O domínio de Froome e o Adeus de Contador: assim foi La Vuelta 2017

- Advertisement -

Cabeçalho modalidadesChris Froome (Team Sky) fez história, Alberto Contador (Trek-Segafredo) acabou carreira e a Vuelta presenteou-nos com uma das melhores Grandes Voltas dos últimos anos. Por isso, é tarefa difícil escrever esta crónica, pois por mais que se escreva, faltará sempre alguma coisa, mas também dificilmente se acrescentará algo que faça desta Vuelta mais do que a forma como a simples frase com que comecei a descrevê-la.

Após vencer o Tour, o britânico entrou na Vuelta com o pé direito e ao terceiro dia, assumiu a liderança da prova, que nunca mais viria a ceder, e durante os 21 dias apenas na subida a Los Machucos aparentou fragilidades, beneficiando também de ter a melhor equipa em prova, com Wout Poels e Mikel Nieve a estarem ao seu nível como excelentes escudeiros de montanha, e o jovem estreante em Grandes Voltas, Gianni Moscon, a revelar-se como um prodígio todo o terreno.

Apesar deste domínio, como a vantagem nunca cresceu demasiado e havendo várias lutas por lugares de honra no podium e no top 10, as muitas etapas de montanha foram repletas de ataques. O colombiano Miguel Angel Lopez (Astana) destacou-se entre os demais, vencendo duas etapas e finalizando nos dez melhores da geral.

‘El Pistolero’ despediu-se do ciclismo com uma exibição inspiradora Fonte: Trek-Segafredo
‘El Pistolero’ despediu-se do ciclismo com uma exibição inspiradora
Fonte: Trek-Segafredo

Mas o brilho maior foi mesmo o de Alberto Contador. Na sua despedida, e sempre acarinhado pelos milhares que na berma da estrada seguiam a Vuelta, o espanhol não perdeu uma oportunidade de mexer com a corrida e viria a coroar o seu esforço com a vitória na penúltima etapa, no cimo do mítico L’Angliru.

No que aos caça etapas diz respeito, Matteo Trentin (Quick-Step Floors) levou para casa quatro das seis da sua equipa e subiu a um novo patamar de respeito no pelotão internacional. No entanto, não foi capaz de vencer a classificação por pontos, perdendo por apenas dois para Froome que, insolitamente, disputou o sprint compacto da chegada final a Madrid, para levar de vencida a Camisola Verde. Quem também marcou a corrida foi a equipa da Lotto Soudal que, sempre através de fugas bem sucedidas, alcançou quatro vitórias de etapa.

José Baptista
José Baptista
O José tem um amor eclético pelo desporto, em que o Ciclismo e o Futebol Americano são os amores maiores. É licenciado em Direito (U. Minho) e em Psicologia (U. Porto).

Subscreve!

Artigos Populares

Oficial: Mason Greenwood troca o Marselha pelo Fenerbahçe e assina até 2029

O Fenerbahçe oficializou a contratação de Mason Greenwood até 2029. Avançado inglês deixou o Marselha a troco de 39 milhões de euros.

Anatoliy Trubin quer virar a página: «Quanto mais ficarmos presos ao que aconteceu ontem…»

Através de uma publicação nas redes sociais, Anatoliy Trubin mostrou-se focado no presente, deixando uma mensagem de superação.

FC Porto: médio está ‘encalhado’ devido a problemas com a FIFA

O Botafogo ainda não confirmou a contratação de Domingos Andrade, uma vez que ainda conta com alguns transfer bans.

Mercado: promessa do São Paulo apontada ao FC Porto

Lucca Marques pode deixar de ser jogador do São Paulo. O extremo interessa ao FC Porto e outros clubes da Europa.

PUB

Mais Artigos Populares

Inglaterra x Argentina: Eis os onzes prováveis da meia-final do Mundial 2026

Inglaterra e Argentina defrontam-se na meia-final do Mundial 2026, agendado para as 20 horas desta quarta-feira.

Francisco Trincão quer mais: médio ofensivo negoceia salário com o Al Ahli

Francisco Trincão está a finalizar a negociação com o Al Ahli, preparando-se para abandonar em breve o Sporting.

Benfica: internacional jovem por Inglaterra de saída

Kevin Pinto não se vai manter no Benfica para a próxima temporada. O lateral direito está em busca de um novo desafio para a carreira.