Spanoulis para Deus Grego! | Basquetebol

- Advertisement -

Depois do anúncio do regresso à seleção da Grécia, seis anos depois, para ajudar na qualificação para os Jogos Olímpicos, uma lesão põe um ponto final não só no regresso à seleção, como na carreira do histórico Vassilis Spanoulis.

Numa publicação feita nas redes sociais, o jogador do Olympiacos referiu a importância do Basquetebol na sua vida: “Deu-me tudo e eu dei-lhe tudo”.

Com 38 anos e uma carreira cheia de títulos, tanto a nível de seleções, como de clubes, termina assim a carreira do atleta grego, com o sentimento de que ainda poderia ajudar o seu país na qualificação para os Jogos Olímpicos.

Num percurso marcado, essencialmente, pela passagem pelo Basquetebol helénico, onde foi figura no Panathinaikos e Olympiacos, Spanoulis conta ainda com uma curta passagem pela NBA, nos Houston Rockets.

No seu palmarés, destacam-se títulos como a medalha de ouro no EuroBasket, em 2005, a conquista por três vezes da Euroliga, e ainda sete campeonatos gregos.

Sendo, claramente, uma das grandes figuras do Basquetebol europeu dos últimos 20 anos, e um dos rostos de uma geração de ouro do Basquetebol da Grécia, cumprirá assim todos os requisitos para a candidatura a “Deus Grego”?

Se vai chegar ao estatuto de Deus? Muito dificilmente. Mas, certamente, que estamos a falar de um futuro companheiro de Fasoulas e Giannakis (dois ex-jogadores gregos) naquele que é o maior reconhecimento do Basquetebol mundial, o Hall of Fame da FIBA.

E, neste ponto, acredito que é só uma questão de tempo até ser anunciado numa classe para ingressar no mesmo e, quem sabe, juntamente com outra grande figura do Basquetebol grego, Dimitris Diamantidis que, apesar de já ter terminado a carreira há alguns anos, foi outra grande figura do Basquetebol grego nesta geração de ouro.

Será sempre um tema que pode gerar muito debate e diversas opiniões, mas estamos a falar de alguém que, nos últimos 20 anos, esteve presente quase sempre nas grandes decisões das competições de clubes e seleções. Um atirador exímio, que se destacava pela sua simplicidade e incrível frieza nos momentos decisivos.

É certo que não vingou na sua passagem pela NBA, ao contrário do seu compatriota Giannis Antetokounmpo, mas creio que é aí que a sua dimensão se torna indiscutível, porque mesmo com o insucesso na melhor liga do mundo, conseguiu construir um percurso cheio de títulos coletivos e individuais e um estatuto intocável no Basquetebol mundial.

Com ou sem o estatuto de Deus, com ou sem Hall of Fame, é certo que o Basquetebol lhe deve um enorme obrigado por toda a magia que espalhou, ao longo destes anos, pelos grandes palcos da modalidade.

Foto de capa: Olympiacos BC 
Artigo redigido por Gonçalo Correia Tomás
Artigo revisto por Gonçalo Tristão Santos
Gonçalo Correia Tomás
Gonçalo Correia Tomáshttp://www.bolanarede.pt
O Gonçalo cresceu no mundo do basquetebol, sendo atualmente jogador e treinador na modalidade. Um dia quer ser jornalista desportivo.

Subscreve!

Artigos Populares

Eis os motivos da ausência de Rui Costa na gala da FPF

Rui Costa não marcou presença na gala da FPF, depois das críticas do presidente do Benfica à arbitragem do Clássico.

Kylian Mbappé fala sobre a corrida à Bola de Ouro e elogia José Mourinho: «É extremamente inteligente e um dos melhores da era moderna»

Kylian Mbappé voltou a falar sobre a corrida à Bola de Ouro e deixou rasgados elogios a José Mourinho.

Filipa Cunha vai arbitrar duelo da Europa Cup: eis as nomeações internacionais

Filipa Cunha vai dirigir o St. Polten x Malmo, jogo a contar para a Europa Cup. Tiago Martins estará no VAR do Áustria x Israel.

Maxi Araújo publica fotos de abraço a Rui Borges e da equipa do Sporting: «Juntos sempre. Depois das datas FIFA vem o melhor»

Maxi Araújo acredita que «vem o melhor» depois da pausa internacional. Lateral do Sporting deixou mensagem.

PUB

Mais Artigos Populares

Arsenal de olho em internacional alemão do Borussia Dortmund

Olheiros do Arsenal ficaram impressionados com Maximilian Beier. Extremo alemão de 23 anos joga no Borussia Dortmund.

Ferran Torres quer um espanhol como vencedor da Bola de Ouro e confessa saudades de médio do Barcelona: «O único que não consegui trazer»

Ferran Torres mostrou vontade de ver um jogador espanhol ganhar a Bola de Ouro e confessou ter saudades de médio do Barcelona.

Canal aberto e não só: Onde ver o Portugal x País de Gales que marca a estreia de Jorge Jesus?

Portugal vai enfrentar o País de Gales na primeira jornada da Liga das Nações. Partida vai passar na RTP 1 e na Sport TV 1.