📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Ticha Penicheiro: o reconhecimento de uma das melhores da história | WNBA

- Advertisement -

Das ruas da Figueira da Foz e do pavilhão do Ginásio Figueirense para ser uma das melhores de sempre. Depois de a WNBA (Women’s National Basketball Association) lançar a lista das 25 melhores jogadoras de sempre da Liga, aquilo que se ambicionava e era expectável aconteceu.

Ticha Penicheiro está presente nessa mesma lista, sendo a única jogadora europeia incluída. A portuguesa acumula este grande feito com outros, como a lista de 15 e 20 melhores jogadoras nos primeiros 15 e 20 anos de WNBA, para além de, nada mais, nada menos do que a presença no Hall of Fame do basquetebol feminino norte-americano.

Patrícia Nunes Penicheiro, ou Ticha, como é nossa bem conhecida, brilhou pelos pavilhões norte-americanos até 2012, mas o seu nome continua em altas. Deixou marca e é considerada uma das grandes lendas do basquetebol feminino.

Podemos até falar dos números e recordes, de ser quatro vezes All Star, duas vezes All-WNBA First Team e detentora do maior número de assistências da competição até 2017, mas ficará sempre na memória a forma como Ticha jogava.

No currículo, conta com as origens da Figueira da Foz, a passagem ainda vitoriosa pela União Desportiva de Santarém e os altos voos para os Estados Unidos.

Marcou passo na Universidade de Old Dominion e, em 1998, foi draftada pelas Sacramento Monarchs. (Se isto de portugueses em Sacramento for, efetivamente, um bom presságio, Neemias Queta está bem encaminhado para fazer ainda mais história.)

Ao serviço das Monarchs, Ticha não fazia nada mais do que brilhar. No final da sua primeira época, terminou em terceiro lugar na votação para Rookie do ano. Pouco mais de 20 anos depois, Ticha continua a ser enaltecida e galardoada com as mais diferentes distinções.

Se há alguém que deveríamos enaltecer e fazê-lo com todo o orgulho é, também, Ticha –nunca virou a cara à luta e partiu em busca do seu sonho.

Pelo caminho, bateu recordes, marcou e inspirou gerações e, mesmo sem jogar, continua a fazê-lo. Passaram 20 anos e Ticha é, indiscutivelmente, uma das melhores de sempre naquilo que sempre gostou de fazer: jogar basquetebol.

A WNBA abriu ainda uma votação pública para a eleição da melhor jogadora de sempre da competição, mas, independentemente de qualquer resultado, a Ticha Penicheiro é a nossa melhor do mundo.

Foto de capa: FPB

Artigo revisto por Andreia Custódio

Andreia Araújo
Andreia Araújohttp://www.bolanarede.pt
A Andreia é licenciada Ciências da Comunicação, no ramo de Jornalismo. Depois de ter praticado basquetebol durante anos, encontrou no desporto e no jornalismo as suas maiores paixões. Um dos maiores desejos é ser uma das vozes das mulheres no mundo do desporto e ambição para isso mesmo não lhe falta.

Subscreve!

Artigos Populares

Lyon de Paulo Fonseca interessado em defesa do Chelsea

O Lyon está interessado em contratar Axel Disasi já em janeiro. Enzo Maresca não conta com o atleta francês, que treina à parte do plantel principal.

Novo treinador da Fiorentina acusa jogador de se recusar a bater um penálti e caos está instalado com mensagens apagadas nas redes sociais

Paolo Vanoli, técnico recém-chegado à Fiorentina, acusou Albert Gudmundsson de se recusar a bater um penálti. O atleta chegou a desmentir.

Alfred Schreuder é o novo treinador do Al Diriyah

Alfred Schreuder é o novo treinador do Al Diriyah. O técnico já passou por clubes como Club Brugge, onde foi campeão, Ajax, Al Ain e Al Nasr.

Francesco Farioli analisa vitória do FC Porto e elogia adversário: «Parabéns a Bacci e ao Tondela pelo comportamento»

Francesco Farioli analisou o desfecho do encontro entre o Tondela e o FC Porto. Dragões ganharam por 2-0 na Primeira Liga.

PUB

Mais Artigos Populares

Cristiano Bacci após derrota frente ao FC Porto: «Foram 2 golos de borla na minha opinião»

Cristiano Bacci analisou o desfecho do encontro entre o Tondela e o FC Porto. Dragões ganharam por 2-0 na Primeira Liga.

Samu Agehowa: «Sabemos que estamos numa posição privilegiada, mas o campeonato não se ganha em dezembro»

Samu Aghehowa analisou o desfecho do encontro entre o Tondela e o FC Porto. Dragões ganharam por 2-0 na Primeira Liga.

Victor Froholdt: «Não jogámos com a intensidade que queríamos, mas mostrámos outra vez do que somos feitos, somos uma equipa forte»

Victor Froholdt analisou o desfecho do encontro entre o Tondela e o FC Porto. Dragões ganharam por 2-0 na Primeira Liga.