Tal Pai, tal Filho: Rafael Lisboa #2

- Advertisement -

EUROPEU DE SONHO

Rafael Lisboa foi MVP e teve no 5 ideal do torneio
Fonte: SL Benfica

Depois de uma época maioritariamente passada na equipa secundária do SL Benfica (2018/2019), Rafael Lisboa foi umas das principais estrelas do Europeu de sub-20 divisão B, que se realizou em solo português, e que Portugal viria a conquistar. O jovem base português foi considerado o melhor jogador do torneio (MVP) e executou médias fantásticas (17.4 pontos, 3.1 ressaltos e 4.9 assistências por jogo).

Apesar da maioria das atenções estarem centradas em Neemias Queta (vinha de um NBA Combine), foi o base que agarrou os holofotes com exibições muito bem conseguidas, numa final épica (mesmo sem Neemias) na qual Lisboa demonstrou ter a capacidade de agarrar na equipa, quando ela mais urgiu. De resto, a sua influência no lado ofensivo do jogo faz-se sentir assim que pisa o campo de basquetebol- aconteceu com a seleção sub-20, no verão de 2019, e aconteceu nesta época, com o SL Benfica.

COMO SE DEFINE ENQUANTO JOGADOR?

Rafael Lisboa foi considerado um dos jogadores mais promissores do FIBA Europe CUP
Fonte: FPB

Enquanto jogador, Rafael até demonstra semelhanças ao pai, como base/extremo lançador e com excelente visão de jogo. Todavia, o jovem português é bem mais «apegado» à bola do que a lenda alguma vez foi. Carlos sempre se demonstrou mais perigoso sem bola e no «recebe e lança» (através essencialmente de staggers); o filho, paradoxalmente, cria perigo com bola, através do drible ou do seu próprio lançamento.

O jovem base português demonstra um lançamento muito rápido e de elevada eficácia, sempre procurando o lançamento exterior como primazia na sua seleção de lançamentos. Para além do tiro exterior, Lisboa é exímio a realizar «floaters» e a procurar finalizar perto do cesto, mesmo com a presença de jogadores com elevada estatura por perto.

Mas não é no lançamento que Rafael parece ser superior relativamente à concorrência. A sua capacidade incrível de assistir os colegas, de tomar quase sempre a decisão acertada e de ler o jogo como poucos são atributos que fazem do jovem português um dos melhores bases a atuar em Portugal. A juntar a isso, Lisboa segue de forma exemplar o sistema de jogo em que está inserido, adicionando naturalmente o seu requinte técnico nas suas ações.

Em termos atléticos, Rafael não é de estatura elevada (1.82 metros), algo que o pode comprometer várias vezes em termos defensivos. Mas não seja este o revés que lhe impeça de singrar!

Mentalmente, Rafael não transmite a mesma personalidade extrovertida e positiva que o pai antes demonstrava, nem é o líder dentro de campo que se pede por vezes. Contudo, denota-se, pela entrega que tem ao jogo, a presença de um «animal de competição» destemido, sem medo de enfrentar os desafios.

Rafael Lisboa é um vencedor desde pequeno. Conjugando isso com a influência que acarreta na equipa, o jovem de 20 anos tem tudo para trilhar um caminho épico (que já iniciou) na sua carreira, e superar alguns números que o pai já efetuou um dia.

Foto de Capa: FPB

Artigo revisto. 

Diogo Silva
Diogo Silvahttp://www.bolanarede.pt
O Diogo lembra-se de seguir futebol religiosamente desde que nasceu, e de se apaixonar pelo basquetebol assim que começou a praticar a modalidade (prática que durou uma década). O diálogo desportivo, nas longas viagens de carro com o pai, fez o Diogo sonhar com um jornalismo apaixonado e virtuoso.

Subscreve!

Artigos Populares

Gabriel Veron emprestado pelo FC Porto ao CD Nacional até ao final da temporada

Após regressar ao FC Porto em dezembro, Gabriel Veron será emprestado ao CD Nacional até ao final da atual temporada.

Crystal Palace define preço para vender Marc Guéhi no mercado de janeiro

Marc Guéhi termina o contrato com o Crystal Palace no final da temporada e o clube já definiu o preço para o vender durante o mercado de inverno.

Vitória SC ganha o 3.º título da sua história: quais foram os outros dois?

O Vitória SC venceu o Braga por 2-1 e conquistou a Taça da Liga. É o terceiro título da sua história, após Supertaça e Taça de Portugal.

Beni Mukendi percorreu todo o campo de joelhos após conquistar a Taça da Liga

Depois do triunfo histórico frente ao Braga na final da Taça da Liga, o médio angolano do Vitória SC, Beni Mukendi, fez todo o campo de joelhos.

PUB

Mais Artigos Populares

3 clubes onde Ruben Amorim pode continuar a carreira

A saída de Ruben Amorim do United não deve ser lida apenas como um fracasso isolado, mas como um momento entre rutura e clarificação

José Enamorado assina pelo Grémio de Luís Castro

O Grémio de Luís Castro anunciou, no passado sábado, a contratação do extremo José Enamorado, proveniente do Junior Barranquilla.

Pedro Neto | O Ás de Trunfo esquecido

Nas últimas duas épocas, os números em assistências e ações decisivas acompanham o impacto visual que Pedro Neto tem em campo.