📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Lutas francesas no Gabão

- Advertisement -

Uma das tradicionais provas de início de temporada, a Tropicale Amissa Bongo tem, regra geral e por razões culturais, sempre uma boa participação francesa, dando uma oportunidade aos corredores africanos de enfrentarem ciclistas de nível superior e permitindo aos europeus começar bem o ano.

Depois de em 2018 ter sido Joseph Areruya (Rwanda) a vencer a prova, a edição deste ano era muito menos acidentada e, por isso, mais propícia aos sprinters. E, à partida, as três formações Pro Continentais francesas – Arkea-Samsic, Direct Energie e Vital Concept – dividiam o favoritismo.

A grande questão é que não se limitavam a disputar a corrida, mas também a tentar ganhar uma vantagem na luta pelos dois wildcards ainda por atribuir para o Tour de France de forma a poderem juntar-se à compatriota Cofidis e à belga Wanty.

A Direct Energie foi quem se saiu melhor, com o seu reforço italiano, Niccolo Bonifazio, a estrear da melhor maneira as novas cores, conquistando três etapas e a Geral.

Já a Vital Concept levou duas tiradas e foi a única a triunfar por intermédio de um francês. Lorrenzo Manzin conquistou as duas primeiras vitórias do ano de ciclistas do seu país e deu à equipa uma bonita efeméride. Nos seus dois anos de existência, foi em ambas as ocasiões a que deu a primeira vitória da época à França, já que havia sido Julien Morice a fazê-lo em 2018.

Por outro lado, a Arkea-Samsic, que tinha em Andre Greipel o mais cotado dos velocistas presentes, só a muito custo conseguiu picar o ponto, com o alemão a vencer na penúltima etapa.

Manzin, Bonifazio e Greipel: os três que dominaram a Tropicale 2019
Fonte: Tropicale Amissa Bongo

Direct Energie e Arkea-Samsic continuam a ser as grandes favoritas para garantir um lugar no Tour, mas se a Vital Concept conseguir manter este nível nos próximos desafios poderemos ter uma surpresa.

Fora dos conjuntos gauleses, Biniyam Ghirmay foi a principal figura. Com apenas 18 anos, o eritreu é um dos maiores talentos em bruto do ciclismo africano e fazia aqui a sua estreia no pelotão internacional, já que até à época passada era junior. Respondeu de uma forma incrível e deixou muitos boquiabertos, vencendo uma etapa e ainda se intrometendo noutros sprints.

Foto de Capa: Tropicale Amissa Bongo

Artigo revisto por: Rita Asseiceiro

José Baptista
José Baptista
O José tem um amor eclético pelo desporto, em que o Ciclismo e o Futebol Americano são os amores maiores. É licenciado em Direito (U. Minho) e em Psicologia (U. Porto).

Subscreve!

Artigos Populares

José Mourinho responde ao Bola na Rede: «É difícil para os adversários partirem-nos»

O Benfica venceu o Famalicão por 1-0 no Estádio da Luz. José Mourinho respondeu à questão do Bola na Rede em conferência de imprensa.

Mario Balotelli tem novo interessado e pode regressar em breve aos relvados

Mario Balotelli pode estar de regresso aos relvados. O Al Ittifaq, clube dos Emirados Árabes Unidos, está interessado no avançado italiano.

Miguel Ribeiro e a grande penalidade no Benfica x Famalicão: «Hoje é um caso a ser estudado pelo IPMA, uma réplica do ciclone dos...

Miguel Ribeiro marcou presença na sala de imprensa do Estádio da Luz, depois da derrota do Famalicão frente ao Benfica.

Hugo Oliveira: «Quem definiu melhor o jogo, definiu o resultado»

Hugo Oliveira analisou o desfecho do duelo da 15.ª jornada da Primeira Liga. O Benfica recebeu o Famalicão no Estádio da Luz.

PUB

Mais Artigos Populares

Gianluca Prestianni: «As pessoas do Benfica que fiquem descansados, vou sempre dar 200%»

Gianluca Prestianni analisou o desfecho do duelo da 15.ª jornada da Primeira Liga. O Benfica recebeu o Famalicão no Estádio da Luz.

Gil Dias: «O jogo ficou decidido por um penálti»

Gil Dias analisou o desfecho do duelo da 15.ª jornada da Primeira Liga. O Benfica recebeu o Famalicão no Estádio da Luz.

Eis os 5 destaques da vitória do Benfica contra o Famalicão na Primeira Liga

O Benfica derrotou por 1-0 Famalicão na 15ª jornada Primeira Liga. Eis os cinco destaques da vitória encarnada.