📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Landa: Rebelde de vez em quando

- Advertisement -

Em seguida, veio o Tour e uma polémica a sério. Landa apareceu em grande forma e na chegada a Peyragudes foi lutar pela vitória na etapa enquanto Froome passava dificuldades o que lhe valeu uma discussão em público com o seu Diretor Desportivo. No dia seguinte, esteve na fuga e ganhou tempo, mas a certa altura foi a própria a Sky a comandar a perseguição, provando que algo estava mal. Ainda assim, Landa e Froome conseguiram colaborar melhor daí para a frente e o espanhol acabaria em quarto a apenas um segundo do podium, mostrando que se a equipa tivesse gerido a situação de outra fora poderia ter acabado com dois homens na celebração final em Paris.

No restante da temporada, Landa ainda arranjou forças para voltar a mostrar que, quando quer, é um excelente ciclista de equipa e foi crucial na vitória de Michal Kwiatkowski na Clasica San Sebastian e para vencer duas etapas e a Geral da Vuelta a Burgos. Só que o verniz havia mesmo estalado e o ciclista vai mudar de ares no próximo ano, representando a Movistar.

Como a sua fama, nem sempre merecida, de rebelde já é bem conhecida, a receção não foi a melhor e Nairo Quintana, o líder da sua nova equipa, sentiu necessidade de dizer publicamente que é ele o líder para o Tour. Entretanto, a equipa começou a preparar a época e a reunião pareceu correr bem e, pelo menos publicamente, as questões parecem sanadas e o grupo preparado para a época que aí vem.

Ainda novo, Mikel Landa tem muitos anos de ciclismo pela frente e um novo chefe que quer fazer dele “o porta-estandarte do ciclismo espanhol”, mas também uma fama de rebelde que o persegue e que vê as redes sociais encherem-se de críticos e apoiantes que recorrem à #FreeLanda para, ora ironicamente ora convictamente, opinar sobre as ações deste. A verdade, parece-nos, fica a meio do caminho.

A concentração da nova equipa de Landa brincou com a fama do basco Fonte: Carlos Barbero
A concentração da nova equipa de Landa brincou com a fama do basco
Fonte: Carlos Barbero

Landa já mostrou vez após vez que é um verdadeiro gregário de luxo e que sabe sacrificar-se pelos companheiros, mas nota-se também que sente que tem capacidade para mais e que vê os anos passarem e aquela grande vitória a continuar a não aparecer e, por isso, quer também oportunidades para liderar e obter os seus resultados. Pode-se dizer que o basco é um rebelde de vez quando, porque nunca parece totalmente comprometido com a sua rebeldia e as experiências anteriores mostram que quando o é, não deixa depois de, ainda assim, ser fiel à equipa e ajudar o líder designado. Aliás, as suas ações deixam adivinhar que se trata mais de alguém que quer afirmar a sua posição do que de um mau profissional. Veremos o que a passagem pela Movistar lhe reserva, mas parece que se bem gerido e tendo direito às suas oportunidades para provar o seu inegável valor, Mikel Landa pode ser ativo valioso e afirmar-se como um dos grandes da sua geração.

Foto de Capa:  Team Sky

José Baptista
José Baptista
O José tem um amor eclético pelo desporto, em que o Ciclismo e o Futebol Americano são os amores maiores. É licenciado em Direito (U. Minho) e em Psicologia (U. Porto).

Subscreve!

Artigos Populares

Mikel Arteta assume preocupação com Viktor Gyokeres: «Tem de continuar a tentar»

A seca de golos de Viktor Gyokeres continua a gerar inquietação no Arsenal. Desta vez, foi o próprio Mikel Arteta que manifestou preocupação com o momento do avançado sueco.

Ángel Alarcón destaca vitória do FC Porto frente ao AVS SAD e faz balanço da carreira: «Dei-me conta de que o talento não é...

Ángel Alarcón analisou o desfecho do duelo entre FC Porto e AVS SAD, a contar para a 16.ª jornada da Primeira Liga. O avançado espanhol também fez um pequeno balanço da sua carreira.

Negociação do Manchester City pode fazer com que o ex-Sporting Fatawu mude de equipa em Inglaterra

Fatawu Issahaku pode vir a ter novo clube em Inglaterra. O avançado ganês de 21 anos é alvo do Bournemouth, caso Antoine Semenyo rume ao Manchester City.

Gian Piero Gasperini rendido a estrela da equipa: «A AS Roma não tem outro jogador com uma qualidade tão alta»

Gian Piero Gasperini deixou rasgados elogios para Paulo Dybala. O avançado internacional argentino foi titular no encontro da AS Roma frente ao Genoa.

PUB

Mais Artigos Populares

AS Roma avança para contratar Andreas Schjelderup ao Benfica: eis os pormenores

A AS Roma está interessada em contratar Andreas Schjelderup. O clube italiano quer contratar o avançado norueguês ao Benfica através de um empréstimo com obrigatoriedade de compra.

Renato Veiga fecha o ano como o jogador mais utilizado do Villarreal

Renato Veiga é o jogador mais utilizado do Villarreal nesta temporada. O defesa internacional português somou um total de 1706 minutos.

Geny Catamo falha mais dois jogos pelo Sporting

Geny Catamo já sabe que não vai estar nos próximos jogos do Sporting frente ao Santa Clara e frente ao Vitória SC. O apuramento de Moçambique na CAN vai estender a ausência do avançado.