📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

O início de uma era

- Advertisement -

No princípio, Deus criou os céus e a terra. A terra era informe e vazia.” (Livro do Génesis, capítulo I). Vamos falar por parábolas. Ou metáforas. James Naismith (1861-1939), professor de Educação Física, natural do Canadá mas residente nos Estados Unidos, decide criar um jogo. Vai ser o simples humano que irá, apenas e só neste pequeno ensaio, representar o papel divino.

“Fiat Lux!*” E a luz fez-se: Naismith deu a conhecer a aurora. Depois de ser educado na Universidade de McGill, no vizinho do norte dos Estados Unidos da América, onde se formou em Medicina e Teologia, foi a vez de um raio luminoso atingir a ideia cintilante que pairava na cabeça do professor. James já integrava o corpo docente da Internacional YMCA Training School, em Springfield (não a dos Simpsons, que, para quem não sabe, fica no Oregon), Massachusetts, e teve-a no saudoso ano de 1891, durante a última década do velhinho século XIX; choques imperialistas se afloravam. E Naismith decidiu que, em vez da guerra, se deveria criar um desporto mais social, onde o contato físico fosse abolido e penalizado.

James A. Naismith, o criador do Basquetebol      www.kshs.org
James A. Naismith, o criador do Basquetebol
www.kshs.org

“Haja um firmamento entre as águas para as manter separadas umas das outras.” E Deus (ou Naismith?) fez a separação de águas e decidiu que o basquetebol desenrolar-se-ia num ginásio, para ser praticado independentemente das mudanças climáticas que viessem a ocorrer. Cesto e bola são os componentes básicos. Assim estava criado um dos desportos mais famosos e emocionantes do mundo.

“No princípio” constava de nove jogadores; depois passou a sete; por fim, ficaram cinco. A estreia foi em Amsterdão, nas Olimpíadas de 1928, mas a título de apresentação – tal como nos jogos seguintes, quatro anos depois, em Los Angeles. Contudo, faz parte das modalidades olímpicas desde os Jogos de Berlim, em 1936; aí foi Jesse Owens quem brilhou. Hitler não o quis cumprimentar, a imprensa internacional denunciou. O karma tratou do assunto.

Os dois objetos mais importantes da modalidade       desporto.sapo.pt
Os dois objetos mais importantes da modalidade
desporto.sapo.pt

“Deus criou o Homem à sua imagem e semelhança (…) Ele os criou homem e mulher.” Mas no basquetebol elas foram criadas mais tarde. Só em 1976, nos Jogos Olímpicos de Montreal, tiveram o direito de ver também esta modalidade inserida na competição mais importante do mundo.

De quando em vez voltaremos ao assunto dos primórdios do basquetebol, nomeadamente na evolução dos sistemas táticos, regras e modelos de jogo, para termos uma maior noção deste espetacular desporto. “E Deus viu que isto era bom.”

“*Faça-se a luz!”

Subscreve!

Artigos Populares

José Sá faz uma das defesas do ano frente ao Manchester United de Ruben Amorim

José Sá está a ser um dos protagonistas do encontro entre o Wolverhampton e o Manchester United, jogo da Premier League.

Chelsea tropeça contra o Bournemouth e Nuno Espírito Santo soma empate

O Chelsea e o Bournemouth empataram a duas bolas durante a noite desta terça-feira, em jogo da 19.ª jornada da Premier League.

Sporting: Cádiz interessado em jogador da equipa B

David Moreira é alvo do Cádiz para o próximo mercado de transferências. O jogador representa a equipa B do Sporting.

Ivo Pinto deixa elogio a reforço do FC Porto: «Abraçou muito bem o projeto»

Ivo Pinto deixou elogios a Alberto Costa, lateral direito que reforçou o FC Porto no começo da presente temporada.

PUB

Mais Artigos Populares

Ivo Pinto e a convocatória para a seleção de Portugal: «Tenho que dar crédito a mim mesmo por ser chamado a uma seleção de...

Ivo Pinto foi convocado por Fernando Santos para a seleção de Portugal, numa fase em que ainda representava o Dínamo Zagreb.

AVS SAD pode ver avançado partir rumo a Espanha

Jordi Escobar prepara-se para deixar o AVS SAD no mercado de transferências de inverno. O jogador conta com interessados.

Sidny Lopes Cabral revela conversa com José Mourinho e fala do novo desafio no Benfica: «Não consigo descrever o quão feliz eu estou»

O Benfica confirmou a contratação de Sidny Lopes Cabral. O lateral cabo-verdiano já falou como reforço das águias.