📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

NBA | O Fracasso dos LA Lakers

- Advertisement -

A temporada regular da NBA, estando muito próxima do fim, encontra-se neste momento numa fase decisiva. No entanto, na Conferência Oeste já estão praticamente decididas as equipas que alcançarão a fase final. Warriors, Nuggets, Thunder, Rockets, Trail Blazers, Spurs, Jazz e Clippers. Só resta fazer as contas finais e saber em que posições ficam colocadas.

Desta forma, é quase certo que os Lakers, liderados por LeBron James, não alcançam os playoffs, ficando muito aquém daquilo que era esperado da famosa franquia de Los Angeles, que esta temporada contratou o melhor jogador da liga na última década (ou mais até). As principais razões para esta época fracassada baseiam-se, a meu ver, em três fatores: as lesões que ocorreram durante a temporada, que incluem jogadores fundamentais como LeBron James e Lonzo Ball, a incompetência de Luke Walton e, por último, a incompetência de Magic Johnson e Rob Pelinka.

Vou começar por falar da lesão que mais afetou os Lakers, a lesão de LeBron James, o melhor e mais influente jogador do plantel. Relembro que, antes da sua lesão, a equipa ocupava o quarto lugar e competia num ritmo bastante aceitável. Depois da sua lesão, a equipa perde ritmo, critério no passe, espírito ganhador e um jogador capaz de decidir jogos seja pela sua capacidade de enfrentar qualquer defensor e marcar ou pela sua capacidade de assistir, e assim perde 11 dos 17 jogos seguintes e, por isso, desce na tabela classificativa.

Outra lesão que afetou e ainda afeta o estilo de jogo dos Lakers é a lesão de Lonzo Ball. Para muitos críticos, comentadores desportivos e adeptos do desporto, Lonzo não tem qualidade suficiente e não merece um lugar no plantel. Para mim, Lonzo Ball, apesar de não ser um jogador estatisticamente muito bom, é um criador de jogo de qualidade e um excelente defensor, o que neste momento faz muita falta à equipa.

Em segundo lugar, o que eu penso ter sido um fator determinante para o insucesso dos Lakers nesta temporada é a incapacidade de Luke Walton. Assisti a muitos jogos (quase todos) e notei uma enorme falta de critério na troca dos jogadores, na gestão da equipa e, além disso, culpo Luke Walton, principalmente pela falta de qualidade de jogo e de movimentação que a equipa demonstrou em variados encontros. Os Lakers já tiveram treinadores de grande qualidade que ficaram para a história, como Pat Riley ou Phil Jackson, mas não me parece que Luke seja um deles.

Walton também tem culpas no momento da equipa
Fonte: NBA

Por último, considero que Magic Johnson e Rob Pelinka têm uma grande parte da responsabilidade nos maus resultados desportivos desta época. Na minha modesta opinião, a contratação de jogadores foi terrível.

Depois de ver LeBron James a chegar a Los Angeles para vestir a Jersey dos Lakers, tinham de o rodear com bons atiradores, por exemplo, seria melhor opção se tivessem mantido Julius Randle e Brook Lopez, que, ao longo desta temporada, revelaram ser atiradores bastante razoáveis e, para além disso, têm bastante margem de progressão. Depois, a contratação de Michael Beasley, Lance Stephenson e agora recentemente Muscala e Bullock são, no mínimo, desnecessárias.

Da mesma forma, Rondo acrescenta muita qualidade de passe, visão de jogo e experiência, mas é mais um playmaker, para além de LeBron e Lonzo Ball. (Concluindo, a equipa não tem um único atirador de confiança para além de LeBron James, que é um atirador bastante razoável.) Como se isto não bastasse, Magic e Pelinka provocaram uma enorme instabilidade nos elementos mais jovens do plantel, (Kuzma, Ingram e Lonzo) quando deixaram que houvesse fuga de informação acerca da troca de Anthony Davis que nem chegou a acontecer.

Por todas estas razões, sinto que na próxima temporada os Lakers vão contratar outro treinador e principalmente contratar jogadores de qualidade, isto se quiserem chegar aos playoffs e quiserem lutar pelo título.

Texto revisto por: Mariana Coelho

Foto de Capa: NBA

José Alberto Machado
José Alberto Machadohttp://mariooliveira
Apaixonado por jornalismo, por futebol e cheio de vontade desta fusão a sua vida. Licenciado em Ciências da Comunicação: Jornalismo, Assessoria e Multimédia, não passa um dia sem folhear jornais. Passou ao lado de uma péssima carreira de jogador de futebol, mas está à procura do seu espaço no jornalismo desportivo português. De caneta ou teclado em punho, tem dois objetivos quando escreve um artigo: que ninguém perceba qual o clube do seu coração e que, mesmo quem não goste de futebol, goste de ler o artigo..                                                                                                                                                 O José escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

6 derrotas consecutivas e 5 jogos sem marcar: o recente registo complicado de José Mourinho na Champions League

O Benfica perdeu com o Bayer Leverkusen por 1-0 na Champions League. Foi a sexta derrota consecutiva de José Mourinho na prova.

Cruzeiro de Leonardo Jardim vence e fica a 2 pontos da liderança do Brasileirão

O Cruzeiro de Leonardo Jardim venceu fora de casa o Grêmio por 1-0 na jornada 32 do Brasileirão. Golo de Fabrício Bruno.

NBA: Neemias Queta faz um dos melhores jogos da carreira e Boston Celtics vence

Os Boston Celtics venceram esta madrugada os Washington Wizards por 136-107. Neemias Queta fez um dos melhores jogos da carreira.

Portugal volta a perder lugar extra na Champions League: Há atualização no ranking

Portugal volta a perder 2.º lugar na corrida por um lugar extra na Champions League. Neste momento, não teria direito.

PUB

Mais Artigos Populares

José Mourinho e uma passagem do Benfica na Champions League: «Ninguém me vai convencer de que estamos fora»

O Benfica perdeu em casa com o Bayer Leverkusen por 1-0 na quarta jornada da Champions League. José Mourinho falou sobre as chances encarnadas.

Luís Castro deixa comando técnico do Al Wasl após empate frente ao Al Muharraq de Nandinho

Luís Castro já não é treinador do Al Wasl. O técnico português deixou o clube dos Emirados Árabes Unidos após o empate frente ao Al Muharraq de Nandinho.

Kasper Hjulmand elogia jogador do Bayer Leverkusen e enaltece triunfo com o Benfica: «Foi uma luta e uma vitória muito importante»

Kasper Hjulmand fez a análise do Benfica x Bayer Leverkusen em conferência de imprensa. O técnico dinamarquês elogiou Patrik Schick.