É possível odiar mas apreciar o basquetebol de James Harden?

- Advertisement -

Ponto prévio: eu odeio o basquetebol de James Harden. Não é apenas uma ligeira “comichão” que me dá quando o vejo, ou uma simples vontade de mudar de canal quando ele aparece. É a vontade de ver um qualquer Bismack Biyombo ou Jonas Valanciunas arrancar-lhe a bola das mãos com os cotovelos a atingirem-lhe a cara. Eu sei, eu sei, tenho problemas de raiva. Mas o basquetebol, pelo menos para mim, não consiste em um homem com a bola 15 segundos no topo da linha de três pontos, que decide que depois vai procurar a falta (que consegue muitas vezes) até o adversário ser obrigado a dar-lhe espaço suficiente para ele fazer o que quer.

Porém, isso não me impede de também apreciar o seu basquetebol. Confuso? Talvez, mas eu explico. A constante vitimização de Harden não me permite ver mais de dois minutos seguidos sem precisar de uma possibilidade do Burger King, mas o que o MVP faz com a bola… poucos o fazem igual. O drible como se tivesse um fio preso à bola, a capacidade para ganhar separação do seu defensor com uma simples finta de corpo ou um primeiro passo tremendo e a pontaria, seja de três pontos, seja perto do cesto, são incomparáveis.

James Harden e Kyrie Irving protagonizaram um dos grandes frente-a-frente da temporada até agora
Fonte: Houston Rockets

James Harden é o MVP com mérito, da mesma maneira que LeBron James seria. Harden é candidato ao prémio novamente, com todo o mérito. O seu desempenho nos últimos jogos, após a perda de Chris Paul, está ao nível do melhor que já se viu na NBA. O “barbas” está a levar uma equipa de Houston às costas de volta aos primeiros lugares da liga e, mais uma vez, à discussão pelo anel, de que não esteve assim tão longe no ano passado.

Tudo isso é mérito de alguém que era terceira (ou quarta?) opção em Oklahoma e que saiu para provar o seu valor, tendo conseguido. Por muito feio, secante ou “espertalhão” que seja o seu jogo (fazendo-me odiá-lo cada vez que joga), não há maneira de ignorar ou de fingir que Harden tem sido, por larga margem, o melhor jogador da NBA nas últimas semanas. É por isso (e por estar a carregar sozinho uma equipa no difícil Oeste) que tiro o meu chapéu enquanto aplaudo James Harden. Mesmo com um ódio que não sai cá de dentro.

Texto revisto por: Mariana Coelho

Foto de Capa: Houston Rockets

António Pedro Dias
António Pedro Diashttp://www.bolanarede.pt
Tem 22 anos, é natural de Paços de Ferreira e adepto do SL Benfica. Desde muito pequeno que é adepto de futebol, desporto que praticou até aos 13 anos, altura em que percebeu que não tinha jeito para a coisa. Decidiu então experimentar o basquetebol e acabou por ser amor à primeira vista. Jogou até ao verão passado na Juventude Pacense e tem o Curso de Grau I de treinador de basquetebol desde os 19. O gosto pela NBA surgiu logo quando começou a jogar basquetebol e tem vindo a crescer desde então, com foco especial nos Miami Heat.                                                                                                                                                 O António escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Braga empresta Amine El Ouazzani a clube da Ligue 1 e já é oficial

O Angers já oficializou a contratação de Amine El Ouazzani. Braga emprestou o avançado de 25 anos até ao final da época.

Benfica: Já é conhecida a hora de treino, viagem e conferência de antevisão relativo ao jogo com o St. Gallen

Já é conhecido o programa de imprensa para o St. Gallen x Benfica. Eis a hora do treino, da viagem e da conferência de antevisão.

Ibrahima Ba está de volta aos treinos do Famalicão

Ibrahima Ba já treina novamente no Famalicão. Transferência do defesa-central para o Estrasburgo de Hugo Oliveira caiu.

E se o Benfica não passar pelo St. Gallen? Eis o possível adversário dos encarnados

Se o Benfica for eliminado pelo St. Gallen, jogará a Conference League frente ao vencedor do duelo entre Sheriff e Maccabi Haifa.

PUB

Mais Artigos Populares

Braga já conhece o possível adversário na 3.ª pré-eliminatória da Conference League

O Braga já conhece os possíveis adversários na terceira pré-eliminatória da Conference League. Os minhotos têm primeiro de passar o Zeleznicar Pancevo.

Pré-época: Sporting vence Portimonense no 1º dos 2 jogos do dia

O Sporting venceu o Portimonense por 1-0. Jogo particular realizou-se esta segunda-feira à porta fechada em Lagos.

Braga conhece potencial adversário: eis o sorteio da 3ª pré-eliminatória da Conference League AO MINUTO

O Braga fica a saber esta segunda-feira quem poderá enfrentar na terceira pré-eliminatória da Conference League, caso elimine o Zeleznicar Pancevo.