Europeus 2017: Tanto ainda por fazer…

- Advertisement -

Cabeçalho modalidades

Em 2016, os Campeonatos Europeus de Ciclismo de Estrada passaram a contemplar provas na categoria de elites, com a intenção de instituir a esta prova como de referência no mais histórico continente do panorama ciclístico. A edição deste ano, realizada em Herning, na Dinamarca, voltou a mostrar que ainda há muito para melhorar.

Sendo uma prova que ainda não atrai muitos dos grandes nomes do ciclismo europeu, teria de tentar compensar pela qualidade da organização, mas as falhas foram várias e precisam de ser corrigidas para o futuro.

Desde logo, até poucas horas antes do evento, apenas estavam disponíveis listas de participantes provisórias, incluindo vários ciclistas que não estariam presentes e a falta de informação levou a alguma confusão e a relatos contraditórias sobre a presença de certos candidatos à vitória.

Europeus ficaram marcados por críticas à organização Fonte: 2017 European Road Cycling Championships
Europeus ficaram marcados por críticas à organização
Fonte: 2017 European Road Cycling Championships

O sistema para seguir online os tempos provisórios do contrarrelógio também apresentou erros, tendo o mais marcante ocorrido no categoria de Sub23 masculino, em que quem seguia a prova via como garantida a vitória para Mikkel Bjerg, mas um golpe de teatro revelou que os tempos de Kasper Asgreen não tinham sido registados e que seria este o mais veloz.

A mais grave falha ocorreu na prova feminina Sub23, quando uma cidadã de bicicleta entrou pelo percurso adentro, resultando na queda e desistência de Lucy Shaw, ainda que sem consequências físicas graves. Felizmente, apenas a ciclista britânica foi afetada e escapou sem grandes mazelas, mas o erro da organização foi grave e poderia ter custado caro às participantes.

Na vertente desportiva, os esforços individuais contra o tempo foram os primeiros a ser disputados. No primeiro dia, sagraram-se campeões europeus de contrarrelógio Elena Pirrone (júniores femininos), Andreas Leknessund (júniores masculinos) e Pernille Mathiesen (Sub23 femininos).

Foto de Capa: 2017 European Road Cycling Championships

José Baptista
José Baptista
O José tem um amor eclético pelo desporto, em que o Ciclismo e o Futebol Americano são os amores maiores. É licenciado em Direito (U. Minho) e em Psicologia (U. Porto).

Subscreve!

Artigos Populares

Schalke 04 goleia Hallescher após prolongamento e Wolfsburgo sofre para vencer: eis os resultados do dia na Taça da Alemanha

O Schalke 04 goleou o Hallescher, enquanto o Wolfsburgo sofreu para vencer o Altglienicke: Eis os resultados desta segunda-feira da Taça da Alemanha.

Deportivo A Coruña empata com golo de Aubameyang em duelo de recém-promovidos: Eis os resultados do dia na La Liga

O Málaga e o Deportivo A Coruña empataram a uma bola; Aubameyang ainda faturou. Eis os resultados do dia na Liga Espanhola.

FC Porto B garante três pontos fora de portas e Felgueiras empata em Faro: Eis os resultados do dia na Segunda Liga

O FC Porto B venceu o Feirense por uma 1-0, enquanto o Farense e o Felgueiras empataram a uma bola. Eis os jogos do dia na Segunda Liga.

Luis Enrique rendido a uma das estrelas do PSG: «Estamos muito contentes porque ele marcou belos golos»

Luis Enrique mostrou-se satisfeito com a estreia de Ferran Torres e deixou rasgados elogios à sua exibição, após o encontro do PSG frente ao Rennes.

PUB

Mais Artigos Populares

João Matos fala sobre a sua saída do Sporting: «Estaria disposto a sacrificar-me mais um ano»

João Matos revelou que decidiu terminar a carreira no Sporting depois de o clube leonino ter decidido não renovar o seu contrato.

Atlanta United contrata Breel Embolo ao Rennes

Breel Embolo trocou o Rennes pelo Atlanta United. O negócio está avaliado em 15,4 milhões de euros e o avançado suíço assinou um contrato válido por quatro temporadas.

Manchester United empresta Jacob Devaney ao Hibernian

O Manchester United cedeu Jacob Devaney ao Hibernian. O médio centro foi emprestado à comitiva de Edimburgo, com opção de compra.