📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

A UCI sabe dar prémios

- Advertisement -

Parece que sempre que aqui escrevo sobre a UCI é para criticar o organismo máximo do ciclismo mundial. Não é por me dar prazer. O que me daria verdadeiro gosto seria ter a modalidade que amo governada de forma séria e competente. Mas, infelizmente, não é isso que acontece e, como se costuma dizer, eles põem-se a jeito.

Um dos mais recentes episódios incompreensíveis da liderança de David Lappartient foi o conceder a distinção da Ordem da UCI ao ditador do Turquemenistão, Gurbanguly Berdimuhamedow. Ora, tantas questões que isto levanta.

Desde logo, o que é a Ordem da UCI? Segundo a UCI, é o seu mais elevado galardão. É uma honra que não era usada há mais de dez anos e que, tendo, é verdade, pouca relevância prática, não deixa de, até pela sua parca utilização, dar ar de uma relevância enorme do distinguido para a comunidade das duas rodas.

Mas, quem é esse Gurbanguly Berdimuhamedow? É o Presidente do Turquemenistão desde 2006, num regime autocrático de culto da personalidade. Entre outras atividades muito pouco simpáticas para os cidadãos que governa, o World Press Freedom Index 2020, da responsabilidade dos Reporters Without Borders, coloca o país como o segundo pior, só mesmo à frente da famosíssima Coreia do Norte, e as suas prisões integram uma sinergia entre falta de condições e tortura.

E o que fez ele para merecer a distinção? Bom, o Senhor Presidente é adepto da modalidade, já conseguiu bater um recorde do Guinness que incluía bicicletas e vai pagar para o seu país receber os Mundiais de Ciclismo de Pista de 2021.

Basicamente, é isto. Sim, a UCI decidiu agraciar com uma grande honra um dos mais severos ditadores do mundo que nem sequer fez qualquer contribuição particularmente importante para o ciclismo.

Ah! E, claro, convém não esquecer aquele detalhe de um os membros da direção da UCI ser um bilionário russo com negócios petrolíferos no Turquemenistão.

Mas, lembram-se de quando o Brian Cookson é que era mau Presidente da UCI, porque ele era britânico e a Sky ganhava sempre o Tour? Pois… Tudo se resolveu pelo melhor… ou não.

Foto de Capa: UCI

José Baptista
José Baptista
O José tem um amor eclético pelo desporto, em que o Ciclismo e o Futebol Americano são os amores maiores. É licenciado em Direito (U. Minho) e em Psicologia (U. Porto).

Subscreve!

Artigos Populares

Mikel Arteta assume preocupação com Viktor Gyokeres: «Tem de continuar a tentar»

A seca de golos de Viktor Gyokeres continua a gerar inquietação no Arsenal. Desta vez, foi o próprio Mikel Arteta que manifestou preocupação com o momento do avançado sueco.

Ángel Alarcón destaca vitória do FC Porto frente ao AVS SAD e faz balanço da carreira: «Dei-me conta de que o talento não é...

Ángel Alarcón analisou o desfecho do duelo entre FC Porto e AVS SAD, a contar para a 16.ª jornada da Primeira Liga. O avançado espanhol também fez um pequeno balanço da sua carreira.

Negociação do Manchester City pode fazer com que o ex-Sporting Fatawu mude de equipa em Inglaterra

Fatawu Issahaku pode vir a ter novo clube em Inglaterra. O avançado ganês de 21 anos é alvo do Bournemouth, caso Antoine Semenyo rume ao Manchester City.

Gian Piero Gasperini rendido a estrela da equipa: «A AS Roma não tem outro jogador com uma qualidade tão alta»

Gian Piero Gasperini deixou rasgados elogios para Paulo Dybala. O avançado internacional argentino foi titular no encontro da AS Roma frente ao Genoa.

PUB

Mais Artigos Populares

AS Roma avança para contratar Andreas Schjelderup ao Benfica: eis os pormenores

A AS Roma está interessada em contratar Andreas Schjelderup. O clube italiano quer contratar o avançado norueguês ao Benfica através de um empréstimo com obrigatoriedade de compra.

Renato Veiga fecha o ano como o jogador mais utilizado do Villarreal

Renato Veiga é o jogador mais utilizado do Villarreal nesta temporada. O defesa internacional português somou um total de 1706 minutos.

Geny Catamo falha mais dois jogos pelo Sporting

Geny Catamo já sabe que não vai estar nos próximos jogos do Sporting frente ao Santa Clara e frente ao Vitória SC. O apuramento de Moçambique na CAN vai estender a ausência do avançado.