Landa: Rebelde de vez em quando

Em seguida, veio o Tour e uma polémica a sério. Landa apareceu em grande forma e na chegada a Peyragudes foi lutar pela vitória na etapa enquanto Froome passava dificuldades o que lhe valeu uma discussão em público com o seu Diretor Desportivo. No dia seguinte, esteve na fuga e ganhou tempo, mas a certa altura foi a própria a Sky a comandar a perseguição, provando que algo estava mal. Ainda assim, Landa e Froome conseguiram colaborar melhor daí para a frente e o espanhol acabaria em quarto a apenas um segundo do podium, mostrando que se a equipa tivesse gerido a situação de outra fora poderia ter acabado com dois homens na celebração final em Paris.

No restante da temporada, Landa ainda arranjou forças para voltar a mostrar que, quando quer, é um excelente ciclista de equipa e foi crucial na vitória de Michal Kwiatkowski na Clasica San Sebastian e para vencer duas etapas e a Geral da Vuelta a Burgos. Só que o verniz havia mesmo estalado e o ciclista vai mudar de ares no próximo ano, representando a Movistar.

Como a sua fama, nem sempre merecida, de rebelde já é bem conhecida, a receção não foi a melhor e Nairo Quintana, o líder da sua nova equipa, sentiu necessidade de dizer publicamente que é ele o líder para o Tour. Entretanto, a equipa começou a preparar a época e a reunião pareceu correr bem e, pelo menos publicamente, as questões parecem sanadas e o grupo preparado para a época que aí vem.

Ainda novo, Mikel Landa tem muitos anos de ciclismo pela frente e um novo chefe que quer fazer dele “o porta-estandarte do ciclismo espanhol”, mas também uma fama de rebelde que o persegue e que vê as redes sociais encherem-se de críticos e apoiantes que recorrem à #FreeLanda para, ora ironicamente ora convictamente, opinar sobre as ações deste. A verdade, parece-nos, fica a meio do caminho.

A concentração da nova equipa de Landa brincou com a fama do basco Fonte: Carlos Barbero
A concentração da nova equipa de Landa brincou com a fama do basco
Fonte: Carlos Barbero

Landa já mostrou vez após vez que é um verdadeiro gregário de luxo e que sabe sacrificar-se pelos companheiros, mas nota-se também que sente que tem capacidade para mais e que vê os anos passarem e aquela grande vitória a continuar a não aparecer e, por isso, quer também oportunidades para liderar e obter os seus resultados. Pode-se dizer que o basco é um rebelde de vez quando, porque nunca parece totalmente comprometido com a sua rebeldia e as experiências anteriores mostram que quando o é, não deixa depois de, ainda assim, ser fiel à equipa e ajudar o líder designado. Aliás, as suas ações deixam adivinhar que se trata mais de alguém que quer afirmar a sua posição do que de um mau profissional. Veremos o que a passagem pela Movistar lhe reserva, mas parece que se bem gerido e tendo direito às suas oportunidades para provar o seu inegável valor, Mikel Landa pode ser ativo valioso e afirmar-se como um dos grandes da sua geração.

Foto de Capa:  Team Sky

José Baptista
José Baptista
O José tem um amor eclético pelo desporto, em que o Ciclismo e o Futebol Americano são os amores maiores. É licenciado em Direito (U. Minho) e em Psicologia (U. Porto).

Subscreve!

Artigos Populares

Nottingham Forest oficializa despedimento de Nuno Espírito Santo

O Nottingham Forest oficializou o despedimento de Nuno Espírito Santo. O técnico português deixa a equipa depois de se ter incompatibilizado com os dirigentes do clube.

O passo mais difícil da caminhada | Hungria x Portugal

Depois da goleada diante a Arménia, Portugal vai deslocar-se à Hungria para aquele que, teoricamente, será o jogo mais complicado da qualificação para o Mundial.

Luís Freire alcança maior vitória de um treinador estreante na Seleção de Sub-21

Luís Freire estreou-se com uma goleada de 5-0 ao Azerbaijão ao serviço da Seleção de Sub-21. Foi o melhor resultado de um técnico estreante pela equipa.

Há dois treinadores portugueses na lista de sucessores para Nuno Espírito Santo no Nottingham Forest

Nuno Espírito Santo está de saída do comando técnico do Nottingham Forest. Marco Silva e José Mourinho são opções para o lugar.

PUB

Mais Artigos Populares

Há mais um treinador apontado à sucessão de José Mourinho no Fenerbahçe

O Fenerbahçe ainda não tem treinador desde que José Mourinho foi demitido. Domenico Tedesco pode ser o sucessor do português.

Nuno Espírito Santo junta-se a grupo com José Mourinho ou Sérgio Conceição: eis os treinadores portugueses atualmente desempregados

Nuno Espírito Santo está perto de deixar o Nottingham Forest e juntar-se a um grupo de treinadores portugueses atualmente sem trabalho.

La Vuelta a España #2: Domínios pouco avassaladores

Um pouco por toda esta Vuelta tem havido vários...