Giro d’Italia: Alberto Contador dominou

- Advertisement -

Cabec¦ºalho ciclismo

O Giro d’Italia terminou ontem após 21 dias de puro espetáculo. No começo da primeira das três grandes voltas da temporada partiam como grandes favoritos à vitória final o espanhol Alberto Contador, que viria mesmo a conquistar a prova pela 2.ª vez (na prática ganhou três, mas perdeu uma na secretaria) na sua carreira, o australiano Richie Porte, que a certa altura as casas de apostas deram como grande favorito a ganhar o Giro, e Fabio Aru, que esteve quase para não participar devido a problemas estomacais e acabou mesmo por terminar em 2.º lugar e conquistar ainda 2 etapas. Contudo, houve muito, mas muito mais espetáculo naquela que para mim foi uma das melhores grandes voltas dos últimos anos.

Os melhores do Giro 2015:

  • Alberto Contador – o espanhol, que desde cedo disse publicamente que estava apenas a 80/85% das suas capacidades, isto, claro, tendo em vista o Tour, dominou por completo a prova italiana. Quase sempre sozinho contra 2, 3 ou mesmo 4 elementos da equipa Astana, Contador conseguiu na grande maioria das vezes dar excelente conta de si; não fosse a etapa número 20, onde o espanhol esteve em clara quebra e chegando mesmo a perder mais de 2 minutos para Fabiu Aru, e a vantagem seria acima dos 4 minutos. Não posso deixar de destacar a etapa número 16, que ligava Pinzolo a Aprica, onde Alberto Contador realizou uma das melhores exibições de ciclismo a que alguma vez assisti. Chapeó, Alberto Contador.
  • Mikel Landa/Fabio Aru – a dupla da Astana apresentou-se em grande nível durante toda a volta a Itália, excetuando uma ou outra ocasião, alias como tem vindo a ser habitual nos últimos anos no pelotão internacional, Fabio Aru e Mikel Landa, não fosse o tempo perdido no contrarrelógio, área onde ambos tem claramente que melhorar, poderiam ter complicado bastante a vida a Contador. Aru e Landa são, na minha opinião, os sucessores de Vincenzo Nibali e Alberto Contador, respetivamente.
  • Andrey Amador – o ciclista da Movistar, contra todas as expectativas, conseguiu alcançar um fabuloso 4º lugar; sem realizar nenhuma grande exibição, Amador fez da consistência a sua grande arma, chegando mesmo a certo ponto assaltar o pódio.
albertocontador
Contador (rosa) dominou a grande maioria da Volta a Itália.
Fonte: Facebook Oficial Alberto Contador

Resta-me ainda neste capitulo atribuir algumas menções honrosas: Ryder Hesjedal – Os anos parecem não passar para o canadiano. Realizando uma corrida em crescendo de forma, conseguiu um honroso 5º lugar,; Giovanni Visconti – Quando mutios pensavam que a camisola de melhor trepador iria para Benat Intxausti ou Steven Kruijswijk, o italiano surpreendeu e conquistou, desta forma, a Maglia Azzurra ; Philippe Gilbert – o belga, que não se conseguiu impor nas clássicas das Ardenas,  parece estar de volta à boa forma a e venceu 2 etapas em solo italiano.

Os piores do Giro 2015:

  • Richie Porte – o australiano, que, até aqui, vinha a realizar uma excelente temporada, não conseguiu aproveitar a grande, e vamos ver se não única, oportunidade de conquistar uma grande volta; Acabando mesmo por desistir da prova, Porte pareceu acusar bastante a pressão e nem o motorhome (secção de luxo do autocarro construído propositadamente para o Giro) conseguiu ajudar o australiano. Azares a mais para um ciclista que pretende conquistar uma prova de 3 semanas.
  • Astana – A equipa cazaque, liderada por Alexandre Vinokourov, não pode estar contente com a sua prestação; mesmo tendo em linha de conta que conquistou 5 etapas e colocou 2 ciclistas no pódio, penso que, se tivesse “jogado” de forma mais inteligente, poderia ter conseguido levar Aru ou Landa, talvez esta duvida tenha sido o grande problema, à conquista do Giro.

Uma pequena nota ainda para André Cardoso: o ciclista português voltou a fechar topo 25 numa grande volta, mais precisamente no 21º lugar. Mais uma excelente prestação de André Cardoso.

Foram 3 semanas de puro espetáculo! Como disse anteriormente, o Giro d’Italia de 2015 foi uma das melhores grandes voltas dos últimos anos.

Resta-nos agora ansiosamente esperar pelo Tour de France; Froome, Nibali, Quintana, Contador e ainda o nosso Rui Costa prometem não defraudar as expectativas.

Fotode Capa: Facebook Oficial Giro d’Italia

Duarte Pereira da Silva
Duarte Pereira da Silva
Do ciclismo ao futebol, passando pelo futsal ou o andebol, quase todos os desportos apaixonam o Duarte. Mas a sua especialidade é o ténis, modalidade que praticou durante 9 anos.                                                                                                                                                 O Duarte escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Nuno Espírito Santo volta a ser derrotado em noite de estreia para Pablo Felipe

O West Ham United foi derrotado por duas bolas a uma pelo Nottingham Forest, em jogo da 21.ª jornada da Premier League.

Juventus leva a melhor sobre o Sassuolo e regressa aos lugares de acesso à Champions League

A Juventus foi ao terreno do Sassuolo esta terça-feira vencer por três bolas a zero, em jogo da 19.ª jornada da Serie A.

Estão definidos os quartos de final da CAN

Estão oficialmente encerradas as partidas dos oitavos de final da CAN. Já se conhecem as seleções apuradas.

Vai colocar o pé no travão? Real Madrid pode influenciar saída de Rafael Obrador do Benfica em janeiro

Rafael Obrador está a ser apontado a uma saída do Benfica neste mercado de transferências. O jogador é pretendido pelo Torino.

PUB

Mais Artigos Populares

Alarmes ligados: FC Porto em risco de não contar com peça chave para a partida com o Benfica

O FC Porto está em risco de não poder utilizar Francisco Moura no encontro frente ao Benfica. O lateral encontra-se lesionado.

Souleymane Faye a um passo de ser reforço do Sporting: terceira oferta agradou ao Granada

Souleymane Faye prepara-se para ser reforço do Sporting. O acordo dos leões com o Granada está perto de se concretizar.

Taça da Liga: Luis Suárez marca o primeiro golo após bela assistência de Francisco Trincão

O Sporting está a vencer o Vitória SC por 1-0 na primeira meia final da Taça da Liga. Luis Suárez marcou o golo dos leões.