📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Ticha Penicheiro: o reconhecimento de uma das melhores da história | WNBA

- Advertisement -

Das ruas da Figueira da Foz e do pavilhão do Ginásio Figueirense para ser uma das melhores de sempre. Depois de a WNBA (Women’s National Basketball Association) lançar a lista das 25 melhores jogadoras de sempre da Liga, aquilo que se ambicionava e era expectável aconteceu.

Ticha Penicheiro está presente nessa mesma lista, sendo a única jogadora europeia incluída. A portuguesa acumula este grande feito com outros, como a lista de 15 e 20 melhores jogadoras nos primeiros 15 e 20 anos de WNBA, para além de, nada mais, nada menos do que a presença no Hall of Fame do basquetebol feminino norte-americano.

Patrícia Nunes Penicheiro, ou Ticha, como é nossa bem conhecida, brilhou pelos pavilhões norte-americanos até 2012, mas o seu nome continua em altas. Deixou marca e é considerada uma das grandes lendas do basquetebol feminino.

Podemos até falar dos números e recordes, de ser quatro vezes All Star, duas vezes All-WNBA First Team e detentora do maior número de assistências da competição até 2017, mas ficará sempre na memória a forma como Ticha jogava.

No currículo, conta com as origens da Figueira da Foz, a passagem ainda vitoriosa pela União Desportiva de Santarém e os altos voos para os Estados Unidos.

Marcou passo na Universidade de Old Dominion e, em 1998, foi draftada pelas Sacramento Monarchs. (Se isto de portugueses em Sacramento for, efetivamente, um bom presságio, Neemias Queta está bem encaminhado para fazer ainda mais história.)

Ao serviço das Monarchs, Ticha não fazia nada mais do que brilhar. No final da sua primeira época, terminou em terceiro lugar na votação para Rookie do ano. Pouco mais de 20 anos depois, Ticha continua a ser enaltecida e galardoada com as mais diferentes distinções.

Se há alguém que deveríamos enaltecer e fazê-lo com todo o orgulho é, também, Ticha –nunca virou a cara à luta e partiu em busca do seu sonho.

Pelo caminho, bateu recordes, marcou e inspirou gerações e, mesmo sem jogar, continua a fazê-lo. Passaram 20 anos e Ticha é, indiscutivelmente, uma das melhores de sempre naquilo que sempre gostou de fazer: jogar basquetebol.

A WNBA abriu ainda uma votação pública para a eleição da melhor jogadora de sempre da competição, mas, independentemente de qualquer resultado, a Ticha Penicheiro é a nossa melhor do mundo.

Foto de capa: FPB

Artigo revisto por Andreia Custódio

Andreia Araújo
Andreia Araújohttp://www.bolanarede.pt
A Andreia é licenciada Ciências da Comunicação, no ramo de Jornalismo. Depois de ter praticado basquetebol durante anos, encontrou no desporto e no jornalismo as suas maiores paixões. Um dos maiores desejos é ser uma das vozes das mulheres no mundo do desporto e ambição para isso mesmo não lhe falta.

Subscreve!

Artigos Populares

Thomas Frank com muitos elogios a reforço do Tottenham: «Gosto da sua ética de trabalho»

Thomas Frank falou de Xavi Simons, reforço do Tottenham. O treinador deixou elogios ao jogador, ainda a adaptar-se à Premier League.

Uruguai envia mensagem a Ronald Araújo após viagem de cura espiritual

Ronald Araújo viajou para Israel num retiro espiritual. Central uruguaio atravessa período conturbado e recebeu apoio.

Manchester City pode bater recordes e prepara proposta de 120 milhões de euros por mais um avançado

Estêvão é alvo do Manchester City. Emblema inglês está de olho no extremo do Chelsea e prepara proposta milionária pelo brasileiro.

A odisseia de Tiago Gouveia no Nice

Tiago Gouveia saiu do Benfica por empréstimo, com opção de compra para o Nice, no fim do último mercado de verão.

PUB

Mais Artigos Populares

5 jogadores de Portugal no Mundial Sub-17 que podem ser aposta no Benfica

Benfica foi o clube mais representado na seleção nacional com nove jogadores e entre esses nomes, há cinco que se destacaram

Gabriel Jesus foi inscrito na Champions League e Arsenal recua numa possível saída para o Brasileirão

Gabriel Jesus entra na lista A da UEFA e ganha nova oportunidade no plantel, decisão arrefece o interesse do Palmeiras e do Flamengo.

Médio do Real Madrid falha Manchester City e amplia lista de baixas do clube espanhol

Eduardo Camavinga sofre problema no tornozelo e junta-se ao crescente boletim clínico do Real Madrid antes do jogo contra o Manchester City.