3 conclusões a reter sobre a última época de Basquetebol

- Advertisement -

OLHOS POSTOS NO FUTURO

Henrique Barros (Esgueira Basket) e Francisco Amarante (FC Porto) já tiveram minutos relevantes nas respetivas equipas, após o Europeu
Fonte: FPB

Depois de um Campeonato da Europa sub-20 divisão B histórico para a seleção nacional, onde o MVP, inclusive, foi um jogador da nossa liga (Rafael Lisboa), era expectável que os clubes portugueses começassem a olhar um pouco mais para as potencialidades dos jovens atletas nacionais.

De imediato, o Esgueira adiantou-se com a contratação de Gustavo Teixeira e Henrique Barros (ambos se encontravam na Proliga e foram importantes na conquista do europeu). O Sporting, por outro lado, também contratou Jorge Embalo (internacional sub-20) e viu com bons olhos a contratação de jogadores com potencial na Proliga, como aconteceu por exemplo com a contratação do poste Jeremias Manjate ex-Belenenses.

Isto não só significou num proveitamento satisfatório dentro de campo, como também significou numa valorização muito importante dos jovens jogadores que pretendem dar o “salto” dos juniores para seniores, abrindo muitas portas para futuras gerações.

FC Porto e SL Benfica já tinham na formação algumas pérolas para lapidar e o sucesso no Europeu apenas ratificou o seu talento e a avidez que tinham de jogar entre os «grandes». Rafael Lisboa, de todos, não só foi o que teve mais minutos, como também o que demonstrou maior capacidade de resposta e de somar números, tornando-se o jogador com maior volume de assistências da liga (114, com uma média de 5.18 por jogo), demonstrando-se essencial para a equipa lisboeta. Por outro lado, Francisco Amarante e Voytso, mesmo não tendo os minutos que porventura mereciam, acabaram por demonstrar excelentes sinais que mais tarde ou mais cedo serão as principais referências nacionais da equipa azul e branca.

De resto, Amarante, Lisboa e Voytso já representaram a seleção nacional por duas ocasiões esta temporada e revelam excelentes perspetivas para o futuro nacional da modalidade.

Diogo Silva
Diogo Silvahttp://www.bolanarede.pt
O Diogo lembra-se de seguir futebol religiosamente desde que nasceu, e de se apaixonar pelo basquetebol assim que começou a praticar a modalidade (prática que durou uma década). O diálogo desportivo, nas longas viagens de carro com o pai, fez o Diogo sonhar com um jornalismo apaixonado e virtuoso.

Subscreve!

Artigos Populares

Andebol: Jogo entre AA Avanca e Benfica interrompido aos cinco minutos devido às más condições do piso

O AA Avanca x Benfica dos 16-avos de final da Taça de Portugal foi interrompido devido à condições do piso e será retomado numa data ainda por definir.

Athletic e Real Sociedad apuram-se para as meias-finais da Taça do Rei

O Athletic bateu o Valencia por 2-1 com um golo nos descontos e a Real Sociedad visitou e venceu o Alavés por 3-2, nos quartos-de-final da Taça do Rei.

Fafe e Torreense empatam e decidem finalista da Taça de Portugal na segunda-mão

O Fafe e o Torreense empataram a uma bola durante a noite desta quarta-feira, num encontro válido pela meia-final da Taça de Portugal.

Lyon de Paulo Fonseca vence 11.º jogo consecutivo e Nice completa reviravolta histórica: Eis os resultados do dia na Taça de França

Nos 16-avos de final da Taça de França, o Lyon venceu por 2-0 frente ao Laval e o Nice completou uma enorme reviravolta e bateu o Montpellier por 3-2.

PUB

Mais Artigos Populares

Roberto Martínez com muito para pensar: a situação dos pontas de lança candidatos a serem chamados por Portugal

Portugal deverá levar três pontas de lança para o Mundial 2026. Cristiano Ronaldo e Gonçalo Ramos serão incluídos.

Estugarda bate equipa da segunda divisão e garante o lugar nas meias-finais da Taça da Alemanha

O Estugarda marcou o seu lugar nas meias-finais da Taça da Alemanha, esta terça-feira, com a vitória por 3-0 no terreno do Holstein Kiel.

Renato Nhaga deixa os cofres do Casa Pia cheios: venda do médio e a maior da história dos gansos

Renato Nhaga foi vendido ao Galatasaray, rendendo ao Casa Pia uma verba fixa de seis milhões e meio de euros.