Com a chegada ao fim da quinta semana da temporada regular da NBA, os LA Lakers encontram-se no topo da tabela da classificação geral da liga.

Apesar de Anthony Davis (AD) estar a lidar com uma lesão no ombro e, por isso, não estar, claramente, nem perto do seu ponto culminante (conta, mesmo assim, com 24.5 pontos por jogo, 9.2 ressaltos e mais de três bloqueios), a equipa de Los Angeles está a dar sinais de que poderá estar de volta aos seus tempos de glória.

Ao contrário de AD, LeBron James, na sua 17.ª temporada, e com o 35.º aniversário à porta, demonstra estar numa forma que ameaça emudecer todos os seus críticos. Até ao momento, LeBron James apresenta números incríveis: 25.0 pontos por jogo com 49% de lançamentos de campo e 34% de lançamentos de três, 7.6 ressaltos por jogo, 11.2 assistências por jogo (líder da liga), 1.2 roubos de bola. Para além disto, é o líder da liga em triplos duplos visto que já conta com quatro jogos em que somou dois dígitos em pontos, assistências e ressaltos.

LeBron James continua com grandes números neste início de época
Fonte: LA Lakers

De facto, os Lakers estão a ter um grande início de temporada e têm demonstrado muito boas exibições. Na minha perspetiva, o ponto forte da equipa, é a sua capacidade defensiva. Estatisticamente, os LA Lakers são a segunda equipa com menos pontos permitidos à equipa adversária apenas 100.6 pontos, são a equipa com o maior número de bloqueios por jogo (7.8 bloqueios) e a oitava equipa com maior número de roubos de bola (8.2 roubos). Para além de serem a quarta equipa com menor percentagem de lançamentos de campo permitidos, os adversários apenas conseguem acertar, em média, 42.9% dos lançamentos.

Anúncio Publicitário

Outro fator importante que explica as boas exibições da equipa, é a capacidade que a equipa tem para criar a jogada certa, para isolar um lançador consistente ou para criar espaço para lançar ou para chegar ao cesto mais facilmente. Isto comprova-se facilmente com o facto de que serem a quarta equipa com mais assistências por jogo e apresentam-se em segundo lugar em percentagem de Field Goal.

Na próxima semana, espera-lhes um calendário um pouco mais cansativo. A equipa de Los Angeles estará em viagem a maior parte do tempo nas próximas semanas. Mas com tanta rotatividade em toda a liga, os Lakers estão bem colocados no que diz respeito à construção da química e, ainda mais importante, no desenvolvimento de bons hábitos defensivos.

Qual a melhor equipa de Los Angeles?
Fonte: NBA

Em suma, julgo que a única equipa da Conferência Oeste que tem capacidade para lutar por um lugar nas finais e dificultar verdadeiramente a vida aos Lakers são os seus vizinhos de Los Angeles, os LA Clippers. Os Clippers, que já tinham uma equipa consistente o ano passado, com a chegada das dois estrelas, Kawhi Leonard (Finals MVP no ano transato) e Paul George (um dos favoritos para o prémio de MVP da temporada regular no ano anterior), tornaram-se uma das principais equipas candidatas ao título. Espera-se, por isso, uma batalha imperdível em Los Angeles.

Foto de Capa: LA Lakers

Revisto por: Jorge Neves

Comentários