Mundiais de Innsbruck 2018: Em busca do arco-íris

- Advertisement -

Prova de Fundo

Feminino

Uma prova dura, mas bem mais curta que a masculina e, acima de tudo, sem a temível subida a Höll, o que já causou polémica. Ora, ainda assim, há dificuldades suficientes para fazer grandes diferenças.

No final dos mais de 2400 metros de desnível positivo acumulado e três passagens pela subida a Igls, com 7,9 quilómetros a 5,7% de inclinação, só uma grande surpresa dará outra campeã que não Anna van der Breggen ou Annemiek van Vleuten. As duas melhores trepadoras da atualidade são companheiras de equipa e quererão manter o título na Holanda, sucedendo a Chantal Blaak. Entre as duas, Breggen poderá levar a melhor pela sua maior aptidão para provas de um dia.

No entanto, há outras ciclistas que terão uma palavra a dizer no decurso da prova e que tentarão surpreender o duo dos Países Baixos. A sul-africana Moolman-Pasio teve uma época de afirmação e quererá confirmar o estatuto como uma das melhores do pelotão a subir. Bem diferente foi a época de Longo Borghini e a italiana quererá esquecer os vários azares e retomar o seu lugar entre a elite mundial.

Também a ter em conta são ciclistas como a muito jovem Cecille Uttrup Ludwig e muito veterana Amanda Spratt ou a recém vencedora do Tour de l’Ardéche, Kasia Niewiadoma e até Megan Guarnier, a líder da seleção americana e que procura a despedida de sonho para uma carreira recheada de sucessos e que chegará ao fim em Innsbruck.

Favoritas

*** Anna van der Breggen, Annemiek van Vleuten

** Elisa Longo Borghini, Ashleigh Moolman-Pasio

* Katarzyna Niewiadoma, Cecille Uttrup Ludwig

Masculino

Durante três anos, Peter Sagan foi Rei e Senhor da camisola arco-íris. Agora, chegou provavelmente a hora de passar o testemunho. O eslovaco estará em Innsbruck, mas seria uma surpresa enorme se conseguisse estar na disputa pelas medalhas.

Em vez disso, esta é a corrida mais aberta, com um sem número de candidatos credíveis a aguentar a dureza do percurso – 258,5 quilómetros e 4670 metros de desnível positivo acumulado. As sete passagens por Igls servirão para selecionar em muito a corrida antes de se chegar à temível ascensão a Höll, que tem porções a mais de 20% de inclinação. Esta subida deverá definir quem chegará à meta com possibilidades de vencer, seja um ciclista isolado ou grupo muito reduzido, no entanto, espera-se que seja já um conjunto muito selecionado o que chegue a Höll com possibilidades de triunfar.

Vincenzo Nibali seria indicado por muitos como o principal candidato, mas a queda no Tour dificultou-lhe a preparação e parece não chegar na melhor forma. O contrário poderá dizer-se de Simon Yates, recente vencedor da Vuelta, que dá esperança aos britânicos de repetirem o feito de 2012 por Cavendish.

O restante leque de candidatos é constituído por um conjunto de trepadores como Roglic e  Dumoulin ou classicómanos como Valverde, Alaphilippe ou Greg Van Avermaet.

Favoritos

*** Vincenzo Nibali, Simon Yates

** Primoz Roglic, Tom Dumoulin

* Alejandro Valverde, Julian Alaphilippe

José Baptista
José Baptista
O José tem um amor eclético pelo desporto, em que o Ciclismo e o Futebol Americano são os amores maiores. É licenciado em Direito (U. Minho) e em Psicologia (U. Porto).

Subscreve!

Artigos Populares

EM DIRETO: Jorge Jesus anuncia convocatória de Portugal pela 1.ª vez e explica as escolhas

Jorge Jesus anuncia a convocatória de Portugal. É a primeira convocatória do técnico enquanto selecionador nacional.

Luis Suárez bate recorde na carreira se marcar golo no Sporting x Arouca

Luis Suárez pode bater o recorde de mais golos em jogos consecutivos pelo clube. Avançado do Sporting marca há cinco jogos.

Michael Carrick seguro no Manchester United apesar do arranque de época delicado

Michael Carrick continua com a confiança da estrutura do Manchester United. Arranque de época delicado não abala o treinador.

Sporting: Rui Borges não arrisca e médio mantém-se na equipa B… pelo menos para já

João Simões não vai ser chamado por Rui Borges para a partida entre o Sporting e o Arouca, encontro da sétima jornada da Primeira Liga.

PUB

Mais Artigos Populares

Thomas Tuchel promove regressos e deixa alguns pesos-pesados de fora na 1.ª convocatória de Inglaterra depois do Mundial 2026

Thomas Tuchel já anunciou a lista de convocados da seleção de Inglaterra. Esta é a primeira convocatória depois do pódio no Mundial 2026.

Marco Silva entre dois jogadores para o FC Porto x Benfica

Marco Silva terá de selecionar um lateral direito para o FC Porto x Benfica. Alexander Bah e Daniel Banjaqui são os candidatos.

Ex-Braga chamado e jogadores de Sporting e FC Porto de fora: Luis de la Fuente revela os convocados de Espanha

Luis de la Fuente anunciou os 26 convocados de Espanha, destacando-se Roberto Fernández e a ausência de Iván Fresneda.