A Austrália e os outros!

O ciclismo terminou com as disputas na estrada, primeiro o contrarrelógio e depois o fundo e, de forma pouco surpreendente, os da casa conquistaram os quatro ouros em disputa. Na prova individual, Cameron Meyer e Katrin Garfoot confirmaram o estatuto de maiores candidatos e venceram confortavelmente. Nos masculinos, Harry Tanfield e Hamish Bond ficaram ambos a cerca de meio minuto do australiano. Já nos femininos, Garfoot dobrou a vantagem do compatriota, à frente de Linda Villumsen e Hayley Simmonds.

Cameron Meyer a caminho do ouro
Fonte: Gold Coast 2018

Quanto à prova de fundo, o circuito junto à Praia de Currumbin foi duro o suficiente para selecionar a corrida, mas não em demasia, com em ambos os casos ciclistas rápidos a vencerem num grupo reduzido. As senhoras foram primeiro para a estrada e com aquela que era de longe a melhor equipa presente, a Austrália lançou para a vitória Chloe Hosking, uma das melhores sprinters do mundo, não dando hipóteses às concorrentes. Maior equilíbrio houve entre as restantes velocistas para chegar às medalhas e seria a neo-zelandesa Georgia Williams a ficar com a prata, enquanto que Danielle Rowe, que mudou de nacionalidade secundaria de inglesa para galesa, levou o bronze.

Para os homens, o desenrolar da prova foi semelhante e com a direito a uma bela história para contar. Após uma queda grave o ter colocado de fora das corridas durante algum tempo, Steele von Hoff regressou antes do esperado e logo na sua primeira corrida conquistou o ouro nos Jogos da Commonwealth. O País de Gales voltou a ficar entre os melhores com a prata de Jonathan Mould e Clint Hendricks deu à África do Sul o bronze. A desilusão acabou por ser Shane Archbold, um dos principais nomes apontados ao ouro, mas que lançou o sprint demasiado cedo e acabou por ter de se contentar com o sexto posto.

No final dos Jogos, além de um domínio dos atletas da casa e poucas surpresas, fica um registo para a posterioridade: Gold Coast 2018 foi quando a Austrália chegou (e ultrapassou) às 100 medalhas de ouro em ciclismo em Jogos da Commonwealth.

Foto de Capa: Gold Coast 2018

José Baptista
José Baptista
O José tem um amor eclético pelo desporto, em que o Ciclismo e o Futebol Americano são os amores maiores. É licenciado em Direito (U. Minho) e em Psicologia (U. Porto).

Subscreve!

Artigos Populares

José Mourinho explica onze do Fenerbahçe e destaca 2 suplentes do Benfica: «Tem mais opções do que eu e mais material para fazer coisas...

José Mourinho anteviu o Benfica x Fenerbahçe a poucos minutos do jogo. Encontro no Estádio da Luz determinará apurado para a Champions League depois do 0-0 na primeira mão.

As razões apontadas pela imprensa turca para a surpresa no onze do Fenerbahçe de José Mourinho para o duelo decisivo com o Benfica

O Benfica defronta o Fenerbahçe na segunda mão do playoff da Champions League. Jhon Durán foi deixado no banco por José Mourinho e esta opção tem duas justificações.

Bruno Lage explica titularidade de Leandro Barreiro frente ao Fenerbahçe: «Sinto que este é o 11 certo para interpretar a estratégia que nos permita...

Bruno Lage explicou os motivos que o levaram a apostar em Leandro Barreiro como titular do Benfica frente ao Fenerbahçe.

Tony Strata anunciado como reforço do Vitória SC

O Vitória SC confirmou a contratação de Tony Strata. O lateral-direito romeno de 20 anos deixou o Ajaccio.

PUB

Mais Artigos Populares

Eis os onzes iniciais para o Benfica x Fenerbahçe do playoff da Champions League

Já há onzes iniciais para o Benfica x Fenerbahçe desta quarta-feira. O encontro começa às 20h e diz respeito à segunda-mão do playoff de acesso à Champions League.

Final do verão quente em Alvalade: eis os nomes que vão marcar os últimos dias de mercado no Sporting

O Sporting está no mercado de transferências ainda em busca de alguns reforços, sendo que há jogadores que devem sair de Alvalade.

Alemanha divulga convocados e Julian Nagelsmann explica ausência de Leroy Sané: «Joga numa liga um pouco pior do que a Bundesliga»

Julian Nagelsmann revelou os convocados da Alemanha para os jogos de setembro. O técnico explicou a ausência de Leroy Sané dos eleitos.