📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

João Rodrigues vence Volta ao Alentejo 2019

- Advertisement -

Após seis etapas, chegamos ao fim de mais uma “Alentejana”. Desta vez a geral individual ficou nas mãos da W52-FC Porto. Pela primeira vez conseguiram ganhar a Volta ao Alentejo. A equipa Pro Continental portuguesa conseguiu a primeira vitória do ano no contrarrelógio individual em Castelo de Vide e a primeira geral individual da temporada através de João Rodrigues.

A Volta ao Alentejo começou com uma etapa que fazia ligação entre Montemor-o-Novo e Moura. Era a etapa mais longa com 208 km e os sprinters tinham aqui uma oportunidade de brilhar. Foi Enrique Sanz (Euskadi-Murias) que saiu vitorioso, ganhando à frente de Luís Mendonça (Radio Popular Boavista) e Vicente de Mateos (Louletano-Aviludo). Sem diferenças de tempo e não havendo bonificações, o pódio da geral ficou destinado a estes três homens.

A segunda etapa ligou Mértola a Odemira, foram 183 km em que o final seria em ligeira subida. A etapa foi feita a um ritmo muito mais elevado que na primeira, em que os primeiros chegaram à média de 44,399 km/h. No final, Enrique Sanz foi o mais rápido num grupo de 22 ciclistas e manteve a amarela. Raul Alarcón e Vicente de Mateos terminaram em segundo e terceiro lugar, respetivamente. Não havendo grandes diferenças na geral individual entre os favoritos.

Na terceira etapa, Santiago do Cacém-Mora, era um trajeto de 176.5 km que os corredores tinham pela frente. Ficou marcada por vários cortes de tempo, visto que a equipa da Efapel e da W52-FC Porto impuseram um ritmo elevado, quebrando o pelotão numa série de grupos. No final, nas rampas de Mora, foi um grupo com 33 ciclistas que discutiu a vitória. O britânico da Team Wiggins, de seu nome Gabriel Cullaigh, foi o mais rápido, ao bater Luís Mendonça e Rafael Silva (Efapel), segundo e terceiro, respetivamente. Com isto o homem da Team Wiggins ficou com a camisola amarela por um dia. Na geral, os primeiros 18 homens tinham todos o mesmo tempo.

No dia seguinte, era a jornada em que as principais diferenças podiam ser finalmente feitas. Era no sábado com jornada dupla, que os olhos estavam postos. De manhã a etapa ligou Ponte de Sor a Portalegre e à tarde contrarrelógio individual em Castelo de Vide.

De manhã, Luís Mendonça assumiu a liderança da geral individual. Após 74.3 km, o pelotão alcançou a fuga do dia, de seis homens, antes do início da subida para Cabeço do Mouro. Foram aqui que as movimentações dos homens da geral apareceram. Após a subida, seguia-se uma descida até à meta de 5.4 km. No fim, restavam nove homens para discutir a etapa. Sergio Higuita (Fundación Euskadi) foi o homem mais forte, batendo no final Mario González (Euskadi-Murias) e Tobias Foss (Uno-X Norwegian Development Team).

À tarde, foi João Rodrigues quem ganhou no contrarrelógio de 8.4 km em Castelo de Vide. Luís Mendonça ficou em segundo lugar a três segundos e Raul Alarcón em terceiro, a quatro segundos do líder. Os nove primeiros da geral individual tinham chegado ao contrarrelógio todos com o mesmo tempo! Foram as diferenças do mesmo que distanciaram os homens da geral e João Rodrigues assumiu a liderança da prova.

Enrique Sanz venceu etapa final em Évora
Fonte: Volta ao Algarve

A última etapa, ligou Portalegre a Évora, que tem sido nos últimos anos a cidade que recebe o final da Volta ao Alentejo. Com um final esperado ao sprint, mas muito técnico devido às exigências da chegada. Com a diferença de apenas três segundos para o segundo lugar, João Rodrigues tinha que se acautelar com Luís Mendonça. Em terceiro lugar estava Raul Alarcón, seu companheiro de equipa, a quatro segundos e em quarto lugar já mais distante aparecia Tobias Foss a quinze segundos.

