Pau Gasol, O Rei da NBA

- Advertisement -

cab eurobasket

Cada dinastia tem, em média, direito a dois ou três reis – só em Espanha, existem tronos e reis para todos os gostos. No pavilhão, rodeado por torreões com cestos, governa Pau Gasol, um catalão que necessita, apenas, de uma bola laranja para derrubar Impérios inteiros. Durante todo o último mês, este gigante carregou sobre a Europa do basquetebol – num campeonato disputado em quatro países (Letónia, Croácia, Alemanha e França), devido à instabilidade na Ucrânia. A “fúria” derrubou turcos, germânicos, tomou a Bastilha e, vencidas as grandes batalhas, recuperou o “seu” trono, numa final de consagração, perante uma esforçada Lituânia.

Foi o terceiro título europeu da Espanha (2009, 2011 e 2015), talvez o mais difícil – e que, a certa altura, chegou mesmo a parecer improvável. O exército “rojo” apresentou-se privado de jogadores como os “norte-americanos” Marc Gasol, Ricky Rubio e José Calderón e Juan Carlos Navarro, do Barcelona; na fase de grupos, somou duas derrotas (com a Sérvia e a Itália) e chegou com (muitas) dificuldades aos oitavos-de-final, após uma apertada vitória (por 77-76) sobre a Alemanha.

Pau Gasol liderou a “fúria” espanhola
Pau Gasol liderou a “fúria” espanhola

No entanto, nunca um jogador terá sido tão decisivo como Pau Gasol, o destruidor de sonhos: como o da França, campeã em título, a quem marcou 40 (!) pontos, na meia-final da prova, cruelmente disputada em território gaulês – a certeza de o basquetebol ser um jogo colectivo saiu, dessa vez, algo combalida. No final, o balanço é esclarecedor: Gasol fixou médias de 25,6 pontos, 8,4 ressaltos e 2,3 desarmes de lançamento; a eleição de melhor jogador do campeonato foi unânime. O poste dos Chicago Bulls – e que bem lhe fica aquele encarnado – atinge, aos 35 anos, a sua plenitude enquanto atleta e basquetebolista.

Terminada a final de Lille, com o placard a marcar 80-63 para a Espanha, Sua Majestade levantou os braços para o público e, ao som dos (muitos) assobios franceses, festejou o regresso ao trono do basquetebol europeu – curiosamente, ao mesmo tempo, o seu súbdito Filipe II aplaudia nas bancadas.

Fotos: Facebook Oficial de Pau Gasol

João Amaral Santos
João Amaral Santoshttp://www.bolanarede.pt
O João já nasceu apaixonado por desporto. Depois, veio a escrita – onde encontra o seu lugar feliz. Embora apaixonado por futebol, a natureza tosca dos seus pés cedo o convenceu a jogar ao teclado. Ex-jogador de andebol, é jornalista desde 2002 (de jornal e rádio) e adora (tentar) contar uma boa história envolvendo os verdadeiros protagonistas. Adora viajar, literatura e cinema. E anseia pelo regresso da Académica à 1.ª divisão..                                                                                                                                                 O João não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Ao intervalo, o Benfica vence o Real Madrid, mas está fora da Champions League: eis o que tem de mudar

O Benfica recebe o Real Madrid no Estádio da Luz. Ao intervalo, a vitória continua a deixar águias virtualmente eliminadas da prova.

Vangelis Pavlidis marca de penálti e Benfica vai para o intervalo a vencer o Real Madrid

Golo de penálti de Vangelis Pavlidis a dar a vitória aos encarnados. O Benfica recebe o Real Madrid no Estádio da Luz.

Ao intervalo: Sporting está fora do apuramento direto para os oitavos de final da Champions League

O Athletic e o Sporting enfrentam-se na noite desta quarta-feira, em jogo da oitava jornada da Champions League.

Lucas Paquetá já foi autorizado a viajar para o Brasil e prepara-se para assinar pelo Flamengo

Lucas Paquetá vai ser reforço do Flamengo a troco de 42 milhões de euros. O West Ham anunciou que já permitiu que o jogador viaje para o Brasil.

PUB

Mais Artigos Populares

Kylian Mbappé marca contra a corrente do jogo e Real Madrid mete-se a vencer o Benfica por 1-0

Kylian Mbappé apareceu de mansinho na área e cabeceou para o 1-0 merengue. O Benfica recebe o Real Madrid no Estádio da Luz.

Gorka Guruzeta volta a colocar o Athletic na frente contra o Sporting

Athletic e Sporting enfrentam-se na noite desta quarta-feira, me jogo relativo à oitava jornada da Champions League.

Al Fayha de Pedro Emanuel vence e Al Najma de Mário Silva empata na 19.ª jornada da Liga Saudita

O Al Fayha de Pedro Emanuel derrotou o Al Khaleej (3-1) e o Al Najma de Mário Silva empatou com o Al Riyadh (1-1).