As provas e os momentos que marcaram o ciclismo em 2017

- Advertisement -

O final da Clássica da Primavera, a Milano – San Remo, primeiro dos Cinco Monumentos do ciclismo, tem de ser o momento da época. O final a três entre Kwiatkowski, Sagan e Alaphilippe decidido no photo-finish entrou na história da modalidade como um dos seus mais belos momentos e a foto da chegada a San Remo (que ilustra este artigo) será imortalizada pela disputa entre os três nomes que marcarão a sua geração no que às provas de um dia diz respeito. No entanto, se fossemos pelo lado emotivo, o prémio seria para a etapa com chegada ao Alto de L’Angliru na Vuelta. Após atacar dia após dia na sua última prova, Alberto Contador conseguiu finalmente a tão desejada vitória de etapa no penúltimo dia e na última oportunidade para os trepadores. Foi um final justo para o campeoníssimo espanhol que se despediu da melhor forma em casa, depois de uma carreira em que foi talvez o melhor voltista da sua geração.

Um outro dia que marcou a temporada foi a vitória de Lilian Calmejane na oitava etapa do Tour de France. Com Thomas Voeckler a terminar carreira nesse mesmo Tour e Sylvain Chavanel já longe dos seus melhores dias, os francesas procuravam um novo ídolo para a incansável combatividade e a busca por etapas nas fugas da Grande Boucle. O novo herói surgiu na pele de Calmejane que confirmou todo o ‘panache’ que os gauleses adoram ao vencer em fuga com paragem com cãibras bem perto do fim que deixou toda a gente com coração nas mãos, mas retomaria a marcha e impediria o aproximar de Gesink.

O domínio da W52/FC Porto na Volta foi avassalador Fonte: Volta a Portugal
O domínio da W52/FC Porto na Volta foi avassalador
Fonte: Volta a Portugal

A nível nacional, o momento chave da época foi a etapa da Torre da Volta a Portugal, em que a W52/FC Porto deu o golpe final nas aspirações das outras equipas a vencer a Grandíssima chegando à dobradinha com Amaro Antunes e Raul Alarcon e com uma vantagem rara de se ver nos tempos de hoje. Os azuis e brancos dominaram durante toda a época e a Volta não foi exceção, mas o que estes dois ciclistas, com grande ajuda de Ricardo Mestre, fizeram neste dia foi um selo de autoridade impressionante.

Pouco atrás nesta decisão fica a vitória de Amaro Antunes no Alto do Malhão na Volta ao Algarve. Na prova mais bem frequentada do calendário nacional, há anos que as equipas da casa eram incapazes de terem influência na corrida, mas o Algarvio quebrou a malapata e, além da vitória na última etapa, carimbou uma exibição sólida que prenunciava a grande temporada que teria e que culminaria com a sua transferência para os polacos da CCC.

O outro momento marcante da temporada lusa, mas pelos piores motivos, foi o que se passou no GP do Dão, em que problemas na transição entre a zona de jurisdição da GNR para a PSP viram a segunda etapa da prova ser parada por falhas de segurança. Com os elevados custos que o policiamento tem para as organizações das provas, este tipo de situações é inaceitável e envergonha modalidade. Como se isso não bastasse, levou ainda ao fim da prova, tornando ainda mais curto o calendário português.

Foto de Capa: Peter Sagan

 

José Baptista
José Baptista
O José tem um amor eclético pelo desporto, em que o Ciclismo e o Futebol Americano são os amores maiores. É licenciado em Direito (U. Minho) e em Psicologia (U. Porto).

Subscreve!

Artigos Populares

Galatasaray fecha contratação de jogador do Bayern Munique por empréstimo

O Galatasaray assegurou a contratação de Sacha Boey. O lateral-direito francês vai ser emprestado pelo Bayern Munique até ao final da temporada.

Seko Fofana rendido a jogador do FC Porto: «É um exemplo»

Seko Fofana mostra-se rendido a Thiago Silva. O mais recente reforço do FC Porto deixa vários elogios ao defesa-central.

Seko Fofana faz revelação a envolver 2 ex-jogadores do FC Porto: «Contaram-me muitas coisas boas»

Há novas declarações de Seko Fofana. Médio costa-marfinense chegou ao FC Porto por empréstimo neste mercado de inverno.

Jorge Braz reage à vitória de Portugal para passar à final do Euro de Futsal: «Este jogo estava a dar-me um gozo dos diabos»

Selecionador Nacional Jorge Braz já reagiu à vitória de Portugal sobre a França para chegar mais uma vez à final do Europeu de Futsal.

PUB

Mais Artigos Populares

Florentino Luís e a Primeira Liga: «Quando fui campeão pelo Benfica pela primeira vez, estivemos a 7 pontos do FC Porto. Há muito para...

Florentino Luís fala sobre a corrida pela Primeira Liga e a temporada do Benfica. Médio aborda ainda mudança para Inglaterra.

Luís Andrade oficializado como treinador da equipa feminina do Al Hilal de Jéssica Silva

Luís Andrade é o novo treinador do Al Hilal. O técnico português de 52 anos assume a segunda equipa de Futebol Feminino na Arábia Saudita.

Foi reforço do AC Milan em janeiro e admitiu: «Estava prestes a assinar pelo PSV»

O AC Milan confirmou a contratação de Alphadjo Cissè no mercado de janeiro. O médio de 19 anos admitiu que esteve muito perto de rumar ao PSV.