📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:
- Advertisement -

Para os ávidos consumidores de conteúdos – artísticos, informativos ou outros – é sempre difícil perceber até que ponto a realização humana que experienciam pode, ou não, ser considerada uma obra-prima. A dúvida persiste sempre. É um bom exercício que nos persegue até ao fim da nossa (curta) vida. Então, simplesmente, para alguma realização ser considerada arte, basta que esteja assinada. Seja ela de que tipo for. “Claro que isso é algo idiota!”, pensaremos nós. Bom, mas o que é certo é que algo assinado é algo obrado. Ponto final. E fazemos um parágrafo.

O mesmo se passa com a posição do base, no basquetebol. Ele assina as jogadas mais magistrais e mirabolantes, algumas nem sequer presentes no espetro do imaginário de uma única alma. Claro que ninguém joga sozinho. É um desporto coletivo. Precisa dos seus colegas. De alas. De um poste. Mas ele é um artista com a bolinha na mão e pelotas nos pés. O jogo de pés é importante. Tal como um bom boxeur. Sem ver isso, o jogador adversário perde a noção do espaço. E perde de vista o rival.

O número mágico, geralmente, a que se associa este tipo de jogadores é o cinco. Diferentemente do futebol, por exemplo, em que é o 10. Talvez por o número representar o total de jogadores com que se joga este ludo. É impossível ouvir expressões do tipo “nesta equipa és tu e mais dez!”. No máximo, seria: “és tu e mais quatro, porque se formos meia dúzia jogamos com um a mais.”. E continuaria.

Base, o jogador mais tecnicista da equipa lucia desporto.blogspot.com
Base, o jogador mais tecnicista da equipa lucia
desporto.blogspot.com

Mágicos estonteantes, assim são estes autênticos artífices. Resolvem jogos. Levantam pavilhões. Mas sobretudo são os grandes artesãos na construção do ponto. Jogar com a bola na mão parece fácil. Mas os bases talentosos parecem autênticos símios no que toca ao manejar do objeto esférico, tal a facilidade com que driblam.
Quando li a saga O Silmarilion, O Hobbit e O Senhor dos Anéis, para além de ter a felicidade de degustar uma aventura estonteante, pude aprender uma coisa: quando a coisa fica feia, a ajuda vem sempre daqueles de que menos estamos à espera. Os mais fracos, no fundo. Fracos em termos de físico, não em termos de coração. Como Spartacus disse um dia: “os combates não se ganham pela força, mas pela vontade”. É isso que os bases têm a seu favor. A discrição. A baixa estatura (na maioria dos casos). O fator surpresa. Enfim, o grande armador de jogo. Como se fosse um estratega militar. Fim do momento cromo.

E agora deixemos os bases deste mundo descansar. Na sua base, quem sabe. Longe de os querer incomodar, mas já incomodando, pois, com a assinatura, mal ou bem, esta peça transformar-se-á também numa obra. Fraca. Mas arte. Tal como os seus passes, dribles e cestos.

Subscreve!

Artigos Populares

Xavi Hernández explica atribuição da Bola de Ouro a Ousmane Dembélé: «Foram os títulos que fizeram a diferença»

Xavi Hernández falou sobre a Bola de Ouro 2025 e sobre a atribuição a Ousmane Dembélé em detrimento de Lamine Yamal.

Internacional italiano elogia José Mourinho e revela: «De vez em quando falo com ele»

Nicolo Zaniolo deixou rasgados elogios a José Mourinho. O internacional italiano confessou manter contacto com o técnico do Benfica.

Ruben Amorim pede à direção do Manchester United reforço para o setor defensivo: eis o nome desejado pelo português

Ruben Amorim quer ver chegar reforços para o setor defensivo do Manchester United. Treinador português pediu a contratação de Federico Dimarco.

FC Porto detalha as transferências do mercado de verão no Portal da Transparência

O FC Porto disponibilizou no Portal da Transparência um documento a detalhar todas as transferências do mercado de verão.

PUB

Mais Artigos Populares

Eis os onzes oficiais do Benfica e Arsenal na Champions League Feminina

O Benfica e o Arsenal de defrontam-se na segunda jornada da Champions League Feminina, no Estádio da Luz. O jogo está marcado para as 20h.

Real Madrid exige 250 milhões de euros para vender estrela da companhia

O Real Madrid está a colocar em cima da mesa a possibilidade de vender Vinícius Júnior. Arábia Saudita é pretendente de luxo.

Há novidades sobre o futuro de Raphael Guerreiro no Bayern Munique

Raphael Guerreiro não deve deixar o Bayern Munique em janeiro. Internacional português pode renovar contrato, sob condição.