Ciclismo | As 5 melhores etapas de 2020

4.

Pascal Ackermann (Lido di Camaiore – Lido di Camaiore) – Não se distinguiu pela emoção, pelo peso em termos desportivos ou pelo espetáculo ao longo da etapa. Em boa verdade, isto não são fatores particularmente associados a comuns etapas ao sprint, mas a selecionar uma vitória neste campo, a forma como o sprinter alemão da Bora-Hansgrohe bateu Fernando Gaviria e a concorrência, na primeira etapa do Tirreno Adriático, foi manifestamente impressionante.

As imagens falam por si. O triunfo ganhou uma dimensão absurda se atentarmos à posição de Ackermann nos 250 metros finais, à forma como foi recuperando sem sequer se levantar da bicicleta e a trajetória do ciclista, bastante junto às barreiras de segurança, e que certamente terá provocado calafrios a muita gente dada a perigosidade de uma investida do género.

Não podemos ignorar que não foi uma vitória numa das três grandes voltas ou contra um leque dos melhores sprinters do mundo. Pese embora ambos os factos, o triunfo torna-se único dada a forma pouco usual e espetacular como foi conseguido. Com um sprint lançado precocemente, ninguém esperaria que, depois de surpreendido por uma movimentação tão prematura dos seus rivais, Ackermann fosse a tempo de acelerar num timing perfeito e condizente com a sua condição física e, ao mesmo tempo, aproveitar em grande estilo a perda inequívoca de potência de Fernando Gaviria e Magnus Cort nos derradeiros metros da chegada a Lido di Camaiore.

Num ano complicado para o sprint mundial devido à perda por um longo período de tempo dois atletas de renome, Jakobsen e Groenewegen, Ackermann não conseguiu estar a um nível semelhante a Arnaud Demare ou até a Sam Bennet no que confere à consistência em grandes competições. Pelo contrário, a par de Caleb Ewan – sprint incrível na 3ª etapa do Tour -, protagonizou pelo menos uma magnífica vitória e bem evidente daquilo que podem fazer no futuro, faltando a ambos uma maior continuidade na junção entre confirmação do seu potencial e resultados mais consistentes de forma a atingir um nível superior e mais dominador.

Ricardo Rebelo
Ricardo Rebelohttp://www.bolanarede.pt
O Ricardo é licenciado em Comunicação Social. Natural de Amarante, percorreu praticamente todos os pelados do distrito do Porto enquanto futebolista de formação, mas o sonho de seguir esse caminho deu lugar ao objetivo de se tornar jornalista. Encara a escrita e o desporto como dois dos maiores prazeres da vida, sendo um adepto incondicional de ciclismo desde 2011.

Subscreve!

Artigos Populares

Fenerbahçe pretende contratar jogador da Premier League e pode ser lançado contra o Benfica

O Fenerbahçe está interessado em garantir a contratação de Edson Álvarez, jogador que pertence ao West Ham United. O médio pode ser utilizado na Champions League, caso seja inscrito a tempo.

Gil Vicente x FC Porto: eis os onzes iniciais para a partida da Primeira Liga

O Gil Vicente e o FC Porto entram em campo a partir das 20h15, num encontro válido pela segunda jornada da Primeira Liga. O desafio vai realizar-se em Barcelos.

Casa Pia vende jogador que foi apontado ao Sporting

Casa Pia prepara-se para deixar sair Pablo Roberto. O jogador vai assinar com o Fortaleza um contrato até ao verão de 2028.

André Silva com concorrência pesada no Elche: ex-Real Madrid e antiga promessa estão no clube da La Liga

André Silva foi confirmado como novo jogador do Elche. O avançado português conta com concorrência pesada no clube., sendo que esta é a terceira passagem do internacional português pela La Liga.

PUB

Mais Artigos Populares

Jovem promessa quer deixar o Braga e soma interessados

Ismael Gharbi pode deixar o Braga neste mercado de transferências. O jogador dos minhotos conta com vários interessados.

Começou a dança das cadeiras: Braga B confirma troca de treinador

O Braga B anunciou esta segunda-feira a saída de Simão Freitas. Ruca Sá já foi confirmado como o novo técnico. Esta é a primeira mexida de treinador na Liga 3.

Sporting: Jeremiah St. Juste define data para dar uma resposta o Osasuna

Jeremiah St. Juste deverá deixar o Sporting neste mercado de transferências e o Osasuna está interessado no jogador. O defesa central já esteve inclusivamente em Pamplona a negociar com o clube.