Ciclismo | Quão boa contratação é Teniel Campbell?

- Advertisement -

Uma das novas caras da Mitchelton para a próxima temporada e que está a criar alguma expectativa é Teniel Campbell, atleta de Trinidad & Tobago e que chega da Valcar – Travel & Service, contando com uma passagem pela equipa do Centro Mundial de Ciclismo da UCI.

Ora, não têm sido raras as ocasiões em que, na história recente de um Ciclismo em globalização, surge alguma excitação excessiva quanto a ciclistas apenas por serem oriundos de zonas mais exóticas. Será esse o caso com Campbell?

Antes de mais, trata-se de uma ciclista ainda bastante jovem – conta apenas 23 primaveras – e que apenas este ano teve uma oportunidade numa equipa já de dimensão razoável, mas que, sendo num ano atípico, não pode desfrutar disso por completo, tendo poucos dias de corrida. Assim, há a possibilidade de ter uma boa margem de progressão pela frente, mas, por outro lado, também ainda não se mostrou capaz de alcançar resultados frente a adversárias de nível World Tour, pelo que será uma incógnita o quanto acrescentará verdadeiramente ao conjunto australiano, quer no curto quer no médio prazo.

Terá, contudo, oportunidades na sua nova casa, já que é uma atleta veloz com capacidade para os finais compactos, algo no qual a Mitchelton não tem grandes ciclistas para lhe fazerem concorrência interna.

Adicionalmente, conseguiu já alguns resultados de relevos em algumas clássicas nortenhas de menor dimensão. Aí, será certamente um nome de segunda linha na sua equipa, mas terá várias colegas experientes nesse terreno para a guiarem e a ajudarem a concretizar o seu talento nesse tipo de corridas.

Posto isto, a inevitável conclusão é que há ainda demasiada incerteza sobre o quão alto poderá Teniel Campbell subir na hierarquia do pelotão mundial, visto faltar-lhe experiência nestas andanças. Contudo, nas próximas duas temporadas não lhe faltarão oportunidades para crescer e se mostrar.

Parece-me que a Mitchelton fez um investimento inteligente numa ciclista que merecia a possibilidade de se testar contra as melhores. Porém, não nos devemos deixar levar por exageros e considerações como a recente inclusão de Campbell entre as 10 maiores contratações para 2021 pelo reputado portal cyclingnews, que simplesmente não correspondem à realidade do que já vimos da jovem desportista.

Foto de Capa: UCI

José Baptista
José Baptista
O José tem um amor eclético pelo desporto, em que o Ciclismo e o Futebol Americano são os amores maiores. É licenciado em Direito (U. Minho) e em Psicologia (U. Porto).

Subscreve!

Artigos Populares

Martin Hysky satisfeito por empatar com o FC Porto: «Um ponto para nós é como uma vitória»

Martin Hysky analisou o desfecho do Viktoria Plzen x FC Porto. Encontro contou para a sétima jornada da fase de liga da Europa League.

Francesco Farioli critica arbitragem e faz promessa: «Se tivermos um novo penálti no próximo jogo, o Samu vai batê-lo outra vez»

Francesco Farioli analisou o desfecho do Viktoria Plzen x FC Porto. Encontro contou para a sétima jornada da fase de liga da Europa League.

Diogo Costa admite: «Está-nos a faltar o próximo passo para fazermos a diferença como equipa grande»

Diogo Costa analisou o desfecho do Viktoria Plzen x FC Porto. Encontro contou para a sétima jornada da fase de liga da Europa League.

Pablo Rosario deixa palavras para Samu: «Falhamos oportunidades juntos e marcamos golos juntos»

Pablo Rosario analisou o desfecho do Viktoria Plzen x FC Porto. Encontro contou para a sétima jornada da fase de liga da Europa League.

PUB

Mais Artigos Populares

Jan Bednarek deixa mensagem forte para Samu e critica: «O árbitro foi um pouco arrogante e isso não está certo»

Jan Bednarek analisou o desfecho do Viktoria Plzen x FC Porto. Encontro contou para a sétima jornada da fase de liga da Europa League.

FC Porto sofre na Chéquia e só nos descontos conseguiu o alívio de um empate amargo na Europa League

O FC Porto empatou com o Viktoria Plzen na Europa League. 1-1 foi o resultado final de um jogo muito complicado para os dragões.

Dia triste para os treinadores portugueses com derrotas de Sérgio Conceição e Pedro Emanuel: eis os resultados do dia na Arábia Saudita

Os treinadores portugueses não conseguiram festejar vitórias. Al Ittihad de Sérgio Conceição e Al Fayha de Pedro Emanuel derrotados.