Última horaEm Portugal, as listas são horizontais, em Espanha, são verticais: o Real Bétis também é uma escola de extremos (e Souleymane Faye passou por lá)
Publicidade

Não era segredo

Gustavo Carvalho · 2 min

Vê mais Bola na Rede no teu Discover Seguir no Google

Este é, provavelmente, o texto de opinião mais fácil de escrever. Os Warriors saíram vitoriosos do jogo três. Vencem agora por 3-0 e nunca ninguém recuperou de uma desvantagem tão funda. Eu acho que os Warriors, em princípio, ganham. Não sei, digo eu…

Isto era o que se previa: “Atenção aos Rockets!”, “Olha que os Rockets, este ano, cuidado com eles”, deram luta e perderam. Tal como esta, muitas outras foram as narrativas que tentaram apimentar o desfecho. Entende-se – a NBA vive disso. Não deixa de ser um produto, e compra-se mais facilmente se deixar os fãs na expetativa pela consagração. Mas nunca houve qualquer dúvida de que os Warriors são a melhor equipa. Aliás, em fevereiro, no primeiro texto que escrevi para o Bola na Rede, terminei a minha análise sobre o que seria a época regular após o All-Star Weekend com a seguinte frase: “A NBA é isto, e no final ganham os Warriors.” E eu estou longe de ser um génio, era deveras previsível.

A típica questão do: “Será que isto – o facto de nos últimos quatro anos as finais terem sido sempre Warriors vs Cavaliers – é saudável para a liga?”. A resposta é, obviamente, as outras equipas que mudem. Nada disto é justo e não é suposto ser. É desporto. Há a opção choramingar e a opção tentar derrotar os Warriors. Isto, quando muito, é bom para a liga – tem é de existir a mentalidade de “vamos ser melhores que eles” e não “eles não deviam ser tão bons”.

Posto isto, o que esperar para o próximo ano?

Os Sixers, recentemente mergulhados num escândalo no mínimo caricato, vão dar bastante luta no Este. Os Celtics, se saudáveis, podem, pelo menos, quebrar com a tradição Cavs vs Warriors. LeBron vai dizer adeus a Ohio e embarcar numa viagem para o Oeste – resta saber se vão voltar a queimar as camisolas dele em Cleveland.

JR Smith é conhecido por ser temperamental, mas a sua desatenção nos segundos finais do jogo 1 excedeu o limite do aceitável
Fonte: Cleveland Cavaliers

Não me quero repetir, só que torna-se complicado ver alguma equipa a fazer frente aos Warriors caso mantenham as suas principais peças. Espero muitas surpresas nesta offseason e anseio para que alguém aposte tudo em derrotar os Warriors. A parte divertida da NBA passa muito por aí: as equipas têm sempre um prazo de validade e é preciso ir adquirindo produtos novos, vê-los crescer, vê-los morrer, e repetir, repetir, repetir.

A NBA é isto, e no próximo final espero que não ganhem os Warriors.

Foto de Capa: NBA

Artigo revisto por: Rita Asseiceiro

Gustavo Carvalho

Redação Bola na Rede · ver artigos

Continua a ler

as mais recentes
Opinião

Em Portugal, as listas são horizontais, em Espanha, são verticais: o Real Bétis também é uma escola de extremos (e Souleymane Faye passou por lá)

SEVILHA, ESPANHA- Ao pensarmos em escolas de formação, com a sua especialidade em extremos, o nosso cérebro vai pensar automaticamente no Sporting. Cristiano Ronaldo, Nani, Simão Sabrosa e Ricardo Quaresma são o expoente máximo de craques saídos da cantera do emblema do José de Alvalade, capazes de fazer magia a partir da linha, procurando espaços interiores ou dando profundidade nas zonas exteriores, aliando-se ao lateral. Nos últimos anos, Espanha assumiu-se como o país protagonista no futebol, não apenas nos seniores, mas também na formação. As academias ganharam um papel importante no desenvolvimento do desporto rei desde a viragem do século, com vários emblemas a apostarem na manutenção e criação de infraestruturas para que os atletas possam atingir os níveis máximos. As conquistas do Euro 2024 e do Mundial 2026 provam este ponto. São a cereja no topo do bolo de um processo que obviamente não se construiu de um dia para o outro.

Ricardo João Lopes · 7 min de leitura
Ler a crónica
Opinião

Denílson no Real Bétis: o brasileiro que encantou Manuel Lopera e que chegou a deter o título de jogador mais caro da história

SEVILHA, ESPANHA- Em 1997, o mundo preparava-se já para a viragem do século, com todos os países do mundo ocidental a procurarem a modernização e o protagonismo global. No futebol, não era distinto. Vivíamos os primeiros anos da Premier League, que procurava destronar a Serie A como o campeonato mais poderoso do mundo. Os ingleses tinham dinheiro e queriam a maior audiência possível, proporcionando assim ao espetador os melhores encontros possíveis. Era uma batalha entre poderosos, que hoje em dia é quase inimaginável. Em Espanha, a La Liga tinha uma boa cotação, mas ainda não estava no mesmo patamar que as suas congéneres. No entanto, o caminho traçado era claro. Ainda em 1990, o governo espanhol, farto de ver os clubes a gerarem prejuízos dantescos, criou a Ley del Deporte, que levava a que os clubes profissionais criassem uma Sociedade Anónima Desportiva. A partir desse momento, as instituições também passavam a ser empresas. Os únicos que escaparam a isto (por terem fechado as contas no positivo)? Barcelona, Real Madrid, Athletic e Osasuna. Presentemente, estes quatro emblemas continuam a pertencer aos sócios.

Ricardo João Lopes · 7 min de leitura
Ler a crónica

Newsletter Bola na Rede

Estamos a preparar a newsletter do Bola na Rede. Deixa o teu email e és dos primeiros a recebê-la. Sem spam.

Feito. Ficas na lista e avisamos-te quando arrancar.