📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

João Almeida segue na liderança para a última semana de Giro

- Advertisement -

A etapa 14 foi sinónimo de contrarrelógio e de diferenças de tempo. Mathias Brandle e Rohan Dennis ainda tiveram os tempos referência, mas foi só chegar o campeão do mundo da especialidade para a questão ficar arrumada. Filippo Ganna fez o percurso de 34,1 quilómetros, em 42m40s, a uma média de 47.953km/h. Rohan Dennis ficou a 26 segundos do tempo do companheiro, e chegou para garantir a segunda posição. O jovem Brandon Mcnulty fez um grande contrarrelógio, acabando no terceiro lugar, a 1m09s.

João Almeida aguentou-se bem, ganhando tempo a todos os concorrentes diretos nos pontos intermédios, e a concluir a prova no sexto lugar. No final, o caldense somou 16 segundos de vantagem para o seu adversário mais próximo na geral, o holandês Kelderman. O português ganhou ainda 1m06s a Majka, 1m22 a Pello Bilbao, 1m23s a Nibali, 1m30s a Pozzovivo, 1m42s a Fuglsang, 2 minutos a Konrad e 2m08s a Jai Hindley. Antes da última etapa da segunda semana, João dispunha de 56 segundos para Kelderman, e alargava o fosso para o terceiro lugar de Bilbao, já a 2m11s. Giulio Ciccone (Trek-Segafredo), um dos principais escudeiros de Nibali, não partiu para a etapa.

Chegava o último dia, antes do segundo dia de descanso, que era recheado de montanha. A fuga foi constituída por nomes de qualidade, entre os quais Rohan Dennis, Thomas de Gendt e Giovanni Visconti. Ruben Guerreiro tentou sair, também, para a frente da corrida, mas sem sucesso. O italiano Visconti conseguiu somar 42 pontos, o que foi suficiente para retirar a camisola azul, símbolo da liderança da montanha, do português Rúben Guerreiro.

O trabalho no pelotão era feito, maioritariamente, pela Team Sunweb e pela NTT, para os seus líderes, Wilco Kelderman e Pozzovivo. Dennis entrou com uma vantagem interessante na subida final, mas depressa se percebeu que iria ser alcançado. O grupo dos favoritos depressa encurtou, com Fuglsang e Pozzovivo a serem os primeiros a descolar dos favoritos. João Almeida conseguia seguir o ritmo imposto pelos homens da Sunweb, enquanto via Nibali também a ficar para trás, a cerca de 7,5 quilómetros do fim.

Seguiu-se Rafal Majka e pouco depois foi o próprio camisola rosa a sentir dificuldades, cedendo alguns metros para Jai Hindley, Wilco Kelderman e Tao Hart. João Almeida seguiu ao seu ritmo até ao final, mas não conseguiu alcançar, novamente, os da frente. Depois de um trabalho espetacular de Jai Hindley pela subida acima, chegava a hora de discutir a etapa, com o britânico Tao Hart a ser claramente o mais forte, batendo Kelderman ao sprint. Jai Hindley terminou em terceiro, enquanto que João Almeida chegou na quarta posição, a 37 segundos do vencedor e a 35 de Kelderman.

Muitos ciclistas perderam tempo e posições na geral, mas a camisola rosa permaneceu com João Almeida, que parte com o sonho intacto para a terceira semana da Volta à Itália. Na classificação geral, Almeida dispõe de 15 segundos para Kelderman, e de 2m56s para Jai Hindley. Tao Hart subiu da 11.ª posição para o quarto lugar da geral.

André Filipe Antunes
André Filipe Antuneshttp://www.bolanarede.pt
O André é licenciado em Marketing e Publicidade e um fã incondicional de ciclismo. Começou desde pequeno a ter uma paixão pelo desporto, através do futebol. Chegava a saber os plantéis de todas as equipas da Primeira Liga! Com o tempo, abriu-se o horizonte e o interesse para outros desportos, como o Ciclismo, o Futsal e, mais recentemente, a NBA. Diz que no Ciclismo existem valores e táticas que mais nenhum desporto possui e ambiciona um dia ter a oportunidade de assistir ao vivo a um evento deste calibre.

Subscreve!

Artigos Populares

Jogou no Benfica e elogia Martín Anselmi: «Acompanhei o trabalho dele no FC Porto e parece-me ser um excelente treinador»

Marçal comentou a chegada de Martín Anselmi ao Botafogo. Antigo lateral do Benfica elogiou o seu novo treinador no Brasil.

Eis os onzes oficiais do Vitória SC x Sporting que encerra a 15ª jornada da Primeira Liga?

O Vitória SC recebe o Sporting na 15.ª jornada da Primeira Liga. Jogo vai trazer Rui Borges de volta à cidade de Guimarães.

Besiktas de Tiago Djaló e sem Rafa Silva vence Fenerbahçe: eis os resultados do dia na Taça da Turquia

O Besiktas venceu o Fenerbahçe num Dérbi de Istambul. Vitória surge na Taça da Turquia, na primeira jornada do Grupo C.

Futebol na Consoada: onde ver o Costa do Marfim x Moçambique da CAN 2025 jogado na véspera de Natal?

A CAN 2025 não para na véspera de Natal. Dia 24 de dezembro marcado por um Costa do Marfim x Moçambique.

PUB

Mais Artigos Populares

Jogadores do Caldas alinharam no centro do relvado em protesto contra a decisão da FPF

O Caldas foi impedido de jogar no Campo da Mata contra o Braga e protestou no início do encontro. O jogo foi mudado para o Estádio Manuel Marques.

Sporting avança por Luis Guilherme: eis as novidades e possíveis valores do negócio

O Sporting está interessado na contratação de Luis Guilherme. O extremo joga no West Ham e a sua chegada a Alvalade é vista como prioridade.

Atenção, Ruben Amorim: Chelsea afasta-se e Manchester City avança para contratar alvo do Manchester United

O Manchester City está a tentar fechar a contratação de Antoine Semenyo. O avançado ganês é também pretendido pelo Manchester United de Ruben Amorim