O basquetebol espanhol voltou da melhor forma. A competição regressou no passado dia 17 de junho, e a fase de grupos já foi concluída – com várias surpresas.

A cidade de Valência acolhe este novo formato da Liga de Basquetebol, que contou, ao longo da semana, com jogos das doze equipas melhor classificadas até à data da suspensão da competição.

Do grupo A, da qual faziam parte Unicaja, Joventut, Bilbao e Tenerife, são o Barcelona e o Baskonia que seguem para as meias-finais. A equipa catalã, que alcançou o primeiro lugar com oito pontos, teve uma fase de grupos tranquila, na qual foi apenas derrotada no último encontro, frente ao Tenerife. O jogo terminou com um 86-87 no marcador.

Já a passagem do Baskonia às meias-finais não se pode considerar assim tão tranquila. A equipa só conseguiu alcançar a próxima fase devido ao confronto direto com o Unicaja, pois até a diferença entre pontos marcados e pontos concedidos das formações era a mesma. Ambas as equipas conseguiram três vitórias e duas derrotas, mas o jogo que definiu a passagem do Baskonia foi o encontro entre as duas, onde a equipa basca venceu no tempo extra por 87-86.

Anúncio Publicitário

O grupo B foi o grupo das surpresas. O Real Madrid, que era segundo classificado da Liga, apenas com dois pontos de desvantagem em relação ao Barcelona, não se conseguiu apurar para a fase seguinte. A vitória do San Pablo Burgos no jogo contra a equipa da capital espanhola prevaleceu na decisão. Já o primeiro classificado do grupo, o Valencia, teve uma campanha tranquila, na qual venceu quatro dos cinco jogos disputados e só perdeu contra o… Real Madrid.

Uma das equipas que melhor campanha fez no campeonato até à suspensão do mesmo foi a surpresa negativa no retorno da competição. O Zaragoza só venceu um encontro, arrecadando apenas dois pontos e o último lugar da classificação do grupo.

Os jogos das meias-finais e da final serão disputados num só encontro, não existindo lugar para uma segunda mão. Nas meias-finais, o Barcelona defronta o San Pablo Burgos e o Valencia defronta o Baskonia. Os vencedores dos encontros vão disputar a final a 30 de junho, onde o vencedor será consagrado campeão da Liga.

Foto de Capa: ACB

Artigo revisto

Comentários

Artigo anterior«A Pequeníssima»
Próximo artigoJulian Weigl: Uma luz no miolo da escuridão encarnada
A Andreia é estudante de Ciências da Comunicação na Universidade Lusófona do Porto. Depois de ter praticado basquetebol durante anos, encontrou no desporto e no jornalismo a sua maior paixão. Um dos maiores desejos é ser uma das vozes das mulheres no mundo do desporto porque também é disso que o jornalismo se trata. Desporto, jornalismo e paixão são as três palavras que definem a vida da Andreia e vai ser sempre assim.                                                                                                                                                 A Andreia escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.