Alaphilippe vence Milan-Sanremo

- Advertisement -

Chegaram os monumentos no mundo do ciclismo! Este sábado, em Itália correu-se a Milan-Sanremo, prova que consta no calendário do World Tour. Esta que é a clássica mais extensa de todo o calendário ciclístico, com cerca de 291 km de extensão.

É também a clássica das chamadas “cinco grandesem que os puros velocistas têm maiores chances de êxito. Ao longo dos anos foram vários os nomes de sprinters que ganharam esta prova: Démare, Degenkolb, Kristoff ou Cavendish são alguns exemplos.

Na prova deste ano os olhos estavam postos acima de tudo na equipa belga da Deceuninck- Quick-Step, são eles quem têm dominado as clássicas deste início de época, portanto teria que haver atenção redobrada. 

A clássica teve uma fuga de dez homens: Hentala, Maestri, Masnada, Peron, Planet, Poli, Raggio, Sagiv, Schonberger e Tonelli, eram estes os escapados.

A fuga teve uma vantagem superior a oito minutos para o pelotão. O trabalho da Lotto Saudal, Bora Hansgrohe e da Deceuninck-Quick-Step, na parte final, foi importante para anular a desvantagem existente.

Numa parte mais dura, a fuga começou a desentender-se e Fausto Masnada da Androni Giocatolli saiu numa tentativa a solo. Entrou na subida da Cipressa sozinho, mas foi alcançado a meio da mesma pelo pelotão.

Faltavam 25 km para o final da prova, o pelotão estava finalmente compacto. Pouco depois Niccolo Bonifazio, o italiano da Direct Energie tentou a sua sorte e ainda teve uma vantagem de 20 segundos, mas que foi insuficiente e acabou por ser alcançado com cerca de dez quilómetros para o final.

Chegava então a parte mais interessante da etapa, onde se ia perceber se era um sprinter ou um puncheur que iria ter sucesso no final. A subida do Poggio com 3.8% de inclinação média e com 8% de inclinação máxima, durante 3.6 km. 

Alaphilippe atacou no Poggio para selecionar a corrida
Fonte: Deceuninck – Quick-Step / Tim De Waele / Getty Images

O ritmo era bastante elevado, colocado pela Deceuninck-Quick-Step. Muitos sprinters, incluindo Elia Viviani, o campeão italiano, estavam a ficar para trás. A corrida ficou mexida, com as movimentações de Simon Clarke e de Julian Alaphilippe. Peter Sagan, Kwiatkowski, Wout Van Aert, Valverde, Oliver Naesen e Matteo Trentin seguiram os dois fugitivos.

No final, foi ao sprint que se decidiu, com cerca de dez elementos, Julian Alaphilippe conseguiu arrecadar o seu primeiro monumento da carreira. Num grupo em que estavam nomes como Peter Sagan ou Trentin, que teoricamente são superiores ao francês no que toca a finais ao sprint.

Que início de temporada fantástico para Alaphilippe, já leva sete vitórias! É ele o ciclista com mais vitórias na temporada 2019. Sendo esta a 25.ª vitória da sua carreira! E que vitória!

Classificação:

1. Julian Alaphilippe (Deceuninck-Quick-Step) 6:40:14

2. Oliver Naesen (AG2R La Mondiale) m.t.

3. Michal Kwiatkowski (Team SKY) m.t.

4. lugar- Peter Sagan (Bora-Hansgrohe) m.t.

5. lugar- Matej Mohoric (Bahrain Merida) m.t.

Foto de Capa: Deceuninck – Quick-Step / Tim De Waele / Getty Images

André Filipe Antunes
André Filipe Antuneshttp://www.bolanarede.pt
O André é licenciado em Marketing e Publicidade e um fã incondicional de ciclismo. Começou desde pequeno a ter uma paixão pelo desporto, através do futebol. Chegava a saber os plantéis de todas as equipas da Primeira Liga! Com o tempo, abriu-se o horizonte e o interesse para outros desportos, como o Ciclismo, o Futsal e, mais recentemente, a NBA. Diz que no Ciclismo existem valores e táticas que mais nenhum desporto possui e ambiciona um dia ter a oportunidade de assistir ao vivo a um evento deste calibre.

Subscreve!

Artigos Populares

Camisola principal do Benfica em 2027/28 vai trazer grande novidade e celebra regresso

Em 2027/28, a camisola principal do Benfica vai ter colarinho. Trata-se de um regresso do colarinho ao equipamento encarnado.

Porto recebe estágio dos principais árbitros espanhois no início de 2027

A cidade do Porto receberá cerca de 150 árbitros e vídeoárbitros espanhóis. Estágio e testes físicos realizam-se em 2027.

Imprensa espanhola reage à 1.ª convocatória de Jorge Jesus para Portugal: «Cristiano Ronaldo à frente»

A convocatória de Portugal foi analisada em Espanha. Jorge Jesus e Cristiano Ronaldo foram destacados pela imprensa.

Antigo avançado do Braga está em destaque em Espanha, já foi convocado e cláusula de 25 milhões de euros pode subir em breve

Roberto Fernández está em destaque no Espanyol. O avançado foi convocado para a seleção de Espanha e há novidades sobre o futuro.

PUB

Mais Artigos Populares

Já é conhecido o desfecho da reunião entre Ruben Amorim e a direção do AC Milan

Ruben Amorim e Gerry Cardinale tiveram uma reunião esta quinta-feira. Treinador português está seguro no AC Milan.

PSG prepara-se para avançar com 40 milhões de euros por lateral que esteve na mira do Benfica no verão

O PSG quer garantir a contratação de Alejandro Balde. Rendimento de Lucas Digne não tem convencido o clube a 100%.

Rafael Obrador e Iván Fresneda convocados para a seleção Sub-21 de Espanha

David Gordo chamou 23 jogadores de Espanha para a reta final da qualificação para o Europeu Sub-21 2027, entre os quais, Rafael Obrador e Iván Fresneda.