📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Tour de France 2015: Froome no topo do Olimpo

- Advertisement -

C’est fini! Mais um ano, mais uma Volta à França e mais um sentimento de querer que tudo volte atrás para termos o privilégio de voltarmos a assistir a três semanas como estas, do melhor que o ciclismo mundial pode dar. De entre os “Fantastic Four” presentes nesta prova, Chris Froome mostrou ser o mais fantástico de todos e garantiu a sua segunda vitória no Tour de France!

O britânico da Sky (curiosamente, tal como em 2013, depois de vencer o Dauphiné venceu também o Tour) teve uma prestação muito boa, visto que foi dos poucos favoritos a não perder tempo na 1.ª semana (tal como disse, o essencial dela era mesmo o não perder tempo mais do que ganhá-lo, e isso veio a revelar-se decisivo), dominou e conquistou na 2.ª e controlou as perdas na 3.ª semana – tivesse ele estado ao lado de Quintana nas últimas etapas de montanha e teria sido mesmo um Tour a roçar o perfeito. Aliás, nesta última semana há que destacar a capacidade de sofrimento, a coragem e o esforço de Chris Froome, que teve um tratamento injusto por parte do público (devido a meros rumores e a coisas que ninguém, neste momento, consegue provar; até parece que, por uma melhor prestação de alguém ou por um certo domínio, o tema “doping” tem de vir logo ao de cima, é inacreditável) – assobios, cuspidelas, receio por ter aquela sensação de que a qualquer momento alguém lhe fosse empurrar e, por fim, até mesmo teve que levar com urina em cima… atitudes reprováveis de certas pessoas que só mancham esta grande modalidade e a própria Volta à França. Posto isto, será que terá Froome vontade de voltar para o próximo ano ou noutro ano qualquer? Veremos, mas é algo a refletir.

Respondendo à minha pergunta aquando da “previsão” deste Tour de France 2015, não, não foi um dos melhores de sempre. Primeiramente, desde cedo começou a tornar-se numa luta a dois homens – Quintana e o próprio Froome – e o britânico de origem queniana até a poucas etapas do fim estava a mostrar uma grande superioridade perante todos, tal como a sua equipa, a Sky, que fez uma corrida excelente e mostrou estar sempre presente para Chris Froome (quer nas etapas planas, quer na montanha, quer no pavé; quer nos bons, quer nos menos bons momentos, realmente foi um merecido triunfo também para esta excelente equipa).

Chris Froome festeja a vitória com a sua equipa Sky  Fonte: sapo.pt
Chris Froome festeja a vitória com a sua equipa Sky
Fonte: sapo.pt

Depois, tivemos a classificação dos pontos a voltar a não ter muita história. Apesar das quatro vitórias de André Greipel (o único que ainda “ameaçou” o 1.º lugar desta classificação, a par do vencedor), o carismático Peter Sagan continua sem dar hipóteses à concorrência e voltou a levar a camisola verde para casa – o novo sistema de pontos até acabou por beneficiá-lo mais, quando se previa que fosse ocorrer o contrário (nem Degenkolb – o favorito a lutar com Sagan pela camisola – conseguiu contrariar o domínio do ciclista da Tinkoff; aliás, o ciclista da Giant não conseguiu dar uma vitória à sua equipa, foi Geschke a fazê-lo brilhantemente numa fuga). A classificação da juventude também ficou decidida a partir do momento em que Quintana conquistou a 2.ª posição da classificação geral e nunca mais saiu de lá. Só mesmo a classificação da montanha teve alguma emoção, sendo que o novo sistema de pontuação beneficiou os homens que lutam pela vitória na geral e, portanto, Chris Froome levou também esta camisola para casa, que só ficou decidida no último dia e com vários ciclistas a poderem vencer até ao final (Romain Bardet provavelmente teria vencido, não fossem as alterações em termos de pontuação para esta classificação).

Nuno Raimundo
Nuno Raimundohttp://www.bolanarede.pt
O Nuno Raimundo é um grande fã de futebol (é adepto do Sporting) e aprecia quase todas as modalidades. No ciclismo, dificilmente perde uma prova do World Tour e o seu ciclista favorito, para além do Rui Costa, é Chris Froome.                                                                                                                                                 O Nuno escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Eleições Benfica: Rui Costa ganha a primeira secção de voto em Lisboa

Mafra é a única região de Lisboa que já tem os resultados fechados. Rui Costa ganhou com 10.376 votos, à frente de Noronha Lopes.

Benfica atualiza em tempo real: Como estão os resultados das eleições?

O Benfica atualizou os resultados das eleições no site oficial. Ainda só foram apuradas 36 das 108 secções de voto.

Domínio nacional: Rui Costa venceu as primeiras 16 secções de voto em Portugal

Rui Costa está a limpar secções de voto em Portugal Continental. Eleições do Benfica contaram com os votos de 85.422 sócios.

Depois da queda, Estádio da Luz aparenta boas notícias para João Noronha Lopes: eis as novidades

João Noronha Lopes tem sido o candidato mais votado na contagem do Estádio da Luz. Eleições do Benfica contaram com os votos de 85.422 sócios.

PUB

Mais Artigos Populares

José Mourinho explica titularidade de Tomás Araújo: «O António Silva jogou sete vezes 90 minutos»

José Mourinho analisou a vitória do Benfica diante do Arouca. Águias golearam arouquenses por 5-0 no Estádio da Luz.

José Mourinho não está a acompanhar a noite eleitoral: «Temos este jogo para analisar, temos o Tondela para analisar. Não conheço nada do Tondela,...

José Mourinho analisou a vitória do Benfica diante do Arouca. Águias golearam arouquenses por 5-0 no Estádio da Luz.

José Mourinho e eleições do Benfica: «Os benfiquistas estão de parabéns, os candidatos também estão de parabéns»

José Mourinho analisou a vitória do Benfica diante do Arouca. Águias golearam arouquenses por 5-0 no Estádio da Luz.