Europeus 2017: Tanto ainda por fazer…

- Advertisement -

Cabeçalho modalidades

Em 2016, os Campeonatos Europeus de Ciclismo de Estrada passaram a contemplar provas na categoria de elites, com a intenção de instituir a esta prova como de referência no mais histórico continente do panorama ciclístico. A edição deste ano, realizada em Herning, na Dinamarca, voltou a mostrar que ainda há muito para melhorar.

Sendo uma prova que ainda não atrai muitos dos grandes nomes do ciclismo europeu, teria de tentar compensar pela qualidade da organização, mas as falhas foram várias e precisam de ser corrigidas para o futuro.

Desde logo, até poucas horas antes do evento, apenas estavam disponíveis listas de participantes provisórias, incluindo vários ciclistas que não estariam presentes e a falta de informação levou a alguma confusão e a relatos contraditórias sobre a presença de certos candidatos à vitória.

Europeus ficaram marcados por críticas à organização Fonte: 2017 European Road Cycling Championships
Europeus ficaram marcados por críticas à organização
Fonte: 2017 European Road Cycling Championships

O sistema para seguir online os tempos provisórios do contrarrelógio também apresentou erros, tendo o mais marcante ocorrido no categoria de Sub23 masculino, em que quem seguia a prova via como garantida a vitória para Mikkel Bjerg, mas um golpe de teatro revelou que os tempos de Kasper Asgreen não tinham sido registados e que seria este o mais veloz.

A mais grave falha ocorreu na prova feminina Sub23, quando uma cidadã de bicicleta entrou pelo percurso adentro, resultando na queda e desistência de Lucy Shaw, ainda que sem consequências físicas graves. Felizmente, apenas a ciclista britânica foi afetada e escapou sem grandes mazelas, mas o erro da organização foi grave e poderia ter custado caro às participantes.

Na vertente desportiva, os esforços individuais contra o tempo foram os primeiros a ser disputados. No primeiro dia, sagraram-se campeões europeus de contrarrelógio Elena Pirrone (júniores femininos), Andreas Leknessund (júniores masculinos) e Pernille Mathiesen (Sub23 femininos).

Foto de Capa: 2017 European Road Cycling Championships

José Baptista
José Baptista
O José tem um amor eclético pelo desporto, em que o Ciclismo e o Futebol Americano são os amores maiores. É licenciado em Direito (U. Minho) e em Psicologia (U. Porto).

Subscreve!

Artigos Populares

Levante dá a volta em Balaídos e sai da zona de despromoção

O Levante, equipa orientada por Luís Castro, venceu o Celta de Vigo por 3-2 em Balaídos após reviravolta e fugiu aos lugares de descida.

NBA de luto: Brandon Clarke morre aos 29 anos

Os Memphis Grizzlies confirmaram durante esta terça-feira o falecimento de Brandon Clarke, com apenas 29 anos de idade.

João Mário pode rumar a histórico italiano

João Mário encontra-se emprestado pela Juventus ao Bolonha. O jogador conta com o interesse da Fiorentina, que pode avançar para a sua contratação.

Barcelona reage à conferência de Florentino Pérez: «Informamos que o nosso departamento jurídico está a analisar cuidadosamente as suas declarações e acusações»

O Barcelona emitiu um comunicado durante esta terça-feira a abordar a conferência de imprensa dada por Florentino Pérez.

PUB

Mais Artigos Populares

Bernardo Silva: equipa europeia prepara salário de 8 milhões de euros para o internacional português

Bernardo Silva pode vir a ser jogador da Juventus. O jogador português encontra-se em final de contrato com o Manchester City.

PAOK pede informações por jogador do Braga

O PAOK pediu informações por Vítor Carvalho, jogador que pertence aos quadros do Braga. Há mais interessados.

Foi o principal atacado por Florentino Pérez e não deixou o presidente do Real Madrid sem resposta

Florentino Pérez deixou vários ataques ao jornalista Rubén Cañizares durante a conferência de imprensa que deu esta segunda-feira.