A perfeição de van Vleuten

- Advertisement -

Há três anos e uns dias, escrevi o meu primeiro artigo para o Bola na Rede, Alguém para Anna van der Breggen?, e hoje poderia escrever um com o título praticamente igual, trocando apenas o nome de Ana van der Breggen para Annemiek van Vleuten.

O ciclismo continua a ter uma dominadora dos Países Baixos, mas a veterania suplantou a juventude. De 2017 para cá, a líder da Mitchelton-Scott tornou-se a rainha. Se nesse ano a campeã olímpica van der Breggen ainda foi a melhor, no ano seguinte mudou a corrente.

Com van der Breggen a demonstrar sinais de falta de motivação, e mesmo assim ganhando clássicas e sendo Campeã do Mundo de fundo, van Vleuten assumiu-se e com um domínio avassalador no Giro Rosa (três etapas, Geral e Pontos), uma remontada épica na La Course e o segundo título mundial consecutivo no crono passou a ser a incontestável número um do mundo.

Mais uma vitória clara no Giro Rosa, estreias a vencer na Strade Bianche e em Liège e, finalmente, a conquista da tão ansiada camisola arco-íris para as provas de fundo, asseguraram que 2019 seguiria no mesmo sentido.

Annemiek van Vleuten a caminho de mais uma vitória no Giro Rosa
Fonte: Giro Rosa

Annemiek van Vleuten não é tão versátil como van der Breggen ou como Marianne Vos, outra das recentes dominadoras da modalidade, mas compensa-o com desempenhos extraterrestres. Se Vos ou Breggen dispõe de um bom sprint que lhes permite jogar taticamente, Vleuten só tem uma opção: atacar. E fá-lo com convicção e nos momentos certos, vergando as adversarias à sua força e tornando imagem recorrente o vê-la chegar isolada à meta, o que torna o seu leque tão grande de vitórias ainda mais impressionante.

E, se a época 2020 começou bem com a vitória na Omloop Het Nieuwsblzd antes da interrupção pela pandemia, a retoma foi igualmente triunfante com a atleta a conquistar a solo três clássicas espanholas no espaço de quatro dias. Ou seja, neste ano, van Vleuten tem quatro dias de corrida e outras tantas vitórias. Alguém para?

Foto de Capa: UCI

Artigo revisto por Inês Vieira Brandão 

José Baptista
José Baptista
O José tem um amor eclético pelo desporto, em que o Ciclismo e o Futebol Americano são os amores maiores. É licenciado em Direito (U. Minho) e em Psicologia (U. Porto).

Subscreve!

Artigos Populares

Portugal derrota a Polónia e termina fase de grupos do Europeu de Futsal com registo perfeito

A fase de grupos do Europeu de Futsal chegou ao fim com o triunfo de Portugal por 3-2 frente à Polónia, vencendo assim todos os jogos desta fase.

Futuro de Andreas Schjelderup mais perto de estar decidido

Andreas Schjelderup deverá manter-se ao serviço do Benfica. O extremo norueguês prepara-se para renovar contrato até 2031.

Eis o ranking da UEFA após as qualificações diretas do FC Porto e Braga

As qualificações diretas para os oitavos-de-final da Europa League por parte do FC Porto e Braga melhoraram ainda mais a pontuação no ranking UEFA.

Carlos Vicens: «Objetivo cumprido, alcançar o apuramento com os adversários que tivemos teve muito mérito»

Carlos Vicens reagiu ao encontro entre o Braga e o Go Ahead Eagles, que terminou com um empate a zero.

PUB

Mais Artigos Populares

Francesco Farioli: «A Primeira Liga ainda não é vista como competitiva o suficiente. E isso não é verdade»

Francesco Farioli analisou o desfecho do duelo da 8.ª jornada da Europa League. O FC Porto recebeu o Rangers no Estádio do Dragão.

Europa League: os 12 emblemas eliminados da prova

Está fechada a fase de liga da Europa League. Tal como na Champions League, oito emblemas conseguiram apurar-se para os oitavos de final.

Eis o quadro de jogos dos playoffs da Europa League

Após uma noite com 18 jogos em simultâneo, estão fechadas as 16 equipas que irão participar nos playoffs de acesso aos oitavos-de-final da Europa League.