Considerações sobre o BinckBank Tour: do marketing ao espetáculo

- Advertisement -

Cabeçalho modalidades

O adepto mais desatento está desculpado se o nome de BinckBank Tour não lhe trouxer qualquer recordação, é que apenas este ano a prova adoptou esta designação, após anos respondendo por Eneco Tour. Aquele que é conhecido na gíria como o Tour do Benelux – ainda que este ano se tenha ficado apenas por Bélgica e Países Baixos – mudou de patrocinador principal, da Eneco para o BinckBank, e o nome foi atrás.

Num desporto cuja fonte de receita são os patrocínios, esta ideia de nomear a prova com a marca parceira é interessante de analisar, especialmente acontecendo numa corrida do mais importante escalão do ciclismo, o World Tour. Parece, sem dúvidas, uma boa forma de garantir exposição ao patrocinador e, mesmo em Portugal, temos a Volta a Portugal Santander Totta, mas neste caso há o adicional facto de não haver uma identidade da prova, o nome desta é exclusivamente o de quem paga. É verdade que talvez lhe retire alguma capacidade de se afirmar historicamente, mas se esta é a forma encontrada de proporcionar um bom desafio aos ciclistas e um espetáculo aos adeptos, não há forma de sermos contra.

Desportivamente, este é um oásis para os classicómanos no meio do verão, tradicionalmente mais dedicado às provas mais montanhosas. Durante uma semana, somos transportados de volta para o cenário das clássicas de início de época – até pelo rigoroso clima do norte europeu – e vemos nomes como Peter Sagan, Philipe Gilbert e Greg van Avermaet de volta aos desafios das colinas, das estradas estreitas e do paralelo no lugar do asfalto. É claro que animação não falta e esta é uma prova que dá gosto acompanhar.

Por uma semana, os ciclistas voltaram ao cenário das clássicas Fonte: BinckBank Tour
Por uma semana, os ciclistas voltaram ao cenário das clássicas
Fonte: BinckBank Tour

Este ano, Peter Sagan foi a estrela principal e ainda que um furo na altura errada o tenha arredado da luta pela vitória final foi dos que mais deu à corrida a par de Tim Wellens cuja combatividade não lhe permite pedalar sem desferir inúmeros ataques. O vencedor final foi Tom Dumoulin, tendo o homem que ganhou o Giro em maio voltado a demonstrar a sua classe e polivalência. E até houve espaço para polémica quando Lars Boom venceu a 5ª etapa e celebrou com um manguito para a própria equipa, por esta o ter deixado de fora da seleção para a Vuelta a España.

Foi, mais uma vez, bonito de se ver e os fans de ciclismo de todo o mundo puderam desfrutar de sete etapas recheadas do que de bom a modalidade tem para oferecer. E quanto ao nome, que, como diria Fernando Pessoa, “primeiro estranha-se, depois entranha-se”, dá-se agora uma associação positiva, ao pensar em BinckBank, pensa-se em espetáculo. O financiador sai satisfeito e o ciclismo continua saudável de contas, que mais se poderia querer? Ora aí está, marketing bem feito.

Foto de Capa: Trek-Segafredo

José Baptista
José Baptista
O José tem um amor eclético pelo desporto, em que o Ciclismo e o Futebol Americano são os amores maiores. É licenciado em Direito (U. Minho) e em Psicologia (U. Porto).

Subscreve!

Artigos Populares

Bayern Munique vence Borussia Dortmund e conquista a Supertaça da Alemanha

O Bayern Munique venceu o Borussia Dortmund por 2-1 e conquistou a Supertaça da Alemanha. Houve ainda golo de Fábio Silva.

Da Luz para Pina Manique: João Rego é o terceiro reforço do Casa Pia vindo do Benfica

O Casa Pia anunciou a chegada de João Rego. Jovem de 21 anos chega do Benfica num empréstimo de uma temporada.

Gonçalo Ramos e o fim de carreira iminente de Cristiano Ronaldo: «Não sei como seria o futebol sem ele»

Em declarações à imprensa italiana, Gonçalo Ramos não poupou elogios a Cristiano Ronaldo, que anunciou que esta poderá ser a sua última temporada.

Al Ahli goleia com grande golo de Francisco Trincão e Al Khaleej de José Gomes empata: eis os resultados do dia da Liga Saudita

O Al Ahli goleou o Abha por 4-0 e houve grande golo de Francisco Trincão. Al Khaleej de José Gomes empatou 0-0 com o Al Shabab.

PUB

Mais Artigos Populares

Golaço: Maxi Araújo inaugura o marcador e o Sporting já vence o Alverca

O Sporting está a defrontar o Alverca, no Estádio José Alvalade, em jogo relativo à terceira jornada da Primeira Liga.

‘Golaço’: Eis o 1º golo de Francisco Trincão na Arábia Saudita

Francisco Trincão marcou golo pela primeira vez pelo Al Ahli, da Arábia Saudita. Foi um remate fora de área contra o Abha.

Exclusivo Bola na Rede: Nilton Varela vai reforçar o Marítimo

Nilton Varela vai ser jogador do Marítimo. Lateral esquerdo de 25 já está no Funchal e deve ser oficializado em breve.