O fenómeno Volta a Portugal | Ciclismo

- Advertisement -
modalidades cabeçalho

Portugal é um país em que o monopólio da atenção mediática no desporto está virado para o futebol. No entanto, em todos os verões, há um evento que traz à ribalta o ciclismo: a Volta a Portugal.

Trata-se de um evento que, pela adesão da população, se torna algo difícil de não despertar a atenção durante uma semana e meio no verão. Os protagonistas passam despercebidos a maioria do ano. Não há grande cobertura e interesse mediático do calendário velocipédico nacional, mas quando a Volta abre no prólogo tudo muda.

Desde as míticas com as chegadas no alto à Senhora da Graça e à Torre, passando pelas etapas em linha, até ao contrarrelógio decisivo no final, tudo é vivido como se o ano velocipédico se completasse nessa semana e meia.

Os casos de doping em equipas portuguesas, nomeadamente o último da W52/FC Porto, podem abalar a credibilidade junto dos patrocinadores e, assim a reputação internacional, mas não a nível nacional, onde as pessoas querem ver o espetáculo das bicicletas.

Apesar de não ser fundamental, o facto de não ser possível cobrir todo o território nacional de Portugal continental é prejudicial para a sua imagem e divulgação por todas as regiões, nomeadamente para as gerações mais novas. Trata-se de um assunto que a organização da volta deve estar atenta na cooperação com as câmaras municipais, assim como a atração de equipas do World Tour ou, pelo menos, do segundo escalão da Unidade de Ciclismo Internacional, a categoria continental profissional.

Por último, e não menos importante, as atividades junto à meta também ajudam à adesão do público, nomeadamente dos mais novos a esta emblemática prova. Em 2025, a Volta a Portugal volta no final do julho, iniciando na Maia e com o final marcado para o contrarrelógio em Lisboa.

Os protagonistas

Colin Stussi, vencedor da geral individual da Volta em 2023

“Eu gosto da atmosfera, da competição, das subidas porque eu gosto de provas difíceis. São 11 dias que é adequado para mim.”

Rúben Pereira, Glassdrive-Q8-Anicolor

“Foi a melhor volta dos últimos 15 anos”

Pedro Filipe
Pedro Filipehttp://www.bolanarede.pt
Curioso em múltiplas áreas, o desporto não podia escapar do seu campo de interesses. O seu desporto favorito é o futebol, mas desde miúdo, passava as tardes de domingo a ver jogos de basquetebol, andebol, futsal e hóquei nacionais.

Subscreve!

Artigos Populares

Diretor-desportivo do Nápoles confirma interesse em Alisson Santos: «É verdade que gostamos dele»

Giovanni Mana, diretor-desportivo do Nápoles, abordou o interesse do clube italiano em Alisson Santos.

Danny Rohl responde ao Bola na Rede e explica estratégia frente ao FC Porto: «Tentámos pressionar alto e homem a homem»

O FC Porto venceu o Rangers por 3-1 na 8.ª jornada da Europa League. Danny Rohl respondeu à questão do Bola na Rede em conferência de imprensa.

Diretor geral do Benfica deixa sportinguistas furiosos

Mário Branco cometeu uma pequena gafe ao analisar o sorteio do playoff dos oitavos de final da Champions League.

Braga com baixa de peso para a partida dos oitavos de final da Europa League

O Braga não vai poder contar com Víctor Gómez na primeira-mão dos oitavos de final da Europa League, devido a suspensão.

PUB

Mais Artigos Populares

Longe dos luxos da Champions League: o valor que o FC Porto já recebeu na Europa League

O FC Porto conseguiu qualificar-se para os oitavos de final da Europa League e já recebeu vários milhões pelos resultados na prova.

Viktor Gyokeres está atento ao Sporting e Pedro Gonçalves sente a falta do avançado

Viktor Gyokeres deixou uma mensagem no mais recente post de Pedro Gonçalves, que sente a falta do avançado sueco.

Reforço do FC Porto esteve no Dragão a assistir à partida contra o Rangers

Terem Moffi esteve no Estádio do Dragão na noite de quinta-feira, para assistir ao encontro entre o FC Porto e o Rangers.