Alaphilippe vence Milan-Sanremo

- Advertisement -

Chegaram os monumentos no mundo do ciclismo! Este sábado, em Itália correu-se a Milan-Sanremo, prova que consta no calendário do World Tour. Esta que é a clássica mais extensa de todo o calendário ciclístico, com cerca de 291 km de extensão.

É também a clássica das chamadas “cinco grandesem que os puros velocistas têm maiores chances de êxito. Ao longo dos anos foram vários os nomes de sprinters que ganharam esta prova: Démare, Degenkolb, Kristoff ou Cavendish são alguns exemplos.

Na prova deste ano os olhos estavam postos acima de tudo na equipa belga da Deceuninck- Quick-Step, são eles quem têm dominado as clássicas deste início de época, portanto teria que haver atenção redobrada. 

A clássica teve uma fuga de dez homens: Hentala, Maestri, Masnada, Peron, Planet, Poli, Raggio, Sagiv, Schonberger e Tonelli, eram estes os escapados.

A fuga teve uma vantagem superior a oito minutos para o pelotão. O trabalho da Lotto Saudal, Bora Hansgrohe e da Deceuninck-Quick-Step, na parte final, foi importante para anular a desvantagem existente.

Numa parte mais dura, a fuga começou a desentender-se e Fausto Masnada da Androni Giocatolli saiu numa tentativa a solo. Entrou na subida da Cipressa sozinho, mas foi alcançado a meio da mesma pelo pelotão.

Faltavam 25 km para o final da prova, o pelotão estava finalmente compacto. Pouco depois Niccolo Bonifazio, o italiano da Direct Energie tentou a sua sorte e ainda teve uma vantagem de 20 segundos, mas que foi insuficiente e acabou por ser alcançado com cerca de dez quilómetros para o final.

Chegava então a parte mais interessante da etapa, onde se ia perceber se era um sprinter ou um puncheur que iria ter sucesso no final. A subida do Poggio com 3.8% de inclinação média e com 8% de inclinação máxima, durante 3.6 km. 

Alaphilippe atacou no Poggio para selecionar a corrida
Fonte: Deceuninck – Quick-Step / Tim De Waele / Getty Images

O ritmo era bastante elevado, colocado pela Deceuninck-Quick-Step. Muitos sprinters, incluindo Elia Viviani, o campeão italiano, estavam a ficar para trás. A corrida ficou mexida, com as movimentações de Simon Clarke e de Julian Alaphilippe. Peter Sagan, Kwiatkowski, Wout Van Aert, Valverde, Oliver Naesen e Matteo Trentin seguiram os dois fugitivos.

No final, foi ao sprint que se decidiu, com cerca de dez elementos, Julian Alaphilippe conseguiu arrecadar o seu primeiro monumento da carreira. Num grupo em que estavam nomes como Peter Sagan ou Trentin, que teoricamente são superiores ao francês no que toca a finais ao sprint.

Que início de temporada fantástico para Alaphilippe, já leva sete vitórias! É ele o ciclista com mais vitórias na temporada 2019. Sendo esta a 25.ª vitória da sua carreira! E que vitória!

Classificação:

1. Julian Alaphilippe (Deceuninck-Quick-Step) 6:40:14

2. Oliver Naesen (AG2R La Mondiale) m.t.

3. Michal Kwiatkowski (Team SKY) m.t.

4. lugar- Peter Sagan (Bora-Hansgrohe) m.t.

5. lugar- Matej Mohoric (Bahrain Merida) m.t.

Foto de Capa: Deceuninck – Quick-Step / Tim De Waele / Getty Images

André Filipe Antunes
André Filipe Antuneshttp://www.bolanarede.pt
O André é licenciado em Marketing e Publicidade e um fã incondicional de ciclismo. Começou desde pequeno a ter uma paixão pelo desporto, através do futebol. Chegava a saber os plantéis de todas as equipas da Primeira Liga! Com o tempo, abriu-se o horizonte e o interesse para outros desportos, como o Ciclismo, o Futsal e, mais recentemente, a NBA. Diz que no Ciclismo existem valores e táticas que mais nenhum desporto possui e ambiciona um dia ter a oportunidade de assistir ao vivo a um evento deste calibre.

Subscreve!

Artigos Populares

Mikel Arteta comenta despedimento de Thomas Frank e elogia Viktor Gyokeres: «Acho que tudo melhorou e agora está a dar certo»

Mikel Arteta fez a antevisão do Brentford x Arsenal. Técnico falou de Viktor Gyokeres e de Thomas Frank.

Irmão de Paul Pogba aborda estado físico do internacional francês: «É frustrante, não só para ele»

O irmão de Paul Pogba abordou o estado físico do médio francês e confessou as dificuldades sentidas na recuperação.

Matheus Reis já está na Rússia e tem número de camisola e data de arranque de trabalhos no CSKA Moscovo definidos

Matheus Reis já está na Rússia e prepara-se para assinar com o CSKA Moscovo. Defesa vai usar o número 2.

Francisco Conceição volta aos treinos na Juventus e dá bons sinais na recuperação da lesão

Francisco Conceição poderá ser opção para o Inter Milão x Juventus. Extremo português voltou aos trabalhos com o grupo.

PUB

Mais Artigos Populares

Real Madrid pondera vender jogador que ainda nem comprou por propostas de 80 milhões de euros

Nico Paz vai ser repatriado pelo Real Madrid, mas pode nem sequer voltar a jogar pelos merengues. Espanhóis abertos a venda choruda.

FC Gaia x Sporting de Andebol adiado devido ao mau tempo e já com nova data

O Sporting viu o seu jogo contra o FC Gaia adiado por culpa do mau tempo. Partida de andebol já foi reagendada.

Casemiro recorda os melhores golos da carreira e destaca um ao serviço do FC Porto: «Colocaria no meu top-5»

Casemiro recordou um dos melhores golos da sua carreira com a camisola do FC Porto, num encontro frente ao Basileia.