A perfeição de van Vleuten

- Advertisement -

Há três anos e uns dias, escrevi o meu primeiro artigo para o Bola na Rede, Alguém para Anna van der Breggen?, e hoje poderia escrever um com o título praticamente igual, trocando apenas o nome de Ana van der Breggen para Annemiek van Vleuten.

O ciclismo continua a ter uma dominadora dos Países Baixos, mas a veterania suplantou a juventude. De 2017 para cá, a líder da Mitchelton-Scott tornou-se a rainha. Se nesse ano a campeã olímpica van der Breggen ainda foi a melhor, no ano seguinte mudou a corrente.

Com van der Breggen a demonstrar sinais de falta de motivação, e mesmo assim ganhando clássicas e sendo Campeã do Mundo de fundo, van Vleuten assumiu-se e com um domínio avassalador no Giro Rosa (três etapas, Geral e Pontos), uma remontada épica na La Course e o segundo título mundial consecutivo no crono passou a ser a incontestável número um do mundo.

Mais uma vitória clara no Giro Rosa, estreias a vencer na Strade Bianche e em Liège e, finalmente, a conquista da tão ansiada camisola arco-íris para as provas de fundo, asseguraram que 2019 seguiria no mesmo sentido.

Annemiek van Vleuten a caminho de mais uma vitória no Giro Rosa
Fonte: Giro Rosa

Annemiek van Vleuten não é tão versátil como van der Breggen ou como Marianne Vos, outra das recentes dominadoras da modalidade, mas compensa-o com desempenhos extraterrestres. Se Vos ou Breggen dispõe de um bom sprint que lhes permite jogar taticamente, Vleuten só tem uma opção: atacar. E fá-lo com convicção e nos momentos certos, vergando as adversarias à sua força e tornando imagem recorrente o vê-la chegar isolada à meta, o que torna o seu leque tão grande de vitórias ainda mais impressionante.

E, se a época 2020 começou bem com a vitória na Omloop Het Nieuwsblzd antes da interrupção pela pandemia, a retoma foi igualmente triunfante com a atleta a conquistar a solo três clássicas espanholas no espaço de quatro dias. Ou seja, neste ano, van Vleuten tem quatro dias de corrida e outras tantas vitórias. Alguém para?

Foto de Capa: UCI

Artigo revisto por Inês Vieira Brandão 

José Baptista
José Baptista
O José tem um amor eclético pelo desporto, em que o Ciclismo e o Futebol Americano são os amores maiores. É licenciado em Direito (U. Minho) e em Psicologia (U. Porto).

Subscreve!

Artigos Populares

Rui Costa rejeita assumir outras funções na Fiorentina: «Sou o presidente do clube mais importante de Portugal. Só posso pensar nisso e no que...

Rui Costa esteve em Florença para comemorar o centenário da Fiorentina. Presidente do Benfica teceu declarações.

Rafael Nel salva o Sporting B mas acaba expulso e Penafiel derrota o FC Porto B: Eis os resultados do dia na Segunda Liga

Na quarta jornada da Segunda Liga, o Sporting B bateu o Farense por 2-1 nos instantes finais e o Penafiel superou o FC Porto B por 3-0.

Grémio confirma iminência da transferência de Gabriel Mec para o FC Porto e revela: «O atleta foi autorizado a viajar para Portugal»

Gabriel Mec está a caminho do FC Porto. Grémio deu nota da iminência da transferência do extremo para os dragões.

Anderlecht de Vítor Bruno sofre nova derrota na Liga Belga e é goleado pelo St. Gilloise

O Anderlecht de Vítor Bruno sofreu uma pesada derrota na visita à capital. St. Gilloise venceu o encontro por 3-0.

PUB

Mais Artigos Populares

Golo para a história de Francisco Domingues dá a vitória ao Moreirense no terreno do Casa Pia

O Moreirense venceu o Casa Pia por 1-0. Conjunto de Rio Maior soma quatro derrotas em quatro jornadas e ainda não marcou na Primeira Liga.

José Mourinho surpreende no destaque da vitória do Real Madrid: «Um rapaz que não é muito apreciado fez um jogo fantástico»

José Mourinho reagiu à goleada do Real Madrid sobre o Málaga por quatro bolas a zero. Técnico destacou a exibição de Eduardo Camavinga.

Santi Giménez já está a caminho do Porto: «Estou pronto e feliz»

Santiago Giménez já partiu de Milão rumo à cidade Invicta, preparando-se para reforçar a frente de ataque do FC Porto.