Mundiais de Ciclismo’16: Incrível Saga(n)

Cabeçalho modalidadesChegou ao fim a competição que reúne ciclistas de todas as nações para tentarem ganhar uma medalha para o seu país, algo diferente do que ocorre no resto do ano (com exceção de anos em que existem Jogos Olímpicos) em que temos os corredores a servirem a equipa com a qual têm contrato. Ciclistas que lutaram contra si nas mais variadas provas, ao longo de todo o ano, lutaram por um objetivo em comum: fazer da sua nação a vencedora!

São momentos onde podemos ver ciclistas rivais no resto do ano a unirem forças pelo seu país e por todo um povo. É o tempo dos ciclistas deixarem de parte os motivos financeiros e terem como motivo fulcral o facto de serem o orgulho do país e a esperança de toda uma nação.

Indo aos resultados e começando pela prestação feminina:

A dinamarquesa Amalie Diderikson sagrou-se campeã do mundo da prova de estrada em seniores e a italiana Elisa Balsamo sagrou-se campeã na mesma vertente mas em juniores. A norte americana Amber Neben foi a vencedora do contrarrelógio individual de seniores (superou a favorita Ellen Van Dijk) e a holandesa Karljin Swinkels venceu na mesma especialidade mas em juniores. Por fim, no contrarrelógio por equipas, a equipa holandesa da Boels foi a medalhista de ouro da prova, sendo que a alemã Canyon e a suíça Cervélo ficaram com as medalhas de prata e bronze, respetivamente. É de destacar a capacidade das holandesas e, também, das representantes dos países nórdicos em conseguirem ter excelentes prestações, no geral. As norte-americanas estiveram igualmente em boa forma.

Amalie Dideriksen foi a mais forte no sprint Fonte: Cycling Tips
Amalie Dideriksen foi a mais forte no sprint
Fonte: Cycling Tips

Passando para a prestação masculina:

Começando pelo contrarrelógio coletivo, o pódio foi o esperado (repetiu o ano de 2014, neste aspeto), mas com um vencedor diferente do que a maioria poderia prever. A Etixx-Quick Step superou a favorita e bicampeã BMC numa prova onde a equipa belga dominou do início ao fim e, por apenas 12 segundos, levaram o título de campeões do mundo para casa. Um dos fatores decisivos foi a adição de última hora de Marcel Kittel à equipa, que mostrou ser uma verdadeira “big engine” durante o percurso. O terceiro lugar foi atribuído justamente à Orica, que já merecia uma distinção assim (a união e apoio dentro da própria equipa é incrível).

No contrarrelógio individual, o alemão Marco Mathis venceu na categoria de sub-23, o norte-americano Brandon McNulty na categoria de júnior e o tão esperado evento do CR masculino de seniores foi ganho, surpreendentemente – devido a ter tido um jejum de 3 anos consecutivos sem vencer e ter maior concorrência – por um dos melhores contrarrelogistas de sempre, neste caso, o também alemão Tony Martin.

O ex-ciclista da Etixx, e que irá em 2017 para a Katusha, fez um tempo verdadeiramente demolidor e bateu por 45 segundos o tempo do bielorrusso Vasil Kiryienka. É de destacar que o ciclista da Sky não teve um grande ano em termos de CR’s, mas a verdade é que desde 2012 que não faz pior do que um 4.º lugar nos Mundiais. Por fim, outro prémio merecido foi para o espanhol Jonathan Castroviejo, que teve aqui um resultado justíssimo para o que tem vindo a fazer durante este ano na equipa da Movistar. Tom Dumoulin e Rohan Dennis, principalmente, estiveram abaixo do esperado, sendo que o português Nélson Oliveira foi 20.º classificado.

Nuno Raimundo
Nuno Raimundohttp://www.bolanarede.pt
O Nuno Raimundo é um grande fã de futebol (é adepto do Sporting) e aprecia quase todas as modalidades. No ciclismo, dificilmente perde uma prova do World Tour e o seu ciclista favorito, para além do Rui Costa, é Chris Froome.                                                                                                                                                 O Nuno escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Fenerbahçe de José Mourinho: Avançado treina à parte e está em dúvida para o jogo com o Benfica

O Benfica vai enfrentar esta noite o Fenerbahçe no playoff da Champions League. Youssef En-Nesyri em dúvida para a partida.

Benfica x Fenerbahçe na Champions League: Quais são os onzes prováveis?

O Benfica enfrenta esta noite o Fenerbahçe no playoff da Champions League. Fica com os onzes prováveis da partida.

Substituto de Richard Ríos? Palmeiras de Abel Ferreira fecha médio da Premier League por 10 milhões de euros

O Palmeiras fecha a contratação de Andreas Pereira ao Fulham de Marco Silva. Operação a rondar os 10 milhões de euros.

Diogo Leite quer jogar em clube da Serie A que ofereceu 8 milhões de euros

A Fiorentina ofereceu 8 milhões de euros ao Union Berlin por Diogo Leite. Defesa português quer jogar no clube italiano.

PUB

Mais Artigos Populares

Antevisão EuroBasket 2025: O regresso de Portugal com ambição de surpreender

Portugal regressa esta semana ao palco principal do basquetebol europeu após 14 anos de ausência. Apesar do sorteio não ter sido amigo da Seleção Nacional, os adeptos lusos estão confiantes na passagem à próxima fase da competição, e têm razões para isso.

A hora da verdade | Benfica x Fenerbahçe

Após o empate na Turquia é altura de o Benfica receber o Fenerbahçe num jogo que promete, e muito, não só pelos intervenientes em campo como fora dele.

Nuno Borges arranca US Open com vitória clara frente a Brandon Holt

Nuno Borges entrou com o pé direito no US Open. O tenista português derrotou o norte-americano Brandon Holt na primeira ronda.