📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Kwiatkowski coroado vencedor da Algarvia na dança do Malhão

- Advertisement -

O contra-relógio que apresentava um perfil interessante, um pouco técnico e com alguma elevação, reforçou Geraint Thomas (Team Sky) como líder da prova ficando a ser o principal candidato à vitória com duas etapas para ainda por disputar,, além de Thomas a Team Sky colocava ainda Kwiatkowski na segunda posição na geral a 22 segundos do seu companheiro de equipa, podendo gerir a seu bel prazer essa vantagem na última etapa que iria decorrer no Malhão.

Geraint Thomas vence contra-relógio e reforça o primeiro lugar na geral Fonte: Nuno Raimundo
Geraint Thomas vence contra-relógio e reforça o primeiro lugar na geral
Fonte: Nuno Raimundo

Este contra-relógio veio também mostrar quem é o melhor contra-relogista português da actualidade, e que consegue ombrear com os melhores a nível mundial. Nélson Oliveira (Movistar Team)  fez um belo contra-relógio com o 5º melhor tempo galgando lugares e ascendendo ao terceiro lugar na geral dando esperanças de conseguir alcançar no Algarve um excelente lugar.

Na etapa da chegada à Fóia a Sky mostrou o porquê de ser a melhor equipa nas chegadas ao alto e em etapas de alta montanha. Numa etapa em que a fuga chegou a ter 7 minutos de vantagem, e com o pelotão a forçar o ritmo na aproximação à Fóia a mesma seria alcançada ainda antes da subida, sendo que os últimos resistentes foram apanhados já na subida para a Fóia.

Numa ascensão com cerca de 15km a subida à Fóia deste ano foi feita pela vertente mais longa mas menos dura a nível de inclinação, querendo a organização com isto evitar que houvesse grandes diferenças de tempo logo no início da prova.

Anulada que estava a fuga a Sky começa a lançar as suas iscas, neste caso a isca era Vasil Kiryienka, que obrigou a que as outras equipas fossem obrigadas a mexer na corrida, isto na fase mais dura da subida, Kwiatkowski aproveito a deixa e arrancou para o que faltava da etapa, levando na roda Bauke Mollema (Trek-Segafredo), Geraint Thomas, Daniel Martin (UAE Team Emirates) e Jaime Rosón (Movistar Team), sendo o polaco o mais forte a vencer e Thomas a ficar com a geral à segunda etapa.

Dia perfeito para a Sky que levava a etapa para casa e conseguia à segunda etapa e antes do contra-relógio ficar na liderança da geral.

Chegávamos ao Malhão e a Sky estava em posição ideal para iniciar a dança.

Com a Thomas e Kwiatkowski nas duas primeiras posições teriam de ser as outras equipas a tentar mexer na etapa de maneira a ficarem em posição te atacarem a equipa britânica.  Mas como disse anteriormente se há equipa que consegue gerir estes momentos em etapas com desnível grande é a Sky sem dúvida.

Logo nos quilómetros iniciais desenhou-se a fuga de 31 elementos que iria prevalecer até ao fim da etapa e foi aqui que a Sky trabalhou muito bem taticamente, lançando o polaco para a fuga ficando com duas cartadas muito fortes para a etapa. À medida que os quilómetros iam passando o tempo da fuga ia aumentando, e cada vez mais se percebia que o polaco seria o vencedor caso não houvesse mexidas no pelotão.

Mexidas ouve mas na frente da corrida, onde saltaram  Lukas Postlberger (Bora-hansgrohe) que depois recebeu a companhia de Zdenek Stybar (Quick-Step Floors)  fazendo companhia até à primeira subida ao Malhão, aqui o austríaco deixou Stybar dançar sozinho já que faltaram pernas para fazer a dura subida.

Tiago Silva Ferreira
Tiago Silva Ferreirahttp://www.bolanarede.pt
O Tiago é uma pessoa que adora desporto, em especial futebol. Tendo praticado andebol e basquetebol, viu que o seu grande talento era a Playstation e por aí ficou! Adora o ciclismo.                                                                                                                                                 O Tiago não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Camarões batem Gabão e abrem a CAN 2025 da melhor maneira

A seleção dos Camarões derrotou o Gabão por 1-0, na jornada de abertura da CAN 2025. Karl Etta Eyong fez o único golo do jogo.

José Faria aprova contratação de Sidny Cabral para o Benfica: «Pode claramente disputar com o Dahl à esquerda pela posição e podendo também jogar...

José Faria deixou elogios para a contratação de Sidny Cabral pelo Benfica. O antigo treinador do Estrela da Amadora falou das qualidades do lateral cabo-verdiano.

Costa do Marfim bate Moçambique com golo de um dos jogadores do Manchester United de Ruben Amorim

A Costa do Marfim derrotou Moçambique por 1-0, na jornada inaugural da CAN 2025. O único golo do jogo foi apontado por Amad Diallo.

Arábia Saudita volta a chamar por Bernardo Silva

Bernardo Silva está novamente a ser apontado à saída do Manchester City. O médio internacional português está na mira do campeonato da Arábia Saudita.

PUB

Mais Artigos Populares

Carta ao Pai Natal das Modalidades 2025

Mundo das Modalidades BnR, 24 de dezembro de 2025 Querido,...

Para a Primeira Liga estar atenta? Avançado não entra nas contas de Diego Simeone no Atlético Madrid

Carlos Martín regressou ao Atlético Madrid no último verão, mas não tem contado para Diego Simeone em 2025/26.

Antigo alvo do Benfica pode mudar-se em janeiro: avançado não deve prosseguir na La Liga

Manor Solomon não deve prosseguir ao serviço do Villarreal. O jogador já foi alvo do Benfica e está cedido ao Tottenham.