- Advertisement -

Marguerite Crayencour, mais conhecida pelo pseudónimo de Marguerite Yourcenar, escreveu a obra que por ora dá o título a este artigo. A história do livro em si pouco terá a ver com a ideia que vamos explanar. Atentemos, sim, no nome da narrativa.

É claramente visível a presença de negros ou mestiços na sociedade francesa. Tal como no nosso país, ou em outros países europeus com passados coloniais, tais como a Holanda ou Inglaterra. E se o domínio “negro” na NBA e no atletismo, principalmente, já é sobejamente conhecido a nível mundial, mas também noutros desportos, como futebol ou voleibol, por exemplo, a pouco e pouco os euro negros vão ganhando espaço nas comunidades da Europa. É preciso consciencializar populações e cidadãos para que a maioria dos nossos irmãos africanos já não são de África, por assim dizer. Têm-na no sangue, claro, e consigo a carregam.

Mas estão mais que integrados no nosso seio. E não devem apenas ser projetados como baluartes do desporto. Mas como pessoas com direitos e deveres, como as outras. Mais do que uma mensagem de apelo ao antirracismo e sua denúncia, devemos pensar que o mundo é como a tela de um pintor: fica mais alegre quanto mais cor tem. No ano em que o célebre discurso de Martin Luther King, em Washington, completou 50 anos, nada melhor que refletirmos um pouco sobre o tema. Certamente que já houve grandes avanços. Mas ainda falta.

Para os mais esotéricos foi Adão. Para os mais céticos e práticos foi de África que nasceu a vida humana. Talvez um pouco de um, um pouco de outro. Quantos seres humanos já se digladiaram por essas questões… As cores não passam disso mesmo; cores do nosso leque cromático. O que interessa são as pessoas. Contudo, o mundo fica mais bonito se abranger todas as cores do arco-íris.

Foto de Capa: NBA

Subscreve!

Artigos Populares

Manchester United pode poupar cerca de 18 milhões de euros com Rúben Amorim

O Manchester United pode poupar cerca de 18 milhões de euros em Ruben Amorim se o técnico assinar pelo AC Milan.

Imprensa Nacional revela que Yeremay Hernández está determinado a assinar pelo Sporting

Segundo A Bola, Yeremay Hernández já decidiu que quer trocar o Deportivo de la Coruña pelo Sporting, numa altura em que os leões negoceiam a transferência.

PIF intensifica negociações para a contratação de Diogo Leite

O PIF intensificou o interesse na contratação de Diogo Leite. Ainda assim, o defesa português continua a avaliar propostas de clubes europeus.

Real Madrid: Imprensa espanhola revela um dos motivos de José Mourinho para querer Bernardo Silva no clube

Bernardo Silva está muito próximo de rumar ao Real Madrid e já é conhecida uma das razões que levam José Mourinho a querer contar com o internacional português.

PUB

Mais Artigos Populares

Jovem promessa do Cazaquistão esteve perto do FC Porto por indicação de Chaínho

Segundo o site ASNews, o avançado de 17 anos e internacional A pelo Cazaquistão, Vitaliy Laturnus, esteve perto de juntar-se à formação do FC Porto.

Vinícius Júnior reage à estreia do Brasil no Mundial 2026: «Consegui marcar, mas não estive a 100% na parte técnica»

Vinícius Júnior reagiu ao empate do Brasil frente a Marrocos na estreia do Mundial 2026. O extremo brasileiro marcou o único golo da Seleção brasileira.

Julian Nagelsmann anuncia guarda-redes titular na estreia da seleção alemã no Mundial 2026 frente a Curaçau

Julian Nagelsmann confirmou Manuel Neuer na baliza da Alemanha contra Curaçau. O guardião de 40 anos inicia o Mundial 2026 a titular.