Lutas francesas no Gabão

- Advertisement -

Uma das tradicionais provas de início de temporada, a Tropicale Amissa Bongo tem, regra geral e por razões culturais, sempre uma boa participação francesa, dando uma oportunidade aos corredores africanos de enfrentarem ciclistas de nível superior e permitindo aos europeus começar bem o ano.

Depois de em 2018 ter sido Joseph Areruya (Rwanda) a vencer a prova, a edição deste ano era muito menos acidentada e, por isso, mais propícia aos sprinters. E, à partida, as três formações Pro Continentais francesas – Arkea-Samsic, Direct Energie e Vital Concept – dividiam o favoritismo.

A grande questão é que não se limitavam a disputar a corrida, mas também a tentar ganhar uma vantagem na luta pelos dois wildcards ainda por atribuir para o Tour de France de forma a poderem juntar-se à compatriota Cofidis e à belga Wanty.

A Direct Energie foi quem se saiu melhor, com o seu reforço italiano, Niccolo Bonifazio, a estrear da melhor maneira as novas cores, conquistando três etapas e a Geral.

Já a Vital Concept levou duas tiradas e foi a única a triunfar por intermédio de um francês. Lorrenzo Manzin conquistou as duas primeiras vitórias do ano de ciclistas do seu país e deu à equipa uma bonita efeméride. Nos seus dois anos de existência, foi em ambas as ocasiões a que deu a primeira vitória da época à França, já que havia sido Julien Morice a fazê-lo em 2018.

Por outro lado, a Arkea-Samsic, que tinha em Andre Greipel o mais cotado dos velocistas presentes, só a muito custo conseguiu picar o ponto, com o alemão a vencer na penúltima etapa.

Manzin, Bonifazio e Greipel: os três que dominaram a Tropicale 2019
Fonte: Tropicale Amissa Bongo

Direct Energie e Arkea-Samsic continuam a ser as grandes favoritas para garantir um lugar no Tour, mas se a Vital Concept conseguir manter este nível nos próximos desafios poderemos ter uma surpresa.

Fora dos conjuntos gauleses, Biniyam Ghirmay foi a principal figura. Com apenas 18 anos, o eritreu é um dos maiores talentos em bruto do ciclismo africano e fazia aqui a sua estreia no pelotão internacional, já que até à época passada era junior. Respondeu de uma forma incrível e deixou muitos boquiabertos, vencendo uma etapa e ainda se intrometendo noutros sprints.

Foto de Capa: Tropicale Amissa Bongo

Artigo revisto por: Rita Asseiceiro

José Baptista
José Baptista
O José tem um amor eclético pelo desporto, em que o Ciclismo e o Futebol Americano são os amores maiores. É licenciado em Direito (U. Minho) e em Psicologia (U. Porto).

Subscreve!

Artigos Populares

O regresso de Rafael Leão a Alvalade

Rafael Leão vai voltar a Alvalade. Desta vez, não para vestir a camisola do Sporting, mas para defrontar o clube onde foi formado.

EM DIRETO: Acompanha a conferência de imprensa de Francesco Farioli após o FC Porto x Manchester City

Acompanha a conferência de imprensa de Francesco Farioli após o encontro entre FC Porto e Manchester City, a contar para a Champions League.

West Ham de Nuno Espírito Santo aproveita derrota do Swansea de Vítor Matos e é o novo líder do Championship

Dois portugueses em ação em mais uma noite de Championship. O West Ham de Nuno Espírito Santo venceu, o Swansea de Vítor Matos perdeu.

Leões europeus vestem-se de gala | Sporting x Galatasaray

Alvalade volta a ser palco de mais um capítulo do Sporting na Champions League, esta que na temporada transata foi de boa memória

PUB

Mais Artigos Populares

Benfica SAD apresenta resultado positivo pelo 2.º ano consecutivo e dá conta de exercício com 19,1 milhões de euros de resultado líquido

O Benfica deu conta do Relatório e Contas referente à última temporada da SAD. Resultado líquido positivo de 19,1 milhões de euros.

Francesco Farioli e o FC Porto x Manchester City: «Diria que foi uma exibição fantástica»

Francesco Farioli analisou o desfecho do encontro entre FC Porto e Manchester City, referente à 1.ª jornada da Champions League.

Eis o Ranking UEFA depois da derrota do FC Porto contra o Manchester City na Champions League

O FC Porto perdeu com o Manchester City na estreia na Champions League. Derrota não dá pontos a Portugal no Ranking UEFA.