📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Pau Gasol, O Rei da NBA

- Advertisement -

cab eurobasket

Cada dinastia tem, em média, direito a dois ou três reis – só em Espanha, existem tronos e reis para todos os gostos. No pavilhão, rodeado por torreões com cestos, governa Pau Gasol, um catalão que necessita, apenas, de uma bola laranja para derrubar Impérios inteiros. Durante todo o último mês, este gigante carregou sobre a Europa do basquetebol – num campeonato disputado em quatro países (Letónia, Croácia, Alemanha e França), devido à instabilidade na Ucrânia. A “fúria” derrubou turcos, germânicos, tomou a Bastilha e, vencidas as grandes batalhas, recuperou o “seu” trono, numa final de consagração, perante uma esforçada Lituânia.

Foi o terceiro título europeu da Espanha (2009, 2011 e 2015), talvez o mais difícil – e que, a certa altura, chegou mesmo a parecer improvável. O exército “rojo” apresentou-se privado de jogadores como os “norte-americanos” Marc Gasol, Ricky Rubio e José Calderón e Juan Carlos Navarro, do Barcelona; na fase de grupos, somou duas derrotas (com a Sérvia e a Itália) e chegou com (muitas) dificuldades aos oitavos-de-final, após uma apertada vitória (por 77-76) sobre a Alemanha.

Pau Gasol liderou a “fúria” espanhola
Pau Gasol liderou a “fúria” espanhola

No entanto, nunca um jogador terá sido tão decisivo como Pau Gasol, o destruidor de sonhos: como o da França, campeã em título, a quem marcou 40 (!) pontos, na meia-final da prova, cruelmente disputada em território gaulês – a certeza de o basquetebol ser um jogo colectivo saiu, dessa vez, algo combalida. No final, o balanço é esclarecedor: Gasol fixou médias de 25,6 pontos, 8,4 ressaltos e 2,3 desarmes de lançamento; a eleição de melhor jogador do campeonato foi unânime. O poste dos Chicago Bulls – e que bem lhe fica aquele encarnado – atinge, aos 35 anos, a sua plenitude enquanto atleta e basquetebolista.

Terminada a final de Lille, com o placard a marcar 80-63 para a Espanha, Sua Majestade levantou os braços para o público e, ao som dos (muitos) assobios franceses, festejou o regresso ao trono do basquetebol europeu – curiosamente, ao mesmo tempo, o seu súbdito Filipe II aplaudia nas bancadas.

Fotos: Facebook Oficial de Pau Gasol

João Amaral Santos
João Amaral Santoshttp://www.bolanarede.pt
O João já nasceu apaixonado por desporto. Depois, veio a escrita – onde encontra o seu lugar feliz. Embora apaixonado por futebol, a natureza tosca dos seus pés cedo o convenceu a jogar ao teclado. Ex-jogador de andebol, é jornalista desde 2002 (de jornal e rádio) e adora (tentar) contar uma boa história envolvendo os verdadeiros protagonistas. Adora viajar, literatura e cinema. E anseia pelo regresso da Académica à 1.ª divisão..                                                                                                                                                 O João não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Triunfar para sonhar | Sporting x Club Brugge

Pouco mais de três semanas depois do empate do Sporting em Turim (1-1), diante da Juventus, os verdes e brancos preparam os seus motores para novo embate da Liga dos Campeões, desta vez no Estádio José Alvalade, diante do Club Brugge.

José Mourinho mantém números e continua 100% vitorioso contra o Ajax na carreira

O Benfica venceu o Ajax por 2-0 na Champions League. Emblema neerlandês é uma das vítimas prediletas de José Mourinho.

Amar Dedic vence na Champions League ao fim de 12 derrotas e manda para longe recorde negativo de ex-Sporting

O Benfica venceu o Ajax por 2-0 na Champions League. Amar Dedic venceu na prova ao final de 12 derrotas consecutivas.

PUB

Mais Artigos Populares

Ajax entra nos livros negros dos Países Baixos na Champions League depois da derrota com o Benfica

O Benfica venceu o Ajax por 2-0 na Champions League. Neerlandeses perderam os cinco primeiros jogos na prova.

Chelsea pode vir ‘pescar’ ao Dragão e levar 2 craques do FC Porto

O Chelsea pode avançar para as contratações de Samu Aghehowa e Victor Froholdt na janela de transferências de verão.

Vangelis Pavlidis com confiança em Franjo Ivanovic: «Pode mudar a negatividade que surge e não percebo porquê»

Vangelis Pavlidis analisou o duelo entre o Ajax e o Benfica, ganho pelas águias. Jogo da quinta jornada da Champions League.