Europeus 2017: Tanto ainda por fazer…

- Advertisement -

Cabeçalho modalidades

Em 2016, os Campeonatos Europeus de Ciclismo de Estrada passaram a contemplar provas na categoria de elites, com a intenção de instituir a esta prova como de referência no mais histórico continente do panorama ciclístico. A edição deste ano, realizada em Herning, na Dinamarca, voltou a mostrar que ainda há muito para melhorar.

Sendo uma prova que ainda não atrai muitos dos grandes nomes do ciclismo europeu, teria de tentar compensar pela qualidade da organização, mas as falhas foram várias e precisam de ser corrigidas para o futuro.

Desde logo, até poucas horas antes do evento, apenas estavam disponíveis listas de participantes provisórias, incluindo vários ciclistas que não estariam presentes e a falta de informação levou a alguma confusão e a relatos contraditórias sobre a presença de certos candidatos à vitória.

Europeus ficaram marcados por críticas à organização Fonte: 2017 European Road Cycling Championships
Europeus ficaram marcados por críticas à organização
Fonte: 2017 European Road Cycling Championships

O sistema para seguir online os tempos provisórios do contrarrelógio também apresentou erros, tendo o mais marcante ocorrido no categoria de Sub23 masculino, em que quem seguia a prova via como garantida a vitória para Mikkel Bjerg, mas um golpe de teatro revelou que os tempos de Kasper Asgreen não tinham sido registados e que seria este o mais veloz.

A mais grave falha ocorreu na prova feminina Sub23, quando uma cidadã de bicicleta entrou pelo percurso adentro, resultando na queda e desistência de Lucy Shaw, ainda que sem consequências físicas graves. Felizmente, apenas a ciclista britânica foi afetada e escapou sem grandes mazelas, mas o erro da organização foi grave e poderia ter custado caro às participantes.

Na vertente desportiva, os esforços individuais contra o tempo foram os primeiros a ser disputados. No primeiro dia, sagraram-se campeões europeus de contrarrelógio Elena Pirrone (júniores femininos), Andreas Leknessund (júniores masculinos) e Pernille Mathiesen (Sub23 femininos).

Foto de Capa: 2017 European Road Cycling Championships

José Baptista
José Baptista
O José tem um amor eclético pelo desporto, em que o Ciclismo e o Futebol Americano são os amores maiores. É licenciado em Direito (U. Minho) e em Psicologia (U. Porto).

Subscreve!

Artigos Populares

Athletic sem o jogador mais utilizado em 2025/26 frente ao Sporting: o provável substituto para o jogo com os leões

Mikel Jauregizar está fora dos planos do Athletic contra o Sporting. O médio encontra-se suspenso na Champions League.

Tiago Martins foi escolhido como melhor VAR da primeira volta da Primeira Liga

Esta terça-feira, o Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol escolheu Tiago Martins como o melhor VAR da primeira volta da Primeira Liga.

Arjen van der Heide confirmado como reforço do CD Tondela

O CD Tondela anunciou a contratação de Arjen van der Heide. O avançado neerlandês de 24 anos assinou contrato até junho de 2029.

Vitória SC empresta Vando Félix ao Vojvodina até ao final da temporada

Vando Félix já não faz parte do plantel do Vitória SC. O avançado de 23 anos foi emprestado ao Vojvodina até ao final da temporada.

PUB

Mais Artigos Populares

Álvaro Carreras na antevisão ao Benfica x Real Madrid: «Estou no melhor clube do Mundo e joguei no maior de Portugal»

Álvaro Carreras esteve presente na conferência de imprensa de antevisão ao embate entre o Benfica e o Real Madrid, na Champions League.

Sporting CP destaca-se em chuva de recordes em Pombal | Atletismo

O Expocentro de Pombal recebeu este domingo, dia 25 de janeiro, uma edição histórica do Meeting Professor Mário Moniz Pereira.

Os registos de Rui Silva contra o Athletic

Rui Silva passou vários anos ao serviço de equipas espanholas e enfrentou em várias ocasiões o Athletic, emblema de Bilbao.