundo.

Ultimamente a estrutura da competição apresenta quatro equipas, nomeadamente o vencedor da Basketball Champions League Americas, o vencedor da Basketball Champions League, o vencedor da Basketball Africa League e o vencedor da liga de desenvolvimento americana (G-League).

A partir da próxima edição (2023), a competição prepara-se para sofrer uma expansão, contando com os vencedores das quatro competições anteriores, o vencedor da FIBA Asia Champions Cup, o vencedor da National Basketball League e por último o vencedor da Japan Profissional Basketball League.

A ideia da competição é bastante promissora como a versão no futebol (mais conhecida), porém, tal como a competição no futebol irá sofrer alterações nas edições futuras, a versão no basquetebol também deve ponderar implementar uma nova estrutura.

A expansão recente é um sinal de mudança, contudo, é notável a ausência das equipas da EuroLeague e da NBA, consideradas como as “melhores do mundo”. Em vez disso, os adeptos e consequentemente a competição, acabam por não ver as equipas aclamadas a competir devido a uma disputa entre a FIBA e a EuroLeague, enquanto que a NBA não envia os campeões em titulo, disponibilizando somente a equipa vencedora da G-League, que sofre uma desproporção de qualidade face às equipas da NBA.

Muitos adeptos desejam ver os vencedores de duas das melhores competições do mundo (NBA e EuroLeague), nomeadamente um encontro entre os Golden State Warriors e Anadolu Efes neste momento.

A equipa vencedora da EuroLeague participava na FIBA Intercontinental Cup, sendo que a partir de 2015 a FIBA impediu a participação das equipas. Curiosamente, na última edição em que uma equipa vencedora da EuroLeague participou, acabou por a vencer, nada mais nada menos do que o Real Madrid que contava com a presença da jovem estrela Luka Doncic (16 anos na altura).

Uma das equipas da G-League não consegue competir ao nível das equipas da liga principal e como tal, acabamos por não ver os “melhores” a defrontar-se na competição para eles destinada, acabando por tornar o conceito e o campeão irrelevante.

A FIBA procurou inovar a competição, ao contar com equipas da recentemente criada Basketball African League e da estreia futura (2023) de uma equipa da FIBA Asia Champions Cup (algo inédito na prova).

Apesar dos desenvolvimentos frescos, a FIBA Intercontinental Cup continua com um longo caminho a percorrer, mas desde a reintrodução da prova em 2013 (após um hiato entre 1997 e 2012), é perceptível o esforço da FIBA em transformar a competição em algo histórico e prestigiado, que se contar com as presenças dos vencedores das principais provas do mundo, conseguirá atingir esse nível.

Foto de Capa: FIBA Basketball

Marcos Brea
Marcos Breahttp://www.bolanarede.pt
O Marcos é licenciado em Comunicação e Jornalismo. O objetivo de carreira é tornar-se num jornalista desportivo, mas no fundo é um amante de desporto e acima de tudo alguém que procura partilhar a verdade desportiva, a sua opinião e criar interesse nas pessoas para verem modalidades novas.

Subscreve!

Artigos Populares

Lyon de Paulo Fonseca fecha contratação de destaque do Casa Pia por mais de 4 milhões de euros

O Lyon fechou a contratação de Ruben Kluivert. Paulo Fonseca já havia confirmado o interesse do clube no jogador do Casa Pia.

Sporting em negociações avançadas por Georgios Vagiannidis: Eis os detalhes

O Sporting está muito próximo de garantir a contratação de Georgios Vagiannidis do Panathinaikos.

Liverpool mantém interesse em avançado da Premier League apesar da chegada de Hugo Ekitike

O Liverpool continua recetivo à contratação de Alexander Isak neste mercado de transferências, mesmo após oficializar Hugo Ekitike.

Rui Pedro Brás nos Países Baixos para fechar Anis Hadj Moussa

Rui Pedro Brás encontra-se nos Países Baixos para fechar a contratação de Anis Hadj Moussa do Feyenoord.

PUB

Mais Artigos Populares

Álvaro Djaló reforça o Al Gharafa por empréstimo do Athletic

Álvaro Djaló foi emprestado pelo Athletic ao Al Gharafa até ao final da temporada. O avançado espanhol já passou pelo Braga.

João Noronha Lopes ataca Rui Costa pelo projeto do Benfica District: «Uma direção a brincar com o nome do Benfica»

João Noronha Lopes também já se manifestou face ao projeto do Benfica District. Candidato às eleições com críticas a Rui Costa e à direção.

Braga | As novidades de Carlos Vicens

Para preparar a época que começa ainda em julho, com as pré-eliminatórias da Europa League, frente ao Levski Sofia, o Braga realizou 5 amigáveis