📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Os candidatos a Campeões do Mundo da FIBA

- Advertisement -

O Campeonato do mundo de Basquetebol da FIBA, que vai decorrer na China, começa no dia 31 de Agosto e termina a 15 de Setembro e promete ser emocionante. O torneio, que irá contar com 32 selecções nesta edição (algo inédito em relação as 24 anterior), vai para a décima oitava edição.

Estágios de preparação já foram realizados, jogos amigáveis já foram jogados e a especulação de qual será a selecção a trazer para casa o título já começou! De uma perspectiva histórica, os candidatos seriam fáceis de apontar: Estados Unidos, antiga Jugoslávia (atual Sérvia e Montenegro), Rússia, Brasil e Argentina.

Selecções com menos história a nível de palmarés, mas igualmente respeitadas seriam a de Espanha, que conta com jogadores tanto da melhor liga Europeia (a Espanhola) como da melhor liga do mundo, a NBA. E ainda a selecção da Grécia, que conta com nada mais nada menos que o melhor jogador da atualidade: Giannis Antetokuonmpo!

Posto as coisas deste prisma, fica então altura de se analisar os verdadeiros candidatos ao título. Qual será a selecção com melhor preparação, estilo de jogo e capacidade de resposta para trazer o Ouro para casa?

Uma grande ameaça ao título, como se espera em todos os torneios internacionais, é a selecção da Sérvia. Os sérvios contam com caras conhecidas da melhor liga do mundo.

A Sérvia, que já venceu enquanto Jugoslávia, quer dar uma boa imagem neste Mundial
Fonte: FIBA
Nikola Jokic representa os Denver Nuggets e conta já com um all-star game no seu palmarés. O jovem base extremo dos Sacramento Kings, Bogdan Bogdanovic, tem um estilo de jogo bastante sólido e maduro para a idade e que conta já com um campeonato da Euroliga na sua conta pessoal. Por fim, mas a não esquecer, temos ainda o gigante Boban Marjanovic, de 2 metros e 22 centimetros. O atual poste dos Philadelphia 76ers que tem uma envergadura de impor respeito na área restritiva irá ser de certo uma forte referência na defesa sérvia.

A não fugir muito a regra, temos então a selecção dos Estados Unidos. Talvez com o plantel mais desfalcado desde o mundial de 2010, que na altura contou com um jovem Kevin Durant, um Derrick Rose de 21 anos e um Russel Westbrook que ainda estava por ser seleccionado para o seu primeiro all-star. Contudo, a missão foi cumprida e trouxeram o Ouro de volta aos Estados Unidos.

Este ano a história repete-se! Uma selecção que não conta com nomes muito mediáticos e que parece apostar na juventude dos seus jogadores. Nomes como Kemba Walker, Jason Tatum, Jaylen Brown (todos dos Boston Celtics), Donovan Mitchell dos Utah Jazz e ainda Harrison Barnes dos Sacramento Kings são talvez os que se destacam mais.

Vicente Tigre Avelar
Vicente Tigre Avelarhttp://www.bolanarede.pt
Pratica desporto desde os cinco anos, idade em que começou a jogar Basquetebol. Jogou ao serviço da Associação Desportiva Ovarense durante 12 anos (nos quais três foi campeão distrital de Aveiro). É licenciado em Gestão (ensino em Inglês) pelo ISEG e estudante no Mestrado de Finance pela mesma instituição. Instituição pela qual ainda pratica Basquetebol, tendo conseguido chegar ao Top-8 Nacional em duas épocas consecutivas. É uma pessoa com uma paixão pela modalidade e com uma forte opinião sobre a mesma, sempre aberto a diferentes visões e novas experiências.                                                                                                                                                 O Vicente não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Luís Castro deixa comando técnico do Al Wasl após empate frente ao Al Muharraq de Nandinho

Luís Castro já não é treinador do Al Wasl. O técnico português deixou o clube dos Emirados Árabes Unidos após o empate frente ao Al Muharraq de Nandinho.

Kasper Hjulmand elogia jogador do Bayer Leverkusen e enaltece triunfo com o Benfica: «Foi uma luta e uma vitória muito importante»

Kasper Hjulmand fez a análise do Benfica x Bayer Leverkusen em conferência de imprensa. O técnico dinamarquês elogiou Patrik Schick.

Fredrik Aursnes lamenta derrota do Benfica com o Bayer Leverkusen: «Faltou algo mais ali»

Fredrik Aursnes lamentou o desaire do Benfica em casa frente ao Bayer Leverkusen por 1-0, no quarto jogo da fase de liga da Champions League.

Recordar é Viver | Dirk Kuyt, produto do Utrecht

No Liverpool, Dirk Kuyt não era o virtuoso das fintas curtas, mas o motor que nunca parava. Rafa Benítez viu nele o soldado perfeito

PUB

Mais Artigos Populares

De olhos na invencibilidade europeia | Braga x Genk

Carlos Vicens, técnico do Braga, quer continuar a senda de vitórias na competição e esquecer o resultado obtido com o FC Porto

Leonardo Lelo reage aos elogios de Roberto Martínez: «É sempre um motivo de orgulho»

Leonardo Lelo fez a antevisão do jogo com o Genk para a Europa League. O defesa falou ainda sobre as palavras de Roberto Martínez.

Adidas revela novos equipamentos para o Mundial de 2026

A Adidas apresentou os novos equipamentos de 22 seleções nacionais que patrocina. Estas camisolas serão utilizadas no Mundial 2026 para as seleções que garantirem a qualificação.