Pau Gasol, O Rei da NBA

- Advertisement -

cab eurobasket

Cada dinastia tem, em média, direito a dois ou três reis – só em Espanha, existem tronos e reis para todos os gostos. No pavilhão, rodeado por torreões com cestos, governa Pau Gasol, um catalão que necessita, apenas, de uma bola laranja para derrubar Impérios inteiros. Durante todo o último mês, este gigante carregou sobre a Europa do basquetebol – num campeonato disputado em quatro países (Letónia, Croácia, Alemanha e França), devido à instabilidade na Ucrânia. A “fúria” derrubou turcos, germânicos, tomou a Bastilha e, vencidas as grandes batalhas, recuperou o “seu” trono, numa final de consagração, perante uma esforçada Lituânia.

Foi o terceiro título europeu da Espanha (2009, 2011 e 2015), talvez o mais difícil – e que, a certa altura, chegou mesmo a parecer improvável. O exército “rojo” apresentou-se privado de jogadores como os “norte-americanos” Marc Gasol, Ricky Rubio e José Calderón e Juan Carlos Navarro, do Barcelona; na fase de grupos, somou duas derrotas (com a Sérvia e a Itália) e chegou com (muitas) dificuldades aos oitavos-de-final, após uma apertada vitória (por 77-76) sobre a Alemanha.

Pau Gasol liderou a “fúria” espanhola
Pau Gasol liderou a “fúria” espanhola

No entanto, nunca um jogador terá sido tão decisivo como Pau Gasol, o destruidor de sonhos: como o da França, campeã em título, a quem marcou 40 (!) pontos, na meia-final da prova, cruelmente disputada em território gaulês – a certeza de o basquetebol ser um jogo colectivo saiu, dessa vez, algo combalida. No final, o balanço é esclarecedor: Gasol fixou médias de 25,6 pontos, 8,4 ressaltos e 2,3 desarmes de lançamento; a eleição de melhor jogador do campeonato foi unânime. O poste dos Chicago Bulls – e que bem lhe fica aquele encarnado – atinge, aos 35 anos, a sua plenitude enquanto atleta e basquetebolista.

Terminada a final de Lille, com o placard a marcar 80-63 para a Espanha, Sua Majestade levantou os braços para o público e, ao som dos (muitos) assobios franceses, festejou o regresso ao trono do basquetebol europeu – curiosamente, ao mesmo tempo, o seu súbdito Filipe II aplaudia nas bancadas.

Fotos: Facebook Oficial de Pau Gasol

João Amaral Santos
João Amaral Santoshttp://www.bolanarede.pt
O João já nasceu apaixonado por desporto. Depois, veio a escrita – onde encontra o seu lugar feliz. Embora apaixonado por futebol, a natureza tosca dos seus pés cedo o convenceu a jogar ao teclado. Ex-jogador de andebol, é jornalista desde 2002 (de jornal e rádio) e adora (tentar) contar uma boa história envolvendo os verdadeiros protagonistas. Adora viajar, literatura e cinema. E anseia pelo regresso da Académica à 1.ª divisão..                                                                                                                                                 O João não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Samuel Dahl elogiado por José Mourinho após falhar convocatória da Suécia: «É um jogador de topo»

José Mourinho saiu em defesa de Samuel Dahl, após o defesa-lateral do Benfica falhar a convocatória da Suécia para os playoffs de acesso ao Mundial 2026.

Victor Froholdt reflete sobre momento de forma no FC Porto e revela: «Em dezembro e janeiro foi um pouco difícil ser decisivo»

Já em estágio com a seleção da Dinamarca, Victor Froholdt falou sobre o seu desempenho ao serviço do FC Porto, agradecendo a gestão feita por Francesco Farioli.

João Diogo Manteigas assume: «A indemnização que o Futebol Clube do Porto vai pagar ao Sport Lisboa e Benfica jamais cobrirá o dano causado»

João Diogo Manteigas exige que o FC Porto seja castigado com severidade no caso dos e-mails, que também envolve o Benfica.

Último treino de Portugal antes da viagem para o México: Pedro Gonçalves e João Neves em trabalho de recuperação

Pedro Gonçalves e João Neves fizeram trabalho de recuperação enquanto os restantes 25 convocados de Portugal estiveram sob as ordens de Roberto Martínez.

PUB

Mais Artigos Populares

Sporting: Rui Borges terá 6(!) disponíveis no regresso aos trabalhos

Rui Borges vai regressar a Alcochete na quarta-feira e o emblema de Alvalade contará apenas com seis jogadores da equipa principal.

Declan Rice e a arte rara de controlar o caos

No fundo, Declan Rice representa algo cada vez mais valioso no futebol moderno, e que por várias vezes referi, que é a consistência.

Benfica continua a renovar com jovens promessas: o próximo alvo de conversações

O Benfica deve arrancar em breve as negociações para a renovação de contrato de José Neto, lateral esquerdo do plantel.