Le Tour 2014 – É já no Sábado!

- Advertisement -

Cabec¦ºalho ciclismo

Na semana em que tem início o Tour não pode existir qualquer outro tema para este artigo que não sejam as expectativas para a prova deste ano. E há sempre tanto para dizer!

Antes de mais, falar do percurso. Na sua 101ª edição, a Volta à França começará em Inglaterra e por lá continuará até à quarta etapa, o que já não é uma novidade mas é uma mudança relativamente à última edição, que teve o seu início em Itália. Dar seguimento a uma edição nº100 (que tem por motivos óbvios um grande impacto mediático) nunca é fácil, mas olhando para o percurso deste ano verificam-se duas mudanças que tentam ser um corte evidente com o passado recente: o aumento para cinco chegadas em alto e, principalmente, a eliminação de dois dos três contra-relógios habituais. Nos últimos anos, a crítica mais repetida por todos tem sido a excessiva importância dos contra-relógios nas edições do Tour, que reduziam drasticamente o espetáculo na montanha (expoente máximo na edição de 2012, ganha por Bradley Wiggins) e nota-se na edição deste ano uma clara preocupação com essa questão. É eliminado o contra-relógio de equipas (que costuma ser presença habitual nas grandes provas) e um dos dois contra-relógios individuais. Esta é, de facto, a grande novidade da edição nº101: há uma aposta forte na importância da montanha para a classificação final em deterimento dos contra-relógios e isso faz-nos antecipar uma luta espectacular nas etapas mais duras, apesar de este ano não haver a mítica chegada ao Alpe-d’Huez, que é sempre algo a lamentar por todos os amantes da modalidade.

A festa habitual nas montanhas francesas   Fonte: cyclingtips.com.au
A festa habitual nas montanhas francesas
Fonte: cyclingtips.com.au

Pensando agora nos atletas, destaca-se imediatamente outro factor a lamentar, precisamente por haver toda esta importância das montanhas: a ausência de Nairo Quintana, que é um dos melhores trepadores da actualidade e que nos daria certamente muito emoção nas montanhas. De qualquer maneira há muita qualidade no pelotão e teremos certamente um top 10 de luxo. Apesar de não querer focar-me demasiado em individualidades (para não correr o risco de ser injusto com ninguém) há alguns nomes que são incontornáveis e Chris Froome e Alberto Contador destacam-se claramente como os grandes favoritos à partida. No entanto, como se verificou no Critérium du Dauphiné, isso não é sinónimo de vitória para nenhum dos dois, pois num pelotão onde existem Nibali, Valverde, Talansky, Mollema, Van Den Broeck, Rui Costa, etc., qualquer descuido pode ser fatal. Prever quem vencerá a prova parece-me um exercício quase impossível, mas pode-se afirmar com toda a certeza que emoção não faltará. Uma última referência para Tiago Machado e José Mendes, que farão a sua estreia na mais ambicionada prova do circuito mundial de ciclismo.

Estamos apenas no princípio. Os meus próximos artigos serão dedicados a analisar cada semana da prova. O dia 5 de Julho está marcado no calendário há muito tempo. Está tudo pronto, está tudo ansioso, reservem os vossos lugares no sofá e não percam nenhum dos 3664 kms desta fantástica prova. O Tour vem aí e é já sábado!

Rafael Lapa
Rafael Lapahttp://www.bolanarede.pt
Um dia o seu avô disse-lhe: "anda cá, Rafael, senta-te aqui no meu colo, que vamos ver uns meninos a andar de bicicleta". A partir desse dia começou uma paixão incontrolável: o ciclismo!                                                                                                                                                 O Rafael não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Imprensa Espanhola avisa o Benfica: Regresso de José Mourinho ao Real Madrid «não é brincadeira»

Os rumores que apontam José Mourinho como um dos favoritos a suceder Álvaro Arbeloa foram confirmados pelo jornal Marca.

José Mourinho responde ao Bola na Rede: «O Sporting tem 4,5,6 jogadores que atacam a profundidade e eu queria que os nossos médios controlassem...

José Mourinho analisou a vitória do Benfica sobre o Sporting. O treinador encarnado respondeu à questão do Bola na Rede em conferência de imprensa.

Francesco Farioli e o peso do triunfo do FC Porto: «São apenas três pontos a mais e um jogo a menos, nada mais»

Francesco Farioli analisou o duelo entre FC Porto e Tondela, no Estádio do Dragão, a contar para a 30.ª jornada da Primeira Liga.

Gonçalo Feio analisa derrota frente ao FC Porto e revela conversa com Pietuszewski: «Disse-lhe que está num contexto para crescer e continuar assim»

Gonçalo Feio analisou o duelo entre FC Porto e Tondela, no Estádio do Dragão, a contar para a 30.ª jornada da Primeira Liga.

PUB

Mais Artigos Populares

Tiago Manso após a derrota no Dragão: «Se ganhássemos hoje também não nos salvávamos»

Tiago Manso analisou o duelo entre FC Porto e Tondela, no Estádio do Dragão, a contar para a 30.ª jornada da Primeira Liga.

Braga marca aos 90+9′ e evita derrota com o Famalicão na Primeira Liga

O Braga empatou em casa com o Famalicão (2-2) na jornada 30 da Primeira Liga. Ricardo Horta marcou golo aos 90+9' minutos.

Eis os 5 destaques do FC Porto x Tondela

O FC Porto venceu o Tondela por 2-0 no Estádio do Dragão. Confere os destaques do encontro da 30.ª jornada da Primeira Liga.