A Redenção de Valverde

- Advertisement -

À sétima foi de vez. Depois de seis medalhas em Campeonatos do Mundo, finalmente, Alejandro Valverde subiu ao lugar mais alto do podium, vestiu a camisola arco-íris e tornou-se definitivamente o melhor ciclista da sua geração.

Desde a primeira prata em 2003 – numa dobradinha espanhola com Astarloa -, passaram quinze anos e o então jovem em afirmação no mundo do ciclismo assumiu-se como uma das figuras de proa da história da modalidade.

Com uma vitória na Vuelta e podiuns no Tour e no Giro mostrou-se em três semanas, mas foi nas clássicas acidentadas e nas provas por etapas mais curtas que construiu o seu brilhante palmarés com mais de 100 vitórias.

O período mais negro foi no virar da década, com a suspensão por dois anos graças ao seu envolvimento na Operacion Puerto, onde foi um dos poucos desportistas sancionados entre as dezenas que recorriam aos serviços do Dr. Fuentes. Mas, Bala regressou ainda melhor e a idade parecia não o afetar, vencendo sempre mais e com mais classe.

Em 2017, caiu no crono inaugural do Tour e foi forçado a acabar prematuramente a época. Na sua idade, uma lesão daquelas poderia significar o fim da carreira, mas não para Valverde, que se limitou a festejar o regresso à competição com mais umas quantas vitórias.

E este domingo, em Innsbruck na Áustria, ao fim de mais de quatro mil metros de desnível positivo, bateu ao sprint os três que não ficaram irremediavelmente derrotados pela subida a Höll, tornou-se o segundo mais velho campeão do mundo da história e alcançou a sua sétima medalha em Mundiais, a primeira de ouro.

E, no final de contas, sabe tão bem viver num mundo em que Alejandro Valverde é campeão do mundo.

Foto de Capa:  Innsbruck-Tirol 2018 / BettiniPhoto

José Baptista
José Baptista
O José tem um amor eclético pelo desporto, em que o Ciclismo e o Futebol Americano são os amores maiores. É licenciado em Direito (U. Minho) e em Psicologia (U. Porto).

Subscreve!

Artigos Populares

Álvaro Pacheco responde ao Bola na Rede: «Percebemos as soluções que podíamos ter para anular o que o Samu provoca à linha defensiva»

Álvaro Pacheco analisou a vitória do Casa Pia sobre o FC Porto por 2-1. Técnico respondeu ao Bola na Rede em conferência de imprensa.

Mercado fechado: Clubes da Primeira Liga fizeram as últimas inscrições

A Liga Portugal anunciou as últimas inscrições feitas pelos clubes da Primeira e Segunda Liga no mercado de janeiro. Estes são os reforços confirmados até as 24h.

Benfica é o único clube invicto nas principais ligas europeias

Com a derrota do FC Porto frente ao Casa Pia, o Benfica tornou-se a única equipa das principais ligas europeias sem derrotas no campeonato.

Jérémy Jacquet vai rumar ao Liverpool no próximo verão aa troco de 70 milhões de euros

Jéremy Jacquet tornou-se um dos defesas mais caros da história do futebol com a transferência de 70 milhões de euros do Rennes para o Liverpool.

PUB

Mais Artigos Populares

Álvaro Pacheco: «Para mim, o FC Porto é uma das equipas que melhor joga»

Álvaro Pacheco analisou o desfecho do Casa Pia x FC Porto. O duelo encerrou a 20.ª jornada da Primeira Liga.

Francesco Farioli: «O Rodrigo Mora poderia ter entrado, mas o Martim Fernandes saiu ao intervalo»

Francesco Farioli analisou o desfecho do Casa Pia x FC Porto. O duelo encerrou a 20.ª jornada da Primeira Liga.

FC Porto tem baixa de peso confirmada para o Clássico contra o Sporting

O FC Porto perdeu com o Casa Pia em Rio Maior. William Gomes foi expulso e é baixa confirmada para o Clássico contra o Sporting.