📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

João Almeida segue na liderança para a última semana de Giro

- Advertisement -

A etapa 14 foi sinónimo de contrarrelógio e de diferenças de tempo. Mathias Brandle e Rohan Dennis ainda tiveram os tempos referência, mas foi só chegar o campeão do mundo da especialidade para a questão ficar arrumada. Filippo Ganna fez o percurso de 34,1 quilómetros, em 42m40s, a uma média de 47.953km/h. Rohan Dennis ficou a 26 segundos do tempo do companheiro, e chegou para garantir a segunda posição. O jovem Brandon Mcnulty fez um grande contrarrelógio, acabando no terceiro lugar, a 1m09s.

João Almeida aguentou-se bem, ganhando tempo a todos os concorrentes diretos nos pontos intermédios, e a concluir a prova no sexto lugar. No final, o caldense somou 16 segundos de vantagem para o seu adversário mais próximo na geral, o holandês Kelderman. O português ganhou ainda 1m06s a Majka, 1m22 a Pello Bilbao, 1m23s a Nibali, 1m30s a Pozzovivo, 1m42s a Fuglsang, 2 minutos a Konrad e 2m08s a Jai Hindley. Antes da última etapa da segunda semana, João dispunha de 56 segundos para Kelderman, e alargava o fosso para o terceiro lugar de Bilbao, já a 2m11s. Giulio Ciccone (Trek-Segafredo), um dos principais escudeiros de Nibali, não partiu para a etapa.

Chegava o último dia, antes do segundo dia de descanso, que era recheado de montanha. A fuga foi constituída por nomes de qualidade, entre os quais Rohan Dennis, Thomas de Gendt e Giovanni Visconti. Ruben Guerreiro tentou sair, também, para a frente da corrida, mas sem sucesso. O italiano Visconti conseguiu somar 42 pontos, o que foi suficiente para retirar a camisola azul, símbolo da liderança da montanha, do português Rúben Guerreiro.

O trabalho no pelotão era feito, maioritariamente, pela Team Sunweb e pela NTT, para os seus líderes, Wilco Kelderman e Pozzovivo. Dennis entrou com uma vantagem interessante na subida final, mas depressa se percebeu que iria ser alcançado. O grupo dos favoritos depressa encurtou, com Fuglsang e Pozzovivo a serem os primeiros a descolar dos favoritos. João Almeida conseguia seguir o ritmo imposto pelos homens da Sunweb, enquanto via Nibali também a ficar para trás, a cerca de 7,5 quilómetros do fim.

Seguiu-se Rafal Majka e pouco depois foi o próprio camisola rosa a sentir dificuldades, cedendo alguns metros para Jai Hindley, Wilco Kelderman e Tao Hart. João Almeida seguiu ao seu ritmo até ao final, mas não conseguiu alcançar, novamente, os da frente. Depois de um trabalho espetacular de Jai Hindley pela subida acima, chegava a hora de discutir a etapa, com o britânico Tao Hart a ser claramente o mais forte, batendo Kelderman ao sprint. Jai Hindley terminou em terceiro, enquanto que João Almeida chegou na quarta posição, a 37 segundos do vencedor e a 35 de Kelderman.

Muitos ciclistas perderam tempo e posições na geral, mas a camisola rosa permaneceu com João Almeida, que parte com o sonho intacto para a terceira semana da Volta à Itália. Na classificação geral, Almeida dispõe de 15 segundos para Kelderman, e de 2m56s para Jai Hindley. Tao Hart subiu da 11.ª posição para o quarto lugar da geral.

André Filipe Antunes
André Filipe Antuneshttp://www.bolanarede.pt
O André é licenciado em Marketing e Publicidade e um fã incondicional de ciclismo. Começou desde pequeno a ter uma paixão pelo desporto, através do futebol. Chegava a saber os plantéis de todas as equipas da Primeira Liga! Com o tempo, abriu-se o horizonte e o interesse para outros desportos, como o Ciclismo, o Futsal e, mais recentemente, a NBA. Diz que no Ciclismo existem valores e táticas que mais nenhum desporto possui e ambiciona um dia ter a oportunidade de assistir ao vivo a um evento deste calibre.

Subscreve!

Artigos Populares

Antonio Conte já pensa no Benfica: «Será um duelo muito intenso»

Antonio Conte guiou o Nápoles a mais uma vitória na Serie A, desta vez frente à Juventus, e já está a pensar no desafio contra o Benfica.

Crise: Real Madrid com 8 baixas confirmadas para o próximo jogo da La Liga

O Real Madrid não vai poder contar com oito jogadores para o próximo encontro da La Liga, no qual vai enfrentar o Deportivo Alavés.

Atenção, Sporting: há 3 jogadores em risco para a partida contra o PSG

O Sporting vai enfrentar na próxima jornada da Champions League o Bayern Munique e tem três jogadores em risco.

Há novidades em relação a Mohamed Salah e ao Liverpool

Mohamed Salah pode ficar de fora dos convocados do próximo encontro do Liverpool. Os ingleses jogam contra o Inter Milão.

PUB

Mais Artigos Populares

Lyon de Paulo Fonseca interessado em defesa do Chelsea

O Lyon está interessado em contratar Axel Disasi já em janeiro. Enzo Maresca não conta com o atleta francês, que treina à parte do plantel principal.

Novo treinador da Fiorentina acusa jogador de se recusar a bater um penálti e caos está instalado com mensagens apagadas nas redes sociais

Paolo Vanoli, técnico recém-chegado à Fiorentina, acusou Albert Gudmundsson de se recusar a bater um penálti. O atleta chegou a desmentir.

Alfred Schreuder é o novo treinador do Al Diriyah

Alfred Schreuder é o novo treinador do Al Diriyah. O técnico já passou por clubes como Club Brugge, onde foi campeão, Ajax, Al Ain e Al Nasr.