Campeonatos do Mundo de Ciclismo de Estrada – ITT Feminino: Dygert-Owen capaz do impensável

Quem quisesse apostar na vencedora dos Mundiais de contrarrelógio, tinha uma escolha quase óbvia: a bicampeã Annemiek van Vleuten. Arriscar seria acreditar que Anna van der Breggen finalmente derrotaria a sua nemesis. As outras corriam para o bronze.

Sem Ellen van Dijk para completar o trio holandês que dominara o podium em 2018, recaíam na jovem americana Chloe Dygert-Owen as expectativas de poder chegar à sua primeira medalha neste nível.

Campeã mundial e recordista do mundo na pista e dona e senhora do circuito norte-americano durante esta temporada, Dygert começou a mostrar desde cedo que estava na hora de se dar a conhecer em definitivo às estradas europeias e, pouco depois de começar a sua prova já estava a dobrar Lisa Brennauer. A alemã, que havia partido um minuto antes, é “somente” uma antiga campeã do mundo da especialidade e recente vencedora do crono e da Geral do Madrid Challenge.

Anna van der Breggen finalmente bateu van Vleuten, mas voltou a ficar com a prata
Fonte: Yorkshire 2019

Os quilómetros passavam e o domínio acumulava-se. No final, cifrar-se-ia nas oito o número de adversárias dobradas e na meta estabelecia um tempo dominador e que lhe garantia uma medalha, restava saber qual.

Os queixos começaram a cair foi quando os tempos de Breggen e Vleuten começaram a aparecer. Não só não havia domínio holandês, como nem sequer era próximo. Na chuva de Yorkshire, foi de humildade o banho servido às duas melhores ciclistas da atualidade, inofensivas perante um domínio avassalador que se refletiu na maior diferença entre primeiro e segundo em Mundiais de Contrarrelógio.

É difícil colocar em palavras o significado deste triunfo de Chloe Dygert-Owen, não só pelo ouro, mais até pela esmagadora vantagem. Resta um cliché, ainda que sincero: fez-se história.

CLASSIFICAÇÃO/MEDALHAS:

  1. Chloe Dygert-Owen (USA) 42:11.57
  2. Anna van der Breggen (NED) +1:32.35
  3. Annemie van Vleuten (NED) +1:52.66

Foto de Capa: Yorkshire 2019

Revisto por: Jorge Neves

José Baptista
José Baptista
O José tem um amor eclético pelo desporto, em que o Ciclismo e o Futebol Americano são os amores maiores. É licenciado em Direito (U. Minho) e em Psicologia (U. Porto).

Subscreve!

Artigos Populares

Taça de Portugal: Lusitano Évora goleia com Dida a marcar 5 golos

O Lusitano Évora qualificou-se este sábado para a próxima fase da Taça de Portugal. Dida marcou cinco golos no jogo.

Hidemasa Morita tem pacto com o Sporting quanto ao futuro

Hidemasa Morita não vai deixar Sporting neste verão, nem renovará contrato. Médio japonês entrou no último ano de vínculo.

Liga Portugal confirma horário e data do Benfica x Rio Ave da 1ª jornada

Rio Ave x Benfica vai ser jogado a 23 de setembro, uma terça-feira. Encontro da 1.ª jornada da Primeira Liga tinha sido adiado devido à Champions League.

Nigéria vence Ruanda e continua virtualmente eliminada do Mundial 2026

A Nigéria está a passar por turbulência na caminhada rumo ao Mundial 2026. Vitória sobre o Ruanda permite subir ao terceiro lugar do Grupo C.

PUB

Mais Artigos Populares

Portugal Saudita? Eis os 8 portugueses que jogam na Arábia Saudita e não foram convocados por Roberto Martínez

Portugal goleou a Arménia por 5-0 com todos os golos da autoria de jogadores na Arábia Saudita. Há oito portugueses na Liga Saudita não convocados por Roberto Martínez.

Desde 2006 que Cristiano Ronaldo não era substituído tão cedo por Portugal de livre e espontânea vontade

Cristiano Ronaldo foi substituído aos 58 minutos no Arménia x Portugal. É preciso recuar até 2006 para ver um fenómeno semelhante... e também aos 58 minutos.

Roberto Martínez admite erro no Euro 2024: «Não tínhamos 20/22 jogadores com a informação e conceitos táticos»

Portugal goleou a Arménia por 5-0 no arranque da qualificação europeia ao Mundial 2026. Roberto Martínez reagiu e lembrou Euro 2024 ao falar das substituições.