Zion Williamson | «O Bullie» dos tempos modernos

- Advertisement -

Zion Williamson tem feito uma época discreta, debaixo do radar, mas os números não deixam escapar a sua grandeza: são 26.4 pontos, 7.1 ressaltos, 3.5 assistências, uma eficácia incrível de 62% em lançamentos de campo e uma PER (estatística que mede o rendimento individual do atleta) de 31 (!!!), que é, nada mais nada menos, a terceira melhor da liga.

Estamos a falar de números absolutamente fantásticos para um «menino» que apenas cumpriu 68 jogos oficiais desde que foi draftado em 2019. Não sei se é o jogador mais maturo dentro/fora de campo, mas há poucos com a sua (curta) experiência que têm a vontade e a competitividade de Zion – e isso, claro, também faz a diferença – alicerçada a uma confiança que parece não ter fim.

NÃO É DE AGORA…

Zion está nos holofotes dos orgãos de comunicação social norte americanos há uns bons anos e a expectativa que lhe foi compelida, acabou sempre correspondida. A espetacularidade dos afundanços, a potência, a força física, a capacidade de dominar jogadores onde quer que jogasse, enfim, independetemente do grau competitivo, Zion nunca teve grandes dificuldades em impor o seu estilo de jogo. Com que fundamento o jogador foi levantado para a ribalta?

É uma resposta relativamente fácil de explanar, até porque quem o vê numa fotografia fica logo pasmado com a sua brutalidade física. Zion nem é dos jogadores mais altos, mas tem uma força e umas características que o fazem ser um dos atletas mais dominantes da história da liga. É corpolento, forte no arranque, gigante no salto, brutal na zona pintada, tudo isto, sendo um extremo ‘baixinho’ com 2 metros, porém acartando uns impressionantes 128 kg (!).

Como disse, Zion tem estado no foco de todas atenções há imensos anos, e resultado da sua capacidade em transição, potência, drible e supremacia perante os adversários, as comparações com os «astros» surgiram com naturalidade. LeBron James foi quem mais se ouviu falar para estabelecer comparações…No entanto, apesar de terem números semelhantes (com a mesma idade) e «algumas» parecenças em termos de características, não me parece a melhor comparação para o jovem dos Pelicans. Aliás, Rick Carslile, treinador dos Mavericks, fez a comparação brilhante de atribuir a Zion o «Shaquille O’Neal dos tempos que correm».

E é isso, Zion, à semelhança do ex-poste lendário, faz da sua primazia o bully ball, ou seja, utiliza a sua dimensão física como proeminência, onde ninguém é capaz de travar o jovem num «duelo de corpos». Dúvido que alguém goste de defender Zion de costas para o cesto, seja um poste, um extremo, base…Creio que Zion também não esteja muito preocupado com quem se apresente à sua frente.

Em sintonia com isto, o jovem de 20 anos tem uma garra e confiança que rememora um pouco O’Neal, porque para além de acarretar todas as habilidades motoras, físicas e técnicas, tem essa confiança que lhe permite singrar. Por fim, o que também tornou, esta temporada, um sucesso para Zion (até ao momento), foi o sistema proporcionado por Steve Van Gundy, que lhe permite ocupar os espaços certos e ser um perigo com e sem bola. Zion até pode não ser dos jogadores mais refinados que já vimos jogar, mas a margem para evoluir é tanta que fica complicado dizer que ele não será um dos melhores de todos os tempos.

Foto de Capa: NBA

Diogo Silva
Diogo Silvahttp://www.bolanarede.pt
O Diogo lembra-se de seguir futebol religiosamente desde que nasceu, e de se apaixonar pelo basquetebol assim que começou a praticar a modalidade (prática que durou uma década). O diálogo desportivo, nas longas viagens de carro com o pai, fez o Diogo sonhar com um jornalismo apaixonado e virtuoso.

Subscreve!

Artigos Populares

Imprensa espanhola comenta papel de Bernardo Silva para José Mourinho: «O joker»

Bernardo Silva já se juntou ao grupo de trabalho do Real Madrid, passando a ser orientado por José Mourinho nos merengues.

Marco Silva e Rui Borges em extremos opostos: Benfica com regresso confirmado e Sporting ‘obrigado’ a adaptar

Marco Silva vai poder contar com Gianluca Prestianni para o embate contra o Hearts. Rui Borges não tem Maxi Araújo nos planos para o Estrela da Amadora.

Francisco Moura com porta aberta para a saída: FC Porto recebeu 2 abordagens

Francisco Moura pode abandonar o FC Porto neste mercado de transferências. O lateral não é um protagonista no Dragão.

Bernardo Silva dá-se a conhecer aos adeptos do Real Madrid

Num vídeo partilhado nas redes sociais do Real Madrid, Bernardo Silva respondeu a uma série de questões rápidas sobre si.

PUB

Mais Artigos Populares

Portugueses de regresso aos treinos do PSG: Marquinhos e Ibrahim Mbaye também se juntaram ao grupo

Depois de aproveitar as férias no seguimento do Mundial 2026, Nuno Mendes, Vitinha e João Neves iniciaram trabalhos de pré-temporada com o PSG.

Maxi Araújo renova com o Sporting: eis os detalhes

Maxi Araújo renovou o seu contrato com o Sporting. O lateral esquerdo passa a ter um vínculo válido até 2030.

Al Qadsiah quer livrar-se de ex-Benfica e pondera rescisão de contrato

O Al Qadsiah quer colocar Julian Weigl neste mercado. Brendan Rodgers não conta com o internacional alemão e todas as vias estão em aberto.