Enrique Sanz, o espanhol da Murias voltou a ganhar e fechou em grande a sua prestação na Volta ao Alentejo. João Rodrigues chegou à frente dos concorrentes mais próximos à contestação da geral individual, terminando num sétimo lugar. Luís Mendonça ficou apenas na 12.ª posição e Raul Alarcón chegou no 15.º lugar, garantindo assim a conquista da geral da Alentejana por parte do algarvio da W52-FC Porto.

A camisola dos pontos ficou com Luis Mendonça, a camisola da juventude com o jovem norueguês, Tobias Foss, a camisola da montanha com o campeão nacional da Nova Zelândia, James Fouché da Team Wiggins e a geral de equipas foi conquistada pela W52-FC Porto.

Numa análise final da Volta ao Alentejo, destaque para a primeira vitória da carreira de João Rodrigues, o algarvio mostrou-se a um nível muito bom e aumentam-se as expetativas para ver o restante ano do ciclista. Após as boas prestações na Clássica da Arrábida e na Volta ao Algarve, o ciclista ganha assim a sua primeira prova. 

De salientar ainda as três vitórias da Euskadi Murias com Enrique Sanz, eles que ainda não tinham ganho na temporada, vieram a Portugal com todo o gás e apresentaram-se a um nível bastante elevado. 

Por fim, a primeira vitória da carreira de Sergio Higuita (Fundación-Euskadi), ele que fez uma Volta a Andalucia e Volta à Comunidade Valenciana com os melhores do World Tour. A partir de Maio vai entrar nos quadros da EF Education First e correr pela primeira vez numa equipa World Tour, dando o salto de uma equipa Continental para o primeiro escalão e aí a história vai ser outra! No entanto, o jovem colombiano de 21 anos tem um futuro muito promissor e certamente vamos ouvir falar muito dele.

Foto de Capa: Volta ao Alentejo

André Filipe Antunes
André Filipe Antuneshttp://www.bolanarede.pt
O André é licenciado em Marketing e Publicidade e um fã incondicional de ciclismo. Começou desde pequeno a ter uma paixão pelo desporto, através do futebol. Chegava a saber os plantéis de todas as equipas da Primeira Liga! Com o tempo, abriu-se o horizonte e o interesse para outros desportos, como o Ciclismo, o Futsal e, mais recentemente, a NBA. Diz que no Ciclismo existem valores e táticas que mais nenhum desporto possui e ambiciona um dia ter a oportunidade de assistir ao vivo a um evento deste calibre.

Subscreve!

Artigos Populares

Ruben Amorim explica mudança tática do Manchester United: «Senti que essa era a única forma de criar mais perigo»

Ruben Amorim explicou a alteração do habitual 3-4-3 para um 4-2-3-1 no Manchester United x Newcastle para a Premier League.

Maxi Araújo define 4 candidatos a vencer o Mundial e atira: «Seria o sonho máximo poder enfrentar Portugal na final»

Maxi Araújo falou sobre o Mundial 2026. Internacional uruguaio gostaria muito de enfrentar Portugal na final.

Pavlidis reage a elogios de José Mourinho: «É sempre bom ouvir coisas positivas do treinador»

Vangelis Pavlidis chegou aos 50 golos pelo Benfica e deu entrevista. Avançado grego reagiu a elogios de José Mourinho.

Pavlidis desafiado a escolher: qual o melhor golo e qual o golo mais importante que marcou no Benfica?

Vangelis Pavlidis chegou aos 50 golos pelo Benfica. Avançado grego falou sobre alguns dos golos pelas águias.

PUB

Mais Artigos Populares

José Boto revelou ter tentado contratado avançado do FC Porto para o Flamengo

José Boto, diretor desportivo do Flamengo revelou que tentou contratar Borja Sainz. Extremo espanhol joga no FC Porto.

Imprensa inglesa revela que Tottenham tem 172 milhões de euros para gastar e há 1 alvo no FC Porto

O Tottenham quer realizar algumas alterações no seu plantel no próximo mercado de transferências. Samu Aghehowa é alvo dos ingleses.

Ruben Amorim fala da vitória do Manchester United e explica posicionamento de jogador: «Ajudou-o a jogar melhor»

Ruben Amorim falou depois da vitória do Manchester United contra o Newcastle United por uma bola a zero.