📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

3 conclusões a reter sobre a última época de Basquetebol

- Advertisement -

OLHOS POSTOS NO FUTURO

Henrique Barros (Esgueira Basket) e Francisco Amarante (FC Porto) já tiveram minutos relevantes nas respetivas equipas, após o Europeu
Fonte: FPB

Depois de um Campeonato da Europa sub-20 divisão B histórico para a seleção nacional, onde o MVP, inclusive, foi um jogador da nossa liga (Rafael Lisboa), era expectável que os clubes portugueses começassem a olhar um pouco mais para as potencialidades dos jovens atletas nacionais.

De imediato, o Esgueira adiantou-se com a contratação de Gustavo Teixeira e Henrique Barros (ambos se encontravam na Proliga e foram importantes na conquista do europeu). O Sporting, por outro lado, também contratou Jorge Embalo (internacional sub-20) e viu com bons olhos a contratação de jogadores com potencial na Proliga, como aconteceu por exemplo com a contratação do poste Jeremias Manjate ex-Belenenses.

Isto não só significou num proveitamento satisfatório dentro de campo, como também significou numa valorização muito importante dos jovens jogadores que pretendem dar o “salto” dos juniores para seniores, abrindo muitas portas para futuras gerações.

FC Porto e SL Benfica já tinham na formação algumas pérolas para lapidar e o sucesso no Europeu apenas ratificou o seu talento e a avidez que tinham de jogar entre os «grandes». Rafael Lisboa, de todos, não só foi o que teve mais minutos, como também o que demonstrou maior capacidade de resposta e de somar números, tornando-se o jogador com maior volume de assistências da liga (114, com uma média de 5.18 por jogo), demonstrando-se essencial para a equipa lisboeta. Por outro lado, Francisco Amarante e Voytso, mesmo não tendo os minutos que porventura mereciam, acabaram por demonstrar excelentes sinais que mais tarde ou mais cedo serão as principais referências nacionais da equipa azul e branca.

De resto, Amarante, Lisboa e Voytso já representaram a seleção nacional por duas ocasiões esta temporada e revelam excelentes perspetivas para o futuro nacional da modalidade.

Diogo Silva
Diogo Silvahttp://www.bolanarede.pt
O Diogo lembra-se de seguir futebol religiosamente desde que nasceu, e de se apaixonar pelo basquetebol assim que começou a praticar a modalidade (prática que durou uma década). O diálogo desportivo, nas longas viagens de carro com o pai, fez o Diogo sonhar com um jornalismo apaixonado e virtuoso.

Subscreve!

Artigos Populares

Zalgiris Kaunas de Jair Tavares vence o campeonato da Lituânia pela primeira vez na história

O Zalgiris Kaunas sagrou-se campeão do campeonato da Lituânia pela primeira vez. O avançado português Jair Tavares faz parte do plantel.

Antigo internacional brasileiro rendido a Abel Ferreira: «Era para estar no Manchester City, no Liverpool, no Benfica, no FC Porto…»

José Ferreira Neto, mais conhecido como Craque Neto, deixou rasgados elogios ao treinador português, Abel Ferreira, afirmando que tinha qualidade para estar num patamar superior ao do Palmeiras.

Xabi Alonso critica decisão da La Liga: «Jogo em Miami adultera a competição»

O treinador do Real Madrid, Xabi Alonso, manifesta-se contra a realização do jogo entre o Villarreal e o Barcelona fora de Espanha.

Jorge Jesus após goleada do Al Nassr: «Ainda não estou satisfeito»

Jorge Jesus disse que o Al Nassr está no «caminho certo», porém «ainda não está satisfeito». João Félix e Cristiano Ronaldo brilharam.

PUB

Mais Artigos Populares

Farioli rendido a exibição de Samu na goleada do FC Porto: «Muito feliz por ele»

Samu Aghehowa marcou três dos quatro golos do FC Porto na Taça de Portugal. Francesco Farioli deixou elogios ao avançado.

Já há árbitro para o Newcastle x Benfica da Champions League

O Newcastle x Benfica da terceira jornada da fase de liga da Champions League vai ter arbitragem de Szymon Marciniak. A decisão foi anunciada pela UEFA neste domingo.

Rui Borges aponta dificuldades da Taça de Portugal: «O Santa Clara foi a penáltis com uma equipa de distrital»

Rui Borges falou sobre as dificuldades da Taça de Portugal. Sporting venceu o Paços de Ferreira por 3-2 no prolongamento.