📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Zion Williamson | «O Bullie» dos tempos modernos

- Advertisement -

Zion Williamson tem feito uma época discreta, debaixo do radar, mas os números não deixam escapar a sua grandeza: são 26.4 pontos, 7.1 ressaltos, 3.5 assistências, uma eficácia incrível de 62% em lançamentos de campo e uma PER (estatística que mede o rendimento individual do atleta) de 31 (!!!), que é, nada mais nada menos, a terceira melhor da liga.

Estamos a falar de números absolutamente fantásticos para um «menino» que apenas cumpriu 68 jogos oficiais desde que foi draftado em 2019. Não sei se é o jogador mais maturo dentro/fora de campo, mas há poucos com a sua (curta) experiência que têm a vontade e a competitividade de Zion – e isso, claro, também faz a diferença – alicerçada a uma confiança que parece não ter fim.

NÃO É DE AGORA…

Zion está nos holofotes dos orgãos de comunicação social norte americanos há uns bons anos e a expectativa que lhe foi compelida, acabou sempre correspondida. A espetacularidade dos afundanços, a potência, a força física, a capacidade de dominar jogadores onde quer que jogasse, enfim, independetemente do grau competitivo, Zion nunca teve grandes dificuldades em impor o seu estilo de jogo. Com que fundamento o jogador foi levantado para a ribalta?

É uma resposta relativamente fácil de explanar, até porque quem o vê numa fotografia fica logo pasmado com a sua brutalidade física. Zion nem é dos jogadores mais altos, mas tem uma força e umas características que o fazem ser um dos atletas mais dominantes da história da liga. É corpolento, forte no arranque, gigante no salto, brutal na zona pintada, tudo isto, sendo um extremo ‘baixinho’ com 2 metros, porém acartando uns impressionantes 128 kg (!).

Como disse, Zion tem estado no foco de todas atenções há imensos anos, e resultado da sua capacidade em transição, potência, drible e supremacia perante os adversários, as comparações com os «astros» surgiram com naturalidade. LeBron James foi quem mais se ouviu falar para estabelecer comparações…No entanto, apesar de terem números semelhantes (com a mesma idade) e «algumas» parecenças em termos de características, não me parece a melhor comparação para o jovem dos Pelicans. Aliás, Rick Carslile, treinador dos Mavericks, fez a comparação brilhante de atribuir a Zion o «Shaquille O’Neal dos tempos que correm».

E é isso, Zion, à semelhança do ex-poste lendário, faz da sua primazia o bully ball, ou seja, utiliza a sua dimensão física como proeminência, onde ninguém é capaz de travar o jovem num «duelo de corpos». Dúvido que alguém goste de defender Zion de costas para o cesto, seja um poste, um extremo, base…Creio que Zion também não esteja muito preocupado com quem se apresente à sua frente.

Em sintonia com isto, o jovem de 20 anos tem uma garra e confiança que rememora um pouco O’Neal, porque para além de acarretar todas as habilidades motoras, físicas e técnicas, tem essa confiança que lhe permite singrar. Por fim, o que também tornou, esta temporada, um sucesso para Zion (até ao momento), foi o sistema proporcionado por Steve Van Gundy, que lhe permite ocupar os espaços certos e ser um perigo com e sem bola. Zion até pode não ser dos jogadores mais refinados que já vimos jogar, mas a margem para evoluir é tanta que fica complicado dizer que ele não será um dos melhores de todos os tempos.

Foto de Capa: NBA

Diogo Silva
Diogo Silvahttp://www.bolanarede.pt
O Diogo lembra-se de seguir futebol religiosamente desde que nasceu, e de se apaixonar pelo basquetebol assim que começou a praticar a modalidade (prática que durou uma década). O diálogo desportivo, nas longas viagens de carro com o pai, fez o Diogo sonhar com um jornalismo apaixonado e virtuoso.

Subscreve!

Artigos Populares

Ex-FC Porto Luís Díaz em Inglaterra: «Foi um jogador muito bom para o Liverpool, mas não foi excecional»

Jamie Carragher, ex-jogador do Liverpool, deu a sua opinião sobre a passagem de Luis Díaz por Anfield e a venda para a Alemanha.

Cucurella revela que podia ter rumado a outro gigante da Premier League: «Eu queria ir»

Marc Cucurella queria ter rumado ao Manchester City. No entanto, o Brighton e os Citizens não chegaram a alcançar acordo.

Arouca discute futuro de Vasco Seabra após goleada pesada com o Braga

O Arouca está a refletir a continuidade de Vasco Seabra. Lobos encontram-se no penúltimo lugar da Primeira Liga.

Yaya Sithole vai ser baixa no CD Tondela após ser convocado para a CAN 2025

Yaya Sithole foi convocado para competir na CAN pela Seleção da África do Sul. Será assim baixa do CD Tondela até ao fim da sua participação.

PUB

Mais Artigos Populares

Ibrahima Camará em prisão preventiva por alegada violação

Ibrahima Camará, jogador com passagens pelo Braga, Moreirense e Boavista, foi colocado em prisão preventiva devido a uma alegada violação.

Espanha bate Alemanha e é bicampeã da Liga das Nações Feminina

A Espanha venceu a Alemanha por 3-0 e conquistou assim a Liga das Nações Feminina. Clàudia Pina bisou na partida.

FC Porto e Vitória SC finalizam quartos de final da Taça da Liga: Onde ver o jogo?

O FC Porto vai enfrentar esta quinta-feira o Vitória SC na Taça da Liga. Jogo será transmitido na Sport TV 1.