Já estamos a apenas um mês do fim da fase regular e Pascal Siakam continua a ser um completo desconhecido para uma boa parte dos adeptos da NBA. Como assim? O poste camaronês é o candidato número um ao prémio de Most Improved Player e é peça chave naquela que continua a ser, na minha opinião, a maior candidata do Este a chegar às finais.

Tenho acompanhado alguns jogos dos Raptors este ano e vi neste domingo o jogo contra os meus Heat. Duas coisas saltam constantemente à vista: em primeiro lugar, os Raptors jogam isto como poucos. É incrível o trabalho de Nick Nurse. Em segundo lugar, Pascal Siakam. Como é que um rim runner e um “jogador de equipa” (que no mundo do basquetebol é basicamente um bom jogador que nunca será mais do que uma peça secundária) na faculdade se torna o pilar ofensivo e defensivo de um candidato ao título?

O jogo de Siakam no domingo nem sequer foi nada de extraordinário em termos estatísticos, mesmo com 20 pontos. Mas a sua influência em tudo o que a equipa fez em campo, sem Kawhi Leonard, foi estupenda. Confortável com a bola na mão, a descobrir colegas e a criar para si própria, encontrando sempre a vantagem no ataque e sendo a última barreira para os Heat chegarem ao cesto, o que levou a um festival de lançamentos falhados e triplos forçados.

Siakam em ação frente aos Kings, em Sacramento
Fonte: Toronto Raptors

Mas não era suposto Pascal ser nada do que é hoje. Quando entrou na NBA, era um poste pequeno que usaria a sua velocidade e vontade para tentar integrar-se num grupo, para tentar ser parte de um plantel. Não para jogar, mas para fazer parte. Mas o que o jovem dos Raptors já exibe é surreal. Faz a turma de Toronto pensar que nem tudo ficará mal se Kawhi Leonard sair.

Siakam é a surpresa do ano, é alguém em quem o seu treinador confia cegamente, é um candidato ao All-Star no futuro e um poste que encaixa perfeitamente na NBA de hoje em dia e no que virá nos próximos tempos. É muito provavelmente a primeira peça para uma reconstrução dos Raptors caso Leonard saia e com o envelhecimento de Lowry. Um dos jogadores a manter debaixo de olho nos playoffs que se aproximam.

Foto de Capa: Toronto Raptors

Comentários