📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Le Tour 2014 – É já no Sábado!

- Advertisement -

Cabec¦ºalho ciclismo

Na semana em que tem início o Tour não pode existir qualquer outro tema para este artigo que não sejam as expectativas para a prova deste ano. E há sempre tanto para dizer!

Antes de mais, falar do percurso. Na sua 101ª edição, a Volta à França começará em Inglaterra e por lá continuará até à quarta etapa, o que já não é uma novidade mas é uma mudança relativamente à última edição, que teve o seu início em Itália. Dar seguimento a uma edição nº100 (que tem por motivos óbvios um grande impacto mediático) nunca é fácil, mas olhando para o percurso deste ano verificam-se duas mudanças que tentam ser um corte evidente com o passado recente: o aumento para cinco chegadas em alto e, principalmente, a eliminação de dois dos três contra-relógios habituais. Nos últimos anos, a crítica mais repetida por todos tem sido a excessiva importância dos contra-relógios nas edições do Tour, que reduziam drasticamente o espetáculo na montanha (expoente máximo na edição de 2012, ganha por Bradley Wiggins) e nota-se na edição deste ano uma clara preocupação com essa questão. É eliminado o contra-relógio de equipas (que costuma ser presença habitual nas grandes provas) e um dos dois contra-relógios individuais. Esta é, de facto, a grande novidade da edição nº101: há uma aposta forte na importância da montanha para a classificação final em deterimento dos contra-relógios e isso faz-nos antecipar uma luta espectacular nas etapas mais duras, apesar de este ano não haver a mítica chegada ao Alpe-d’Huez, que é sempre algo a lamentar por todos os amantes da modalidade.

A festa habitual nas montanhas francesas   Fonte: cyclingtips.com.au
A festa habitual nas montanhas francesas
Fonte: cyclingtips.com.au

Pensando agora nos atletas, destaca-se imediatamente outro factor a lamentar, precisamente por haver toda esta importância das montanhas: a ausência de Nairo Quintana, que é um dos melhores trepadores da actualidade e que nos daria certamente muito emoção nas montanhas. De qualquer maneira há muita qualidade no pelotão e teremos certamente um top 10 de luxo. Apesar de não querer focar-me demasiado em individualidades (para não correr o risco de ser injusto com ninguém) há alguns nomes que são incontornáveis e Chris Froome e Alberto Contador destacam-se claramente como os grandes favoritos à partida. No entanto, como se verificou no Critérium du Dauphiné, isso não é sinónimo de vitória para nenhum dos dois, pois num pelotão onde existem Nibali, Valverde, Talansky, Mollema, Van Den Broeck, Rui Costa, etc., qualquer descuido pode ser fatal. Prever quem vencerá a prova parece-me um exercício quase impossível, mas pode-se afirmar com toda a certeza que emoção não faltará. Uma última referência para Tiago Machado e José Mendes, que farão a sua estreia na mais ambicionada prova do circuito mundial de ciclismo.

Estamos apenas no princípio. Os meus próximos artigos serão dedicados a analisar cada semana da prova. O dia 5 de Julho está marcado no calendário há muito tempo. Está tudo pronto, está tudo ansioso, reservem os vossos lugares no sofá e não percam nenhum dos 3664 kms desta fantástica prova. O Tour vem aí e é já sábado!

Rafael Lapa
Rafael Lapahttp://www.bolanarede.pt
Um dia o seu avô disse-lhe: "anda cá, Rafael, senta-te aqui no meu colo, que vamos ver uns meninos a andar de bicicleta". A partir desse dia começou uma paixão incontrolável: o ciclismo!                                                                                                                                                 O Rafael não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Enzo Barrenechea confessa que esteve perto do FC Porto

Enzo Barrenechea assumiu que esteve perto de ser jogador do FC Porto. O jogador representa atualmente o Benfica.

Estará perdoado? Mohamed Salah alcança novo marco histórico da Premier League

Mohamed Salah voltou a jogar pelo Liverpool depois de duas semanas conturbadas e alcançou um novo recorde na Premier League.

Argentina pode falhar o Mundial 2026 após o presidente da federação ser acusado de crimes financeiros

A participação da seleção argentina no Mundial 2026 pode estar em causa devido a uma investigação criminal ao presidente Claudio Tapia.

João Pedro Sousa: «O resultado é justo e é o espelho das duas equipas»

João Pedro Sousa analisou o desfecho do Sporting x AVS SAD. Leões ganharam em casa por 6-0 para a Primeira Liga.

PUB

Mais Artigos Populares

Luis Suárez: «Queríamos voltar à senda das vitórias»

Luis Suárez analisou o desfecho do Sporting x AVS SAD. Leões ganharam em casa por 6-0 para a Primeira Liga.

Gustavo Assunção: «Uma derrota pesada, não merecemos pelo trabalho que estamos a fazer»

Gustavo Assunção analisou o desfecho do Sporting x AVS SAD. Leões ganharam em casa por 6-0 para a Primeira Liga.

Eis os 4 destaques do Sporting x AVS SAD para a Primeira Liga

O Sporting venceu o AVS SAD por 6-0 na jornada 14 da Primeira Liga. Fica com os principais destaques da partida.