La Vuelta 2025 | Muito terreno para os trepadores brilharem

- Advertisement -

Mais do mesmo nem sempre é mau. Se o Giro é a melhor das três grandes voltas e o Tour a mais mediática, a La Vuelta é a mais relaxada e a edição deste ano promete ser fiel à sua identidade. E, depois de uma época de altos e baixos, a familiaridade de uma Vuelta que sempre entretém é muito bem-vinda.

Partindo de Itália, a Vuelta deste ano apresenta um percurso semelhante ao que já nos tem habituado, com muitas etapas de rompe pernas e muitas chegadas em alto, dando preferência às típicas unipuerto, o que permitirá que sejam os trepadores e as fugas a ter o maior protagonismo. Os velocistas terão que se adaptar, mas também terão as suas oportunidades. E, se todas as etapas têm pontos de interesse, há duas que são imperdíveis: as etapas 13 e 20, respetivamente, as chegadas nas dantescas subidas de L’Angliru e Bola del Mundo.

O claro favorito à conquista da La Vuelta é Jonas Vingegaard. O dinamarquês da Visma – Lease a Bike, duas vezes vencedor do Tour de France e segundo na edição deste ano da Grand Boucle, procura a sua terceira vitória em Grandes Voltas numa prova na qual já foi segundo em 2023, batido apenas por um colega de equipa, Sepp Kuss. Como um dos grandes voltistas desta geração, e muitas vezes parecendo que apenas Pogacar o consegue superar, e com uma equipa forte em seu redor, parte como o alvo a abater.

João Almeida UAE Ciclismo
Fonte: UAE

Para não fugir ao hábito, as outras grandes figuras apontadas à Geral vêm da poderosa UAE Team Emirates, Juan Ayuso e João Almeida. O duo ibérico tem realizado uma temporada de grande qualidade, à exceção das provas de três semanas, com Ayuso a ver-se forçado a desistir no Giro e Almeida a sofrer o mesmo desfecho no Tour. Na Vuelta, tentarão usar a vantagem numérica para derrotar o favorito dinamarquês.

Se a vitória final na La Vuelta escapar a este trio será uma surpresa, mas há outros nomes que não devem ser descartados e que certamente estarão também entre os melhores nos dias de maior dureza, com destaque para Antonio Tiberi, Egan Bernal, Giulio Ciccone, Giulio Pellizzari e Mikel Landa.

No campo dos velocistas, há dois grandes nomes presentes à partida, Mads Pedersen e Jasper Philipsen. O dinamarquês procura dar continuidade a uma época de luxo e fazer o triplete de camisolas por pontos para a Lidl – Trek (o próprio Pedersen ganhou no Giro e Jonathan Milan no Tour), enquanto Philipsen procura compensar um Tour em que um abandono madrugador por queda o fez somar apenas um triunfo.

Para as equipas espanholas é que não se augura muito sucesso nesta La Vuelta. Com Enric Mas de fora por lesão e Euskaltel e Kern Pharma a não serem convidadas, restará pouco mais do que procurar um difícil sucesso nas fugas. E, nesse contexto, é a Movistar que, sem surpresas, dispõem das melhores armas, com Pablo Castrillo e Javier Romo.

José Baptista
José Baptistahttp://www.bolanarede.pt
O José tem 24 anos e é de Direito. Adora escrever e, para ele, o desporto deve ser em quantidade e em variedade. O Ciclismo é a sua grande paixão e em 2015 redescobriu o Wrestling.                                                                                                                                                 O José escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Torino tem mais um alvo além de Rafael Obrador: avança com 9 milhões por avançado ex-Benfica

O Torino continua à procura de reforços neste mercado de janeiro. A equipa italiana está interessada na contratação de Arthur Cabral ao Botafogo.

Lorenzo Lucca toma decisão quanto ao futuro e trava ambições do Benfica

Lorenzo Lucca tem como prioridade continuar em Itália. Avançado assume preferência em caso de saída do Nápoles e trava planos do Benfica.

Manchester United toma decisão quanto ao mercado de janeiro depois do despedimento de Ruben Amorim

O Manchester United não vai mudar os planos para o mercado de janeiro. Saída de Ruben Amorim não altera opções do clube.

Erik ten Hag assume funções de diretor-técnico do Twente

Erik ten Hag foi confirmado como novo diretor-técnico do Twente. O treinador neerlandês de 55 anos vai assumir funções a partir do dia 1 de feveiro de 2026.

PUB

Mais Artigos Populares

Sucessor de Ruben Amorim já fala: Darren Fletcher assume surpresa por ser treinador do Manchester United e fala de Bruno Fernandes: «Sei que ele...

Darren Fletcher deu a sua primeira conferência de imprensa como treinador do Manchester United. O sucessor de Ruben Amorim assumiu a surpresa por estar no cargo.

Hansi Flick e a chegada de João Cancelo ao Barcelona: «Ainda não está fechado, mas ficaria contente se se concretizasse»

João Cancelo está a chegar ao Barcelona por empréstimo do Al Hilal. Hansi Flick, treinador dos culés, já falou na chegada do português.

Nuno Borges bate Marin Cilic e está nos quartos de final do Open de Hong Kong

Nuno Borges garantiu uma vitória importante na manhã desta quarta-feira. O tenista português derrotou Marin Cilic e garantiu lugar nos quartos de final do Open de Kong Kong.