O domínio de Froome e o Adeus de Contador: assim foi La Vuelta 2017

- Advertisement -

Cabeçalho modalidadesChris Froome (Team Sky) fez história, Alberto Contador (Trek-Segafredo) acabou carreira e a Vuelta presenteou-nos com uma das melhores Grandes Voltas dos últimos anos. Por isso, é tarefa difícil escrever esta crónica, pois por mais que se escreva, faltará sempre alguma coisa, mas também dificilmente se acrescentará algo que faça desta Vuelta mais do que a forma como a simples frase com que comecei a descrevê-la.

Após vencer o Tour, o britânico entrou na Vuelta com o pé direito e ao terceiro dia, assumiu a liderança da prova, que nunca mais viria a ceder, e durante os 21 dias apenas na subida a Los Machucos aparentou fragilidades, beneficiando também de ter a melhor equipa em prova, com Wout Poels e Mikel Nieve a estarem ao seu nível como excelentes escudeiros de montanha, e o jovem estreante em Grandes Voltas, Gianni Moscon, a revelar-se como um prodígio todo o terreno.

Apesar deste domínio, como a vantagem nunca cresceu demasiado e havendo várias lutas por lugares de honra no podium e no top 10, as muitas etapas de montanha foram repletas de ataques. O colombiano Miguel Angel Lopez (Astana) destacou-se entre os demais, vencendo duas etapas e finalizando nos dez melhores da geral.

‘El Pistolero’ despediu-se do ciclismo com uma exibição inspiradora Fonte: Trek-Segafredo
‘El Pistolero’ despediu-se do ciclismo com uma exibição inspiradora
Fonte: Trek-Segafredo

Mas o brilho maior foi mesmo o de Alberto Contador. Na sua despedida, e sempre acarinhado pelos milhares que na berma da estrada seguiam a Vuelta, o espanhol não perdeu uma oportunidade de mexer com a corrida e viria a coroar o seu esforço com a vitória na penúltima etapa, no cimo do mítico L’Angliru.

No que aos caça etapas diz respeito, Matteo Trentin (Quick-Step Floors) levou para casa quatro das seis da sua equipa e subiu a um novo patamar de respeito no pelotão internacional. No entanto, não foi capaz de vencer a classificação por pontos, perdendo por apenas dois para Froome que, insolitamente, disputou o sprint compacto da chegada final a Madrid, para levar de vencida a Camisola Verde. Quem também marcou a corrida foi a equipa da Lotto Soudal que, sempre através de fugas bem sucedidas, alcançou quatro vitórias de etapa.

José Baptista
José Baptista
O José tem um amor eclético pelo desporto, em que o Ciclismo e o Futebol Americano são os amores maiores. É licenciado em Direito (U. Minho) e em Psicologia (U. Porto).

Subscreve!

Artigos Populares

Prioridade total: Gonçalo Inácio é sonho do AC Milan e italianos revelam valor de futura proposta

Gonçalo Inácio pode deixar o Sporting no mercado de inverno. O AC Milan tem o internacional português como prioridade.

Andebol: Sporting arrasa Colégio dos Carvalhos

O Sporting recebeu e venceu o Colégio dos Carvalhos por 44-27, num encontro da sexta jornada da Primeira Liga de Andebol.

Para tirar o lugar a Vitinha ou João Neves? PSG pondera avançar por médio que custa 80 milhões de euros

O PSG pode avançar com uma proposta por Martín Zubimendi. O médio pertence aos quadros do Arsenal e os gunners não descartam uma venda.

Próximo português a dar o salto? Juventus está interessada em internacional Sub-21

Tiago Gabriel pode vir a trocar de clube. A Juventus está interessada em garantir o defesa central que pertence ao Lecce.

PUB

Mais Artigos Populares

Real Madrid e Barcelona preparam-se para batalha: rivais espanhóis interessados em craque do Bayern Munique

O Real Madrid e o Barcelona estão interessados em garantir a contratação de Michael Olise, jogador do Bayern Munique.

Jakub Kaminski: «Quando o Benfica te chama, não pensas duas vezes»

Jakub Kaminski saiu lesionado do jogo entre a Polónia e a Bósnia e Herzegovina. O extremo vai regressar ao Benfica.

Jeremiah St. Juste revela que esteve perto do Bayern Munique deixa críticas: «Vais para Portugal e esquecem-se de ti»

Jeremiah St. Juste lamentou ter deixado de ser opção para a seleção dos Países Baixos, depois de se ter juntado ao Sporting.