📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

João Almeida segue na liderança para a última semana de Giro

- Advertisement -

A etapa 14 foi sinónimo de contrarrelógio e de diferenças de tempo. Mathias Brandle e Rohan Dennis ainda tiveram os tempos referência, mas foi só chegar o campeão do mundo da especialidade para a questão ficar arrumada. Filippo Ganna fez o percurso de 34,1 quilómetros, em 42m40s, a uma média de 47.953km/h. Rohan Dennis ficou a 26 segundos do tempo do companheiro, e chegou para garantir a segunda posição. O jovem Brandon Mcnulty fez um grande contrarrelógio, acabando no terceiro lugar, a 1m09s.

João Almeida aguentou-se bem, ganhando tempo a todos os concorrentes diretos nos pontos intermédios, e a concluir a prova no sexto lugar. No final, o caldense somou 16 segundos de vantagem para o seu adversário mais próximo na geral, o holandês Kelderman. O português ganhou ainda 1m06s a Majka, 1m22 a Pello Bilbao, 1m23s a Nibali, 1m30s a Pozzovivo, 1m42s a Fuglsang, 2 minutos a Konrad e 2m08s a Jai Hindley. Antes da última etapa da segunda semana, João dispunha de 56 segundos para Kelderman, e alargava o fosso para o terceiro lugar de Bilbao, já a 2m11s. Giulio Ciccone (Trek-Segafredo), um dos principais escudeiros de Nibali, não partiu para a etapa.

Chegava o último dia, antes do segundo dia de descanso, que era recheado de montanha. A fuga foi constituída por nomes de qualidade, entre os quais Rohan Dennis, Thomas de Gendt e Giovanni Visconti. Ruben Guerreiro tentou sair, também, para a frente da corrida, mas sem sucesso. O italiano Visconti conseguiu somar 42 pontos, o que foi suficiente para retirar a camisola azul, símbolo da liderança da montanha, do português Rúben Guerreiro.

O trabalho no pelotão era feito, maioritariamente, pela Team Sunweb e pela NTT, para os seus líderes, Wilco Kelderman e Pozzovivo. Dennis entrou com uma vantagem interessante na subida final, mas depressa se percebeu que iria ser alcançado. O grupo dos favoritos depressa encurtou, com Fuglsang e Pozzovivo a serem os primeiros a descolar dos favoritos. João Almeida conseguia seguir o ritmo imposto pelos homens da Sunweb, enquanto via Nibali também a ficar para trás, a cerca de 7,5 quilómetros do fim.

Seguiu-se Rafal Majka e pouco depois foi o próprio camisola rosa a sentir dificuldades, cedendo alguns metros para Jai Hindley, Wilco Kelderman e Tao Hart. João Almeida seguiu ao seu ritmo até ao final, mas não conseguiu alcançar, novamente, os da frente. Depois de um trabalho espetacular de Jai Hindley pela subida acima, chegava a hora de discutir a etapa, com o britânico Tao Hart a ser claramente o mais forte, batendo Kelderman ao sprint. Jai Hindley terminou em terceiro, enquanto que João Almeida chegou na quarta posição, a 37 segundos do vencedor e a 35 de Kelderman.

Muitos ciclistas perderam tempo e posições na geral, mas a camisola rosa permaneceu com João Almeida, que parte com o sonho intacto para a terceira semana da Volta à Itália. Na classificação geral, Almeida dispõe de 15 segundos para Kelderman, e de 2m56s para Jai Hindley. Tao Hart subiu da 11.ª posição para o quarto lugar da geral.

André Filipe Antunes
André Filipe Antuneshttp://www.bolanarede.pt
O André é licenciado em Marketing e Publicidade e um fã incondicional de ciclismo. Começou desde pequeno a ter uma paixão pelo desporto, através do futebol. Chegava a saber os plantéis de todas as equipas da Primeira Liga! Com o tempo, abriu-se o horizonte e o interesse para outros desportos, como o Ciclismo, o Futsal e, mais recentemente, a NBA. Diz que no Ciclismo existem valores e táticas que mais nenhum desporto possui e ambiciona um dia ter a oportunidade de assistir ao vivo a um evento deste calibre.

Subscreve!

Artigos Populares

Pep Guardiola pisca o olho a jogador do Real Madrid: «É um jogador de outro nível»

Pep Guardiola não escondeu a admiração por Rodrygo, que voltou aos golos nove meses depois, aproveitando a ausência de Kylian Mbappé.

Antiga lenda do Manchester United defende Ruben Amorim: «Ele é alguém que morreria pelo clube»

Patrice Evra admite que a equipa não têm apresentado os resultados esperados, mas segura Ruben Amorim e pede reforços para atacar o top-4 da Premier League.

Antigo Bola de Ouro crítica fortemente Mohamed Salah e defende Arne Slot: «Começou a atacar o homem e a comportar-se de forma inadequada»

O ambiente ferve em Anfield. O caso de Mohamed Salah valeu-lhe críticas duríssimas de duas lendas do futebol mundial, com o Marco van Basten a não poupar nos insultos.

Jude Bellingham sem filtros após nova derrota do Real Madrid: «Vamos ter de aguentar esta m****»

Jude Bellingham não escondeu a frustração após o desaire frente ao Manchester City, mas saiu em defesa de Xabi Alonso.

PUB

Mais Artigos Populares

Filipe Cândido deixa o Paços de Ferreira em zona de descida

A crise de resultados do Paços de Ferreira ditou a saída de Filipe Cândido. Marco Paiva assume o comando interino para o duelo com o Lusitânia de Lourosa.

Nantes confirma saída de Luís Castro e oficializa novo treinador

O Nantes oficializou durante esta quinta-feira a saída de Luís Castro da posição de treinador principal. Ahmed Kantari é o seu sucessor.

Sporting faz força para garantir 2 jogadores para partida da Taça de Portugal

O Sporting enfrenta o Santa Clara para a Taça de Portugal. O clube quer ter Geny Catamo e Ousmane Diomande à disposição.