Mundiais de Innsbruck 2018: Em busca do arco-íris

Contrarrelógio Individual

Feminino

Conseguirão as holandesas um podium exclusivamente laranja? Esta é a grande pergunta à partida para esta prova, já que a seleção do país das tulipas se apresenta com a campeã mundial Van Vleuten, a campeã europeia Van Dijk e a medalhada de prata nas mesmas duas provas Van der Breggen (e têm ainda Lucinda Brand como uma das outsiders).

Fora destas três (e com Olga Zabelinskaya de fora), não é fácil encontrar candidatas que tenham a mesma regularidade, mas Trixi Worrack parece a ser a mais interessante de acompanhar. A veterana alemã tem-se mostrado consistente ao longo da época e pode causar aqui uma surpresa.

O percurso não é muito longo, o que poderia não favorecer as holandesas, mas é bastante ondulado com algumas subidas que servirão para quebrar ritmos e que dão ainda maior favoritismo a Van der Breggen e Van Vleuten, que são exímias quando o terreno inclina.

Favoritas 

*** Anna van der Breggen, Annemiek van Vleuten

** Ellen van Dijk, Trixi Worrack

* Lucinda Brand, Elisa Longo Borghini

Masculino

Também nos homens os holandeses são candidatos ao ouro, mas aqui a grande opção é só uma: Tom Dumoulin, campeão do mundo em título. Em mais uma época que está a ser formidável, com segundos lugares na Geral e vitórias de etapa no Giro e no Tour, quererá fechar com chave de ouro com nova exibição de gala nos Mundiais.

Pela frente, terá como principal oponente o australiano Rohan Dennis, que há alguns anos que se afirmou como um dos maiores especialistas no esforço individual (tendo já ganho cronos em todas as Grandes Voltas), mas a quem lhe falta o arco-íris para completar o currículo.

Com nomes fortes como Roglic ou Froome a não participarem, tudo parece mais aberto para o último lugar do podium, com vários ciclistas a perfilarem-se para essa luta. Quem o quiser fazer, terá de saber gerir muito bem o esforço, já que depois de uma primeira fase muito rápida, os ciclistas enfrentarão na segunda metade dos mais de 50 quilómetros de prova uma difícil subida com cerca de cinco quilómetros. Esta dificuldade deverá, em princípio, beneficiar quem sobe melhor como Dumoulin, mas mais importante que a qualidade como trepador será mesmo a gestão do ritmo.

Favoritos

*** Tom Dumoulin, Rohan Dennis

** Jonathan Castroviejo, Tony Martin

* Victor Campenaerts, Nelson Oliveira

José Baptista
José Baptista
O José tem um amor eclético pelo desporto, em que o Ciclismo e o Futebol Americano são os amores maiores. É licenciado em Direito (U. Minho) e em Psicologia (U. Porto).

Subscreve!

Artigos Populares

De setembro de 2000 a setembro de 2025: José Mourinho vai assumir o Benfica após 25 anos da sua experiência no clube encarnado

José Mourinho vai voltar a ser treinador do Benfica. O técnico de 62 anos regressa ao clube encarnado após 25 anos.

José Mourinho a caminho do Benfica: negociações praticamente concluídas

José Mourinho está muito próximo de ser confirmado como treinador do Benfica. As negociações estão em vias de ficarem fechadas.

Benfica confirma saída de Bruno Lage em curto comunicado enviado à CMVM

O Benfica confirmou a saída de Bruno Lage em comunicado enviado à CMVM. O técnico foi afastado na noite desta terça-feira.

PUB

Mais Artigos Populares

Bruno Lage na porta de saída e José Mourinho é o eleito de Rui Costa para assumir o Benfica

José Mourinho é o desejado por Rui Costa para assumir o Benfica. O técnico pode estar em vias de suceder a Bruno Lage no comando das águias.

Bruno Lage justifica queda exibicional do Benfica: «O primeiro golo intranquilizou a equipa»

Bruno Lage analisou a derrota do Benfica diante do Qarabag por 3-2 na estreia da Champions League. Técnico encarnado falou em conferência de imprensa.

Bruno Lage assume: «O momento fora de campo não ajudou nem pôs a equipa tranquila para jogar»

Bruno Lage analisou a derrota do Benfica diante do Qarabag por 3-2 na estreia da Champions League. Técnico encarnado falou em conferência de imprensa.