Pau Gasol, O Rei da NBA

- Advertisement -

cab eurobasket

Cada dinastia tem, em média, direito a dois ou três reis – só em Espanha, existem tronos e reis para todos os gostos. No pavilhão, rodeado por torreões com cestos, governa Pau Gasol, um catalão que necessita, apenas, de uma bola laranja para derrubar Impérios inteiros. Durante todo o último mês, este gigante carregou sobre a Europa do basquetebol – num campeonato disputado em quatro países (Letónia, Croácia, Alemanha e França), devido à instabilidade na Ucrânia. A “fúria” derrubou turcos, germânicos, tomou a Bastilha e, vencidas as grandes batalhas, recuperou o “seu” trono, numa final de consagração, perante uma esforçada Lituânia.

Foi o terceiro título europeu da Espanha (2009, 2011 e 2015), talvez o mais difícil – e que, a certa altura, chegou mesmo a parecer improvável. O exército “rojo” apresentou-se privado de jogadores como os “norte-americanos” Marc Gasol, Ricky Rubio e José Calderón e Juan Carlos Navarro, do Barcelona; na fase de grupos, somou duas derrotas (com a Sérvia e a Itália) e chegou com (muitas) dificuldades aos oitavos-de-final, após uma apertada vitória (por 77-76) sobre a Alemanha.

Pau Gasol liderou a “fúria” espanhola
Pau Gasol liderou a “fúria” espanhola

No entanto, nunca um jogador terá sido tão decisivo como Pau Gasol, o destruidor de sonhos: como o da França, campeã em título, a quem marcou 40 (!) pontos, na meia-final da prova, cruelmente disputada em território gaulês – a certeza de o basquetebol ser um jogo colectivo saiu, dessa vez, algo combalida. No final, o balanço é esclarecedor: Gasol fixou médias de 25,6 pontos, 8,4 ressaltos e 2,3 desarmes de lançamento; a eleição de melhor jogador do campeonato foi unânime. O poste dos Chicago Bulls – e que bem lhe fica aquele encarnado – atinge, aos 35 anos, a sua plenitude enquanto atleta e basquetebolista.

Terminada a final de Lille, com o placard a marcar 80-63 para a Espanha, Sua Majestade levantou os braços para o público e, ao som dos (muitos) assobios franceses, festejou o regresso ao trono do basquetebol europeu – curiosamente, ao mesmo tempo, o seu súbdito Filipe II aplaudia nas bancadas.

Fotos: Facebook Oficial de Pau Gasol

João Amaral Santos
João Amaral Santoshttp://www.bolanarede.pt
O João já nasceu apaixonado por desporto. Depois, veio a escrita – onde encontra o seu lugar feliz. Embora apaixonado por futebol, a natureza tosca dos seus pés cedo o convenceu a jogar ao teclado. Ex-jogador de andebol, é jornalista desde 2002 (de jornal e rádio) e adora (tentar) contar uma boa história envolvendo os verdadeiros protagonistas. Adora viajar, literatura e cinema. E anseia pelo regresso da Académica à 1.ª divisão..                                                                                                                                                 O João não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Darwin Núñez perto de ver futuro resolvido: Turquia é a opção mais real

Darwin Núñez está perto de se juntar ao Besiktas por empréstimo do Al Hilal. O avançado uruguaio vai sair da Arábia Saudita, sendo a Turquia o destino mais provável.

Diogo Costa recusa desafio apresentado por André Villas-Boas para a temporada 2026/27

Diogo Costa deverá manter a camisola 99 para a nova temporada, depois de ter recusado o desafio de André Villas-Boas para assumir o número 2.

Al Hilal coloca Pedro Neto e Luis Díaz na lista de alvos para este verão

Pedro Neto e Luis Díaz são dois dos nomes que estão na mira do Al Hilal para este mercado de verão, depois da contratação de Crysencio Summerville.

Oficial: Atlético de Madrid contrata extremo ao PSG

O Atlético de Madrid oficializou a contratação de Kang-In Lee ao PSG. O extremo sul-coreano assina até 2031.

PUB

Mais Artigos Populares

José Mourinho quer mais rapidez no ataque: Eis o ponto de situação entre Real Madrid e Yan Diomande

O Real Madrid quer contratar Yan Diomande e viu uma proposta de 100 milhões ser rejeitada pelo RB Leipzig. José Mourinho tem o jogador como alvo principal.

Benfica liberta Tiago Gouveia: Extremo já tem viagem marcada

Tiago Gouveia viaja este domingo para o México e já não joga mais pelo Benfica. O extremo português tem acordo com o Atlas

Marco Rose fala sobre o interesse do Bournemouth em António Silva: «Estamos em negociações e estamos muito próximos»

António Silva está muito perto de rumar ao Bournemouth. Marco Rose confirmou o interesse dos Cherries no central português